Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Conheço alguns fóruns em que a participação é necessariamente precedida pela resolução de uma pequena equação matemática.
    Agora isto também me parece um pouco exagerado. Estou cansado, vou ficar à espera que alguém resolva a coisa.
  2.  # 22

Isto é exaustivo, mas faria assim

vou numerar os diamantes de 1 a 12 e fazer 3 grupos de 4
    Grupo A com os n.ºs 1,2,3 e 4
    Grupo B com os n.ºs 5,6,7 e 8
    Grupo C com os n.ºs 9,10,11 e 12

Vamos fazer a 1.ª pesagem
    Faço Grupo A contra Grupo B

Se der equilibrado são todos (Grupo A e B) verdadeiros e os falsos estão forçosamente no Grupo C composto pelos diamantes 9 a 12. Vamos designar esta como a SITUAÇÂO 1

Se der desequilibrado significa que o Grupo C é forçosamente composto por diamantes verdadeiros e então os falsos estão ou no Grupo A ou no Grupo B. Neste caso vamos
    designar 2 situações que serão: a SITUAÇÃO 2 (Grupo A mais pesado do que o Grupo B) e a SITUAÇÃO 3 (Grupo A mais leve do que o Grupo B)

Voltemos então à balança na SITUAÇÃO 1 (relembro que vou para a 2.ª pesagem)

Coloco os diamantes 1 a 3 (que já sei que são verdadeiros) de um lado e 9 a 11 do outro.
    Se der equilibrado o 12 é o diamante falso e esta descoberta a solução.
    Se der desequilibrado sei que o diamante falso tem de ser o 9, o 10 ou o 11. E também posso saber se o diamante falso é mais leve ou mais pesado do que os verdadeiros, consoante 9,10 e 11 fique mais alto ou mais baixo do que 1,2 e 3

Ainda na SITUAÇÃO 1 vou então para a 3.º pesagem.
    Peso o 9 contra o 10.
    Se o resultado for equilibrado então o falso é o 11 e esta descoberta a solução.
    Se o resultado for desequilibrado sei pelos resultados da pesagem anterior (2.ª pesagem) se o falso é mais leve ou mais pesado. Logo de entre o 9 e o 10 consigo identificar o falso.

Vamos agora retroceder e supor então que ocorreu a SITUAÇÃO 2
    Só para relembrar que ocorrendo a SITUAÇÃO 2 (A mais pesado do que B ou A tem um diamante falso mais pesado ou B tem um diamante falso mais leve) vou agora para a segunda pesagem

Se A mais pesado do que B vou fazer a seguinte combinação
    (podia ser outra...o raciocínio é análogo e funciona da mesma forma)

No prato da esquerda coloco os diamantes 1, 5 e 6 e no prato da direita coloco os diamantes 2,7 e o 9 (que já sei que é verdadeiro)

Eis o que poderá acontecer vou-lhe agora chamar situações 2.1 2.2 e 2.3
    2.1 – pratos equilibrados
    2.2 – prato com 1,5 e 6 mais pesado do que prato com 2,7 e 9
    2.3- prato com 1,5 e 6 mais leve do que prato com 2,7 e 9

2.1
    Se os pratos estiverem equilibrados ja sei que o falso é um entre 3, 4 e 8 e também sei que o falso ou é o mais pesado (3 ou 4) ou o mais leve (8)
    Então peso o 3 contra 4 (relembro que vou para a 3.ª pesagem) e agora sigo o mesmo raciocinio já feito anteriormente
    Se der equilíbrio concluo automaticamente que 8 e falso.
    Se der desequilibro sei que sendo o 8 verdadeiro, o falso é forçosamente o mais pesado, e facilmente o identifico na pesagem entre o 3 e 4 pois o mais pesado estará em baixo.

2.2
    No caso de o prato com 1,5 e 6 ser mais pesado, posso formular 2 hipóteses. Ou se manteve o diamante falso e mais pesado no prato da esquerda (neste caso será o 1) ou se manteve o diamante falso e mais leve no prato da direita (neste caso será o 7).
    Então faço uma 3.ª pesagem comparativa entre o 9 e o 7. Se der equilibrado automaticamente o 1 é o diamante falso.

2.3
    No caso de o prato com 1,5 e 6 ser mais leve, posso formular 2 hipóteses. Ou passou para o prato da esquerda um diamante falso mais leve (neste caso será o 5 ou o 6) ou então passou para o prato da direita uma diamante falso mais pesado (neste caso seria o 2)
    Por analogia vou então pesar (3.ª pesagem) os diamantes 5 e 6. Se der equilibrado o falso é automaticamente o 2. Se der desequilibrado sei que o falso será o mais leve entre 5 e 6, logo será o que ficar em cima nos pratos da balança.

Agora poderíamos ir experimentar a SITUAÇÃO 3, mas ela é análoga à situação 2
    Para relembrar seria Grupo A mais leve do que Grupo B, o que significaria que ou A teria um diamante falso mais leve, ou B teria um diamante falso mais pesado
    Faríamos à semelhança do anterior 2 novos grupos com 1,2 e 5 de um lado e 3,6 e 9 do outro.... O restante raciocínio seria semelhante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, RFernandes
  3.  # 23

Colocado por: Hélio PintoNão eram só 3 pesagens?

e so tem 3 pesagens.... apenas está e explicado todo o processo.... ou seja depende sempre da primeira e da segunda pesagem.....

mas até para perceber não é fácil... mas que é possivel é....

cumps
  4.  # 24

Efectivamente o costa3333 ja tinha apontado a solução...desculpe mas nao tinha visto :P

Parabens :)
    •  
      marco1
    • 19 maio 2011 editado

# 25

alto lá, então a balança não tinha só um prato???

mesmo só com um prato consigo em tres pesagens saber quanto pesa o falso e qual é se tiver sorte

1º pesagem: pesam-se numa balança de um prato, dois, que dá por exemplo 10g de peso,
    2ª pesagem pesa-se só um e por exemplo dá 4g sabendo então que o outro pesará 6 g
    3ª pesagem pesam-se os outros 10 e se der 40g sabemos que o de 6g é o falso se der 60 g sabemos que o de 4g é que é o falso.

que tal? não é bem mais simples??
  5.  # 26

agora é só imaginar a segunda situação em que na 2ª pesagem ( um só ) dá metade, e assim pesam-se á mesma os dez na 3ª pesagem e faz-se as contas, aqui não dá é para acertar qual é o falso mas apenas o seu peso.
  6.  # 27

A balança tinha 2 pratos :)

Colocado por: euVocês têm uma balança de dois pratos, e colocando diamantes de um lado e do outro, têm que descobrir o diamante falso,com apenas três pesagens.
  7.  # 28

pois percebi mal.
    • eu
    • 19 maio 2011 editado

# 29

O costa333 e o Neon são os grandes vencedores! ;)

Existem várias soluções possíveis: a manobra fundamental consiste em, na segunda pesagem, trocar alguns diamantes de um prato para o outro e verificar se o sentido do desequilíbrio mudou ou não. Só assim é possível resolver o problema.

Parabéns ao costa333 e ao Neon !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon
  8.  # 30

Pago uma rodada de mines "virtual" :P
  9.  # 31

vá eu pago os tremoços..... venham eles que isto deixou-me a pensar demais...lololol

cumps

0.0181 seg. NEW