Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

como eu disse, cada um sabe de si.

no entanto gostava de ver em muitos topicos como este, algumas ideias e não só aparecer e disponibilizar os serviços desta ou daquela empresa.
    repare que esse contributo por aqui pode ir despoletando nos clientes uma visão de ir mais alem do que o corriqueiro ( em que nem se faz projecto digno desse nome) e uma obra bem executada, e como tal sentir mais a necessidade para recorrer e pagar a bons estudos (um minimo justo, não estamos a falar de pequenas fortunas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  2.  # 22

por exemplo:
    feche a porta da cozinha/fica com parede de hall maior
    alargue a porta da sala que dá para o hall
    faça comunicação entre sala e cozinha naquele canto/bico lá em cima-pode reformular essa zona e acabar com esse bico ficando com mais área para sala.
    • TMG
    • 25 maio 2011

# 23

Boas noites!

Estive alguns dias fora pelo que não pude acompanhar o post. Entretanto, vim a confirmar algo que já desconfiava: não posso fazer a ligação sala/cozinha pois aquela parede é "mestra" e não pode ser removida. É pena, pois até estava a gostar da ideia.

Pensei também noutra alternativa: remover o hall de entrada, anexando-o à sala. Ganhava área na sala e removia parte do corredor. Paralelamente a isso, poderia unir os dois quartos que estão encostados à casa-de-banho dos fundos num só, fazendo uma espécie de suite+closet (ela adora!). Podia aproveitar para aumentar um pouco a casa-de-banho. Desvantagens: Closet demasiado grande para o que é, Sala pode não ficar grande o suficiente... (e isso é que me está a dar a volta à cabeça para já nesta ideia). Qual a vossa opinião acerca desta alternativa? Expliquei-me bem? Posso fazer um esboço mais logo para por aqui.
  3.  # 24

parede mestra?? prédio alto com 40 anos? tenho duvidas, no entanto a ser será só na parte "grossa" ( onde poderá haver pilar) atras da porta para a sala, a parte mais fina duvido mesmo.
    Repare que diz que a casa tem pilares.
    • TMG
    • 26 maio 2011

# 25

Digo isso porque, batendo em ambas as paredes, elas pareceram-me maciças. Por outro lado, ouvi hoje o comentário de um vizinho que afirma passarem por lá canos de água (teve problemas por causa disso). Poderei estar enganado? Que achas quanto ao resto?
    • TMG
    • 26 maio 2011

# 26

Aqui está o esboço de uma das ideias que estamos a considerar: (algumas medidas já estão bastante "fora")

Que acham?
      closet.png
  4.  # 27

TMG

já reparou, afinal não tem a certeza, invista nas pessoas certas para fazer um projecto antes que se arrependa. É que se trata de uma casa e não de um móvel.
    Esta sua ideia parece-me um pouco fraca, nesta situação a existência de um hall é fundamental, e ainda por cima fica com uma sala meio atrofiada.
  5.  # 28

Ena o que para aqui vai...

ehehe

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 29

???
  7.  # 30

refiro-me à pseudo reformulação do apartamento.

Mas concordo com o que o marco1 disse. e passo a citar:(...)"invista nas pessoas certas para fazer um projecto antes que se arrependa."

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 31

Viva. Deixo aqui a minha opinião.

Utilizei o seu desenho, espero que não se importe.

Modelo

- Verifique a sua canalização de água 40 anos é muito ano. É preferivel gastar agora uns cobres do que gastar quando já tiver habitar.

- Em relação ao corredor, procure dinamizar o corredor, por exemplo no hall de entrada colocar pedra na parede. Mudar o chão, colocado tijoleira mais moderna, ect.

Espero ter ajudado um pouco.
  9.  # 32

O escritório está claramente a encerrar iluminaçaõ para a sala, o que não é lá muito benefico.
    • TMG
    • 27 maio 2011

# 33

Obrigado pelas vossas sugestões. Kingart, ainda não tinha pensado por aí, mas até me parece bem, até porque posso eliminar a varanda, adicionando-a ao novo escritório.

marco e adarq, penso que irei no final optar por um profissional para tratar do assunto (pelo menos no projecto), mas gostaria de ir ter com o dito levando já algumas ideias base. Depois, pesquisei e encontrei vários profissionais; Não sei é quais me farão bons trabalhos pois não conheço. Daí, levar já a cabeça "dentro" do assunto poderá ajudar a separar o trigo de joio. E para isso, estas conversas tÊm ajudado imenso :)

As canalizações de água serão para trocar de certeza. Sei que já não estão nas melhores condições, e visto que vou fazer obras, prefiro aproveitar. A água quente, por exemplo, já não chega em condições À casa de banho do fundo...
  10.  # 34

Colocado por: TMGposso eliminar a varanda, adicionando-a ao novo escritório.

Pode!?...
    • TMG
    • 27 maio 2011

# 35

Colocado por: Pedro Barradas
    Pode!?...

Penso que sim, visto ser uma varanda fechada e já ter visto vizinhos com a "varanda" integrada, de maneira que nem se nota que foi outrora uma varanda.
    • TMG
    • 13 junho 2011

# 36

Bom, após algum estudo decidimo-nos por, no geral, fazermos uma suite e expandir a sala, retirando a parede que liga a sala ao quarto que tem a varanda pequena.

Os próximos passos serão o planeamento da cozinha e escolha de materiais. A par disso, tenho que optar por um método de aquecimento de águas para o apartamento. Uma vez que o solar não é uma opção e tenho acesso ao gás natural (Lisboa), qual a opção mais rentável economicamente? Somos duas pessoas por agora, mas é importante pensar numa solução de futuro, e provavelmente seremos mais ;) Falaram-me em caldeiras eléctricas, mas a informação que encontro na Internet é díspar. Uma caldeira para quatro pessoas não necessitará de ser enorme? Os custos para manter a água quente não seriam elevados em comparação com esquentadores?
    Pessoalmente, preferia afastar-me do gás natural. Mas haverá realmente alternativa tão fiável e economicamente viável?
  11.  # 37

Exmo. TMG

Remodelei recentemente um apartamento com mais de 60 anos na Av. João XXI, em Lisboa e o resultado foi uma das melhores obras que já vi.
    Ficou um apartamento moderno com uns toques do apartamento original (ex. sancas antigas foram recuperadas, radiadores de ferro fundido novos, portas maciças antigas foram tratadas e lacadas de branco, colocou-se rodapés novos iguais aos existentes, etc).
    Se estiver interessado posso lhe enviar umas fotografias de como ficou.
    Algumas das alterações que fazia:
    • Derrubar despensa e as paredes pequenas da cozinha;
    • Criava uma zona de jantar na sala e uma de estar no quarto com uma abertura na parede (posso mostrar fotografia de como fica);
    • Aproveitava a varanda para a sala de estar;
    • Fazia suite no último quarto;
    • Eliminava a 2ª porta da sala, a do quarto junto à sala;
    • Mudava a posição da porta do quarto do meio e do último quarto, de modo o encurtar o corredor;
    • Eliminava o canto o 1º quarto e colocava a base de duche;
    • Avançava com a parede da sala à face do pilar e fazia um roupeiro com 3m para a suite.
    Fico a aguardar o seu contacto para lhe enviar as fotografias.

Com os melhores cumprimentos
    Eng.º Santos

[email protected]
  12.  # 38

Colocado por: TMGqual a opção mais rentável economicamente? (...) Mas haverá realmente alternativa tão fiável e economicamente viável?

Esquentador é mais económico.
    As outras soluções (a gás ou electricas, com depósito, válvula termostáticas, etc.) são mais confortáveis mas... o conforto paga-se.

0.0134 seg. NEW