Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estive a pesquisar os tópicos relacionados com mais valias, e já muito aprendi sobre o assunto mas ainda não consigo transpor para a minha situação em particular.

    Gostava que me ajudassem pois entreguei o IRS através de um gabinete de contabilidade e tenho dúvidas em relação aos valores apresentados por eles.
    Agora a minha situação:
    Em 2010 adquiri um imóvel juntamente com o meu namorado no valor de 270.000€. Nessa compra foi feita a permuta de um imóvel por 110.000€. Para que as quotas partes fossem de 50% comprei metade do imóvel permutado que era só do meu namorado.
    Essa transacção foi feita pelos seguintes valores:
    Aquisição Imóvel em 2001 74.000€
    Correcção Monetária(2001)=1,19%
    Valor Actualizado Imóvel= 88.060€
    Comprei metade em 2010 por 45.000€
    Como a permuta foi de 110.000 - Os meus 50% implicam 10.000€ de mais valias?
    O meu namorado fechou o empréstimo da casa permutada no valor de 67.000€.
    Pedimos um novo empréstimo para aquisição de HPP no valor de 217.000€
    Na minha ideia estas contas fazem com que tenhamos utilizado para aquisição da nova casa 53.000€ de capitais próprios, mais os 67.000€ que pagamos do empréstimo antigo. Isso não seria o suficiente para anular possíveis mais valias?
    Agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar porque estou a dar em doida :-)

    Mónica C.
    •  
      FD
    • 19 maio 2011

     # 2

    Quando comprou os 50% da casa do seu namorado, ainda existia hipoteca?
    Ou a hipoteca foi liquidada antes de comprar os 50%?
  2.  # 3

    Ainda existia hipoteca. Esta só foi liquidada depois.
  3.  # 4

    Já agora mais uma achega... foi um processo efectuado em dois dias seguidos e fizemos a compra/venda apenas por exigência do banco
 
0.0097 seg. NEW