Boa tarde, Comprei uma casa antiga e há 2 anos soube que tinha Esclerose Múltipla e já estou a sentir os efeitos da doença em termos de mobilidade. Estou a pensar remodelar a casa toda porque como ela está agora não está a ajudar-me na doença. Queria a vossa ajuda para algumas dicas que achem fundamentais para quem tem dificuldade em caminhar, baixar-se e se cansa muito a ir de uma ponta a outra da casa. A casa tem 2 frentes, de um lado 4 metros (frente) e do outro 5. Tem actualmente 2 pisos mas vou subir um para poder fazer quartos em cima, no 1º uma cozinha, WC e sala (tudo open space) e no debaixo é onde vou trabalhar. Para já ainda só pensei em: - divisões todas amplas -portas de correr muito levezinhas -armários de cima abaixo (porque agora dá-me jeito não me baixar mas qd precisar de uma cadeira de rodas só vou chegar aos de baixo) - tomadas e interruptores a uns 90cms - Polivá WC - Banca cozinha aberta por baixo para a cadeira entrar - caixa de elevador
essa remodelação poderá ser dispendiosa ( só o elevador...) ao ponto de se por a hipotese de vender essa e comprar uma casa térrea. Não sei... esqueceu-se das instalações sanitárias, é importante que estejam preparadas tambem.
Efectivamente tem razão em querer remodelar a sua casa em função das suas futuras (e infelizmente) e previsíveis limitações físicas. As notas que já aqui enunciou parecem-me correctas e adequadas, embora sugiro que veja, por exemplo, exemplos de armários superiores com sistemas de rebaixamento, isto de forma a maximizar os seu espaço de casa, apesar das suas (futuras) limitações. As tomadas e interruptores a 90cm parecem-me bem, embora eu aconselharia a ver sistemas de iluminação por sensor de movimento, o que ajudaria no seu caso. No WC teria em atenção as áreas de manobra da cadeira (obrigatórias agora por lei), os elementos de apoio (barras, etc.), poliban rebaixado é importante, mas também prever cadeiras rebatíveis de apoio no interior, para se poder transferir da cadeira de rodas para essa cadeira. Caixa de Elevador, ou no caso de não ser possível a sua execução, estudar um sistema de elevação de plataforma anexo às escadas. As portas, de correr são boas, se forem de correr electrónicas (com betoneira para abrir, tipo as do metro) são melhores, nesse caso prever uma UPS no quadro para em falhas de corrente elas abrirem e não ficar fechada.
Muitas mais coisas haveria a dizer e depois formalizar mas por enquanto acho que já lhe dei algumas dicas para esse seu projecto.
Marco1, essa foi a 1ª coisa que me passou pela cabeça, mas com esta doença nunca mais nenhum banco me vai emprestar dinheiro. Quando comprei a casa fiz seguro de vida obrigátório e por sorte de invalidez, é desses papeis que estou a tratar agora...por isso vender esta casa e comprar outra está fora de questão. Tenho mesmo de ficar com esta e como não está em bom estado ( o chão é de vigas de madeira e está muito torto, a doença dá-me muitas vertigens, desiquilibrios e tonturas) e o tecto mete água na sala e cozinha...acho que mais vale fazer tudo de novo...
ArqCastro muito obrigada pelas dicas, vão ser muito uteis!! :) A caixa de elevador vou mesmo deixar um lugar já para ela, mesmo que só coloco no futuro e como o 1ª andar vai ser todo open space se por acaso não tiver dinheiro para instalar logo o elevador, faço umas divisorias para ter um quarto onde tenho o resto das divisoes necessarias... Gostei muito da ideia das porta electrónicas, as portas de maçaneta como tenho em casa para alem de serem dificieis de abrir ( mas que se as trocasse ficariam mais suaves) com a cadeira de rodas já não sao praticas. Mas as portas de correr, as que tenho visto sao pesadotas, mesmo umas que infelizmente tenho convivido diariamante no Hospital de Braga que abriu há 15 dias que supostamente deveriam ser muito leves para pessoas c deficiencia e mesmo essas costumam-me a abrir...tem ideia de quanto ficará cada automatismo para cada porta? Muito obrigada!!
Infelizmente não tenho nada em português mas envio mesmo assim um pdf elaborado pelo Iowa’s University Center for Excellence on Disabilities.Neste endereço pode encontrar outras publicações que podem ser do seu interesse.
Tenho para aqui outros documentos acerca do assunto mas não estão “arrumados” e não consigo localizá-los. (vou continuar a procurar) _____________ (uma informação de erro impede-me de inserir o documento na mensagem - demasiado grande para o alojar - mas pode fazer o download a partir do site. O endereço é este: http://www.uiowa.edu/infotech/universalhomedesign.htm )
Estas pessoas agradeceram este comentário: mjramos, zontor
boas pode perguntar aqui ao lado ao Cfinanceiro mas acho que em alguns bancos existe a possibilidade de fazer os seguros obrigatórios em nome dos fiadores, só tem que os arranjar. um abraço
Estas pessoas agradeceram este comentário: mjramos
Estive a procurar, como prometi e não consigo encontrar. Tinha - por razões familiares procurei material sobre o assunto durante muito tempo - mas tenho de concluir que devo ter perdido os documentos nalgum crach... Recordo-me que encontrei imenso material profusamente ilustrado em sites de municípios e estados americanos onde, de um modo geral, não há legislação absurdamente prescritiva como a nossa mas onde os munícipes (todos) são seriamente sensibilizados para essas questões. Seja como for, o documento que lhe deixei em link também é muito bem ilustrado e razoavelmente exaustivo (confira as checklist).
Viva mjramos, tenho conhecimento da realidade que fala e das dificuldades que pode vir a enfrentar, digo isto porque executamos um projecto pioneiro em Portugal, um edifício inteiramente dedicado a pessoas com a sua doença - ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipla. Este projecto já está aprovado pelas várias entidades e está na fase final, estando-se a ultimar algumas burocracias.
Se precisar de ajuda para a elaboração das alterações da sua habitação disponha.
Entretanto deixo-lhe o link para o edifício que falo www.alvesdias-arquitectos.com (separador de Equipamentos)