Iniciar sessão ou registar-se
    • TMG
    • 18 maio 2011 editado

# 1

Boa noite!

Pretendo remodelar em breve um apartamento para morar. Será a minha primeira vez ;) Deixo-vos uma pequena descrição e um esboço de planta para terem uma ideia. Gostaria de poder ler da vossa opinião!

O dito tem cerca de 40 anos. É um andar baixo num prédio alto. Actualmente, é um T4 e mantém-se original ao construído inicialmente. Dado isso, as obras serão "profundas". O apartamento foi habitado até há uns anos atrás e os moradores não tinham grandes razões de queixa acerca da construção em si. Ultimamente, a água quente já não chegava em condições à casa de banho do fundo, e a casa sempre foi um bocado fria (mas não muito). Da minha perspectiva, penso que teria a beneficiar com um pouco mais de luminosidade. Ah, todas as varandas são "fechadas".
    Embora seja um T4, estou plenamente aberto à ideia de reduzir para um T3. A sala é algo pequena e assim de caras o óbvio parece ser partir a parede do quarto contíguo para ficar com uma sala maior (eventualmente até incorporar a varanda do ex-quarto na sala; um vizinho optou por isto e o resultado pareceu-me bastante bom, nem se nota que outrora foi uma varanda, parece mesmo parte integrante da sala).

Dito isto, gostaria de saber a vossa opinião e sugestões/críticas/conselhos acerca do que posso fazer em termos de alterações ao layout da casa e o que devo ter em atenção durante o planeamento das obras e escolha de materiais (para já, planeio refazer a canalização toda, trocar caixilharia, chão e refazer as tubagens de tomadas; estou algo preocupado em relação a isolamentos/humidades...)

Desde já, agradeço o vosso tempo por estarem a ler este post :) Se quiserem dizer qualquer coisa, tanto melhor!

Cumprimentos,
    TMG

Nota: no esboço, os "P" significam pilares. Não são as paredes todas em que estão inscritos, apenas a zona onde está o P :)
      andar.png
  1.  # 2

Onde se localiza o imóvel?
    • TMG
    • 18 maio 2011

# 3

Nunal, este apartamento é em Lisboa.
  2.  # 4

parece boa ideia, e talvez tambem tentar ligar a cozinha á sala, fazer uma comunicação mais directa.
  3.  # 5

No pilar da sala tentava fazer um canto falso no corredor para esconder mais um pouco a porta do quarto.
    Tal como o marco1 disse, tentar ligar a sala à cozinha abrindo a parede que tem entre a janela da sala e a cozinha.

De resto, Força!!

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  4.  # 6

TMG,
    Estar a dar palpites sobre a divisão da casa sem conhecer o seu agregado familiar e forma como se relacionam com a casa é um completo tiro no escuro.

Eu, por exemplo, transformava isso num T1. Os 3 quartos passavam a ser um só e fazia uma piscina com jacuzzi a todo o comprimento.
    Como odeio cozinhar, reduzia a cozinha à dimensão de uma despensa, e pintava tudo o resto a preto e colocava luzes de discoteca no tecto da outra divisão.

Ok. Estou a gozar.

Foi para explicar que é para ISTO que se vai falar, conversar, com um Arquitecto. É que ele é que é «o» técnico que vai perceber como você (e a sua família) vão «viver» na casa, e de quantas divisões realmente precisam, a relação entre as várias divisões, etc.

Um palpite.
    Se juntar o quarto à sala:
    1 alinhe as paredes (quarto e sala) que dão para o corredor;
    2 elimine/feche a porta do ex-quarto para o corredor;
    3 transforme o último quarto (da direita, com 3,22x3,50) numa suite com cb privativa (colocar a porta do quarto no fim do corredor, ao lado da porta que dá para a sala e da porta do quarto do meio).

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hélio Pinto
  5.  # 7

afinal o luis tambem deu palpites, eheheh

já agora luis para fazer esses seus alinhamentos tiro e queda quando se olha para esta planta a 1ª vez, então mais vale por exemplo eliminar mesmo as paredes e fazer simples divisórias que permitissem deixar passar luz para aquele "tenebroso" corredor, ou seja conseguir "aligeirar" a casa com materiais e soluções mais comtemporaneas.
    a ligação á sala da cozinha parece-me algo a explorar seja qual for o agregado familiar e respectivos hábitos.
  6.  # 8

marco1,
    HEhehe.
    Eu, como já disse, encurtaria o comprimento do corredor dos quartos (pelo menos, colocando no fim a porta da futura "suite").

Quanto à cozinha, aquilo merece um BOM estudo. Parece ter espaço suficiente para ter uma bela de uma zona de refeições.

Mas, lá está. Tudo depende de como TODAS as divisões irão ser ocupadas pelo agregado familiar...
  7.  # 9

Colocado por: NJBoa tarde,
    Olhando para a planta sugeria algumas alterações incluindo fazer pelo menos 1 suite :-)
    Nisto estamos de acordo. :-)

Somos uma equipe de arquitectos e engenheiros, que temos várias empresas como nossas parceira para construção.
    E diz isso com a maior das naturalidades?

É que, quanto a mim, quando se trata de clientes particulares a construir/remodelar a sua casinha, não devia haver esse tipo de promiscuidades entre projectistas e construtores.
  8.  # 10

luis K.W.

isso não começa já a ser um mito tambem??

é que um novelo tambem pode emaranhar independentemente da ponta por onde se pegue.
    acho perfeitamente plausível existir uma equipa que se propõe a levar a bom porto uma obra completa e disso tirar orgulho.
    Assim como a burocracia, tambem o excesso de zelo pode ser contraproducente.
    desculpe estar sempre a comentar os seus posts mas parece-me interessante por vezes debater certas questões.
  9.  # 11

Somos uma equipe de arquitectos e engenheiros, que temos várias empresas como nossas parceira para construção.
    E diz isso com a maior das naturalidades?
    onde está este comentario? não vejo

Luis tá por aqui? precisava da sua ajuda numa questão posso falar consigo por sussurro? obrigado
    •  
      FD
    • 19 maio 2011

# 12

Colocado por: pdavidmarquesonde está este comentario? não vejo

O aspirador limpou.
  10.  # 13

Colocado por: FD
    O aspirador limpou.
    peço desculpa mas não consigo perceber, pode explicar-me, obrigado
    •  
      FD
    • 19 maio 2011

# 14

Era publicidade, infringia as regras, apaguei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  11.  # 15

Colocado por: FDEra publicidade, infringia as regras, apaguei.
    obrigado não tinha entendido
    • TMG
    • 19 maio 2011 editado

# 16

Colocado por: marco1
    já agora luis para fazer esses seus alinhamentos tiro e queda quando se olha para esta planta a 1ª vez, então mais vale por exemplo eliminar mesmo as paredes e fazer simples divisórias que permitissem deixar passar luz para aquele "tenebroso" corredor, ou seja conseguir "aligeirar" a casa com materiais e soluções mais comtemporaneas.
    a ligação á sala da cozinha parece-me algo a explorar seja qual for o agregado familiar e respectivos hábitos.

Colocado por: Luis K. W.
    Eu, como já disse, encurtaria o comprimento do corredor dos quartos (pelo menos, colocando no fim a porta da futura "suite").

Quanto à cozinha, aquilo merece um BOM estudo. Parece ter espaço suficiente para ter uma bela de uma zona de refeições.

Mas, lá está. Tudo depende de como TODAS as divisões irão ser ocupadas pelo agregado familiar...

Obrigado pelos excelentes comentários que já surgiram!

Marco1, podias esclarecer um pouco mais essa ideia de passar luz para o corredor e "aligeirar" a casa com materiais mais contemporâneos? A mim também é a área da casa que me faz mais confusão.

A ideia de ligar a sala e a cozinha através daquele canto é tentadora. Porém, depende exactamente daquilo que o Luís disse: do planeamento da cozinha.

Quanto à vivência da casa per se, em traços gerais, somos um casal jovem e ainda não temos filhos, mas queremos que a casa tenha a flexibilidade para os receber quando chegarem (daí o T3). Queremos poder receber, informalmente, a família mais chegada para jantares, de quando em vez. Gostamos de cozinhas amplas, nada de cozinhas de corredor. Uma "ilha" na cozinha seria interessante, mas sinceramente não me parece que haja espaço suficiente para tal. Talvez uma bancadita de apoio e onde se possa tomar o pequeno-almoço?

Ela gosta muito de closets (típico! hehe) mas também não me parece viavel neste apartamento. A ideia da suite à primeira vista parece-me bem, embora as casas-de-banho não sejam nada de por aí além em tamanho... Tenho também algum receio que sejam mais as desvantagens (barulho/luz no quarto, eventual cheiro de esgoto, "menos uma" casa-de-banho) do que as vantagens ("moda"?).

A sala há-de ser peça importante da casa, mas gostaria de evitar construí-la à volta da TV como habitual. Um espaço para "estar" à conversa ou aconchegados a ler ou ver televisão.

Um dos quartos será, para já, escritório. Uma zona mais calma onde uma pessoa se possa isolar um pouco para momentos de mais concentração; espaço para arrumar livros e documentos, etc.

O outro quarto ficará em aberto por agora. Aceitam-se sugestões ;)

Nas casas-de-banho ainda estou a ponderar a existência de banheiras. Gostaria de ter uma boa banheira para irmos relaxar de vez em quando, mas dado o espaço reduzido talvez me tenha que contentar com casas de banho mais simples. A menos que consiga ganhar algum espaço em alguma delas.

Assim por alto, esta é a "vivência" que me saiu da cabeça em 5 minutos. Mais logo desenvolvo um bocado com calma. Que acham?

Cumprimentos,
    TMG
  12.  # 17

TMG

é assim, tirando as questões acusticas, aquele corredor em alvenaria não está lá a fazer nada, podendo pois a parede da sala que o define ser feita em paineis semi abertos ou mesmo translucidos de forma a garantir apenas a privacidade da entrada nos quartos. consegue assim delinear o corredor de uma forma mais leve e indo buscar luz á sala e ser uma casa mais...actual.

quanto ao querer uma suite com closet, pode sempre vir a estudar a hipotese de transformar a wc da entrada mais uma parte do corredor e o 1º quarto e fazer isso. É claro que os outros dois quartos terão uma casa de banho que servirá simultâneamente as visitas tambem.
  13.  # 18

Bom dia TMG ,

Podera se fazer varias alteraçoes , sendo que o melhor e primeiro ponderar sobre as suas necessidades, mas converter o apartamento em um T3 e uma boa opcao.

Tenho uma empresa de construcao que tem para ajuda de certas questoes uma decoradora de interiores e um arquitecto afim de acharem o padrao mais indicado para o cliente, se estiver interessado podemos-lhe entregar uma proposta de remodelacao com 2 ou 3 hipoteses de modificar a casa . e como certamente ira precisar de orcamentos fica como comparacao, a proposta de remodelacao assim bem como os projectos de alteracao ( 2 ou 3 hipoteses ) nao tem qualquer custo.

[email protected]
    93. 623 37 95
  14.  # 19

R.Cruz

e algumas ideias por aqui, não há?

quer dizer que fazem toda uma consultadoria inicial ( questões programáticas, analise do existente quer espacial quer das questões técnicas) e ainda propoem 2 ou 3 hipoteses, a troco de nada apriori??
    estamos a dar cabo do mercado, não? um estudo digno desse nome devia-se pagar.
    dar uma ou outra sugestão grátis é outra coisa.
    penso que uma das utilidades destes foruns seria mais do que "caçar" o cliente, era abrir-lhe as perspectivas, despoletar outras formas de abordagem abrir o leque de hipoteses de forma a que o cliente não tenha a tentação de agarrar 3 ou 4 "bonecos" cozinhá-los e depois ir falar ao curioso da esquina.
    todos ficariam a ganhar, pois o cliente perante um leque alargado de hipoteses de caminhos iria ser mais exigente e como tal contratar um melhor trabalho.
    cada um sabe de si, no entanto fazer 20 estudos para conseguir um ou dois irá certamente penalizar esse um ou dois clientes.
    uma coisa é dar um orçamento para um problema especifico e objectivo ( no campo mais estritamente técnico) outra coisa é produzir um estudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 20

Marco 1 ,

Ate consigo preceber a sua opiniao , quanto qa questao de penalizar o cliente nao consigo ver de todo onde o podera ser.
    Mas apresente um pouco a minha empresa , e constituida por 8 arquitetos , 3 decoradoras de interiores e um arquitecto paisagistico, e 86 colaboradores no exterior. Penso que ja tenha uma dimensao grande e tv por isso esteja implantado na europa ( alemanha, franca , inglaterra , espanha , e croacia ) , sendo que estamos a ponderar candidatarmo-nos a entrada de mais 2 paises ( angola e suecia ) , e posso-lhe garantir que em 80 % destes paises trabalha desta forma. Agora se e mau para o cliente poder ter 2 ou 3 hipoteses , pode ser contactar outras empresas que nao esta.

obrigado , um abraço

0.0247 seg. NEW