Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Este apartamento é dos anos 70 e a sua planta parece-me pouco harmoniosa, sobretudo devido a um quarto que fica perto da cozinha (era um quarto para a empregada, com wc).

    Alterações já existentes face à planta que envio:

    1. o quarto com wc perto da cozinha deixou de ter marquise (vai até à janela);
    2. na parede entre a sala de estar e o corredor foram construídos 3 armários
    3. a despensa e a arrecadação foram unidas, com entrada pela despensa (porta da arrecadação anulada )---- queremos voltar ao que estava na planta.
    4. a suite virada a sul roubou o espaço do roupeiro do quarto virado a nascente. É actualmente um espaço vazio.

    Situações que nos desagradam:

    1.as duas portas de entrada no apartamento (uma está permanentemente fechada, por isso vamos tapá-la com uma parede de pladur, para aproveitar e colocar uma estante por dentro)
    2.Apesar de ter 3 wcs, são todas pequenos e obrigam a "girar" sobre a porta antes de conseguir fechá-la.
    3. a suite virada a sul é pequena...

    O que mudariam? Nós temos várias ideias sobre o que mudaríamos, mas é sempre bom ouvir outras pessoas antes de avançar.

    Obrigada,

    Maria
  2.  # 2

    Estive a ler outro tópico semelhante e adianto já algumas informações:

    Casal com 2 filhos do mesmo género com menos de 2 anos de idade, a considerar o terceiro.

    Consideramos a hipótese de um dos quartos ser só para as brincadeiras dos miúdos, até eles crescerem (eventualmente esse quarto seria depois convertido num quarto para o 3º filho).

    Gostamos de ler, o que quer dizer que ocupamos muito espaço com livros. Ambos também gostamos de computadores e afins, portanto uma das divisões deverá ser um escritório.

    Não tenho ideias de almoçar e jantar na sala, porque a distância entre a sala e a cozinha é grande. Assim, terei de ter um espaço para refeições na cozinha.

    Gosto de banheiras (adorava ter uma de hidromassagem, mas aqui duvido que seja possível), pelo menos dois dos wcs terá de manter a banheira (uma para mim, outra para dar banho ao mesmo tempo aos miúdos, até eles tomarem sozinhos).

    Gostava de ter um espaço onde pudesse receber alguma visita por algum tempo (no escritório ou no quarto de brincadeiras, provavelmente).

    Não quero ter a sala de jantar e de estar acessível aos miúdos no dia-a-dia (eles não estão na creche por razões de saúde, logo, é mais difícil ter a casa limpa de riscos e rabiscos).

    Actualmente não recebemos muitas pessoas em casa, pois a nossa casa é pequena, mas queremos passar a fazê-lo no futuro...

    Obrigada
  3.  # 3

    Boas
    assim á primeira vista trocava as salas para o lado da cozinha.
    eliminava a casa de banho mais próxima e colocava-a no corredor dos quartos abrindo um corredor no local onde se vê a assinatura.
    como só quer três quartos
    a sala de jantar como é mais pequena ficava para escritório.
    um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmgreg
  4.  # 4

    Olá António...essas opções nunca tinha contemplado...não percebi muito bem como faria em relação ao WC...poderia explicar de outro modo, por favor?

    As salas serem trocadas não me desagrada nada... :)
  5.  # 5

    As salas serem trocadas não me desagrada nada... :)
    era o que eu faria também, uma vez que a cozinha não se deve mexer, colocava as salas ao pé da cozinha, uma vez que
    Actualmente não recebemos muitas pessoas em casa, pois a nossa casa é pequena, mas queremos passar a fazê-lo no futuro..
    torna-se chato ter que atravessar aquilo tudo, essa era a primeira mudança
  6.  # 6

    Mas não será estranho os quartos ficarem mais próximos do hall de entrada do que as salas? D resto, resolvia-me "n" problemas...andava a pensar comer na cozinha por causa da distância!
  7.  # 7

    Boas
    primeiro eliminava a wc da suite e criava duas áreas distintas
    de um lado cozinha salas do outro escritorio e quartos.
    no centro as instalações sanitarias devido ás tubagens e esgotos.
    Preferencialmente duas com uma grande de apoio aos quartos se fizer questão na suite é só roubar espaço ás outras.
    um abraço
  8.  # 8

    Quando refere a suite, é a que está virada a nascente, certo?

    Já estive mais longe de entregar a um arquitecto, só que gostava de ter uma ideia das hipóteses, até para perceber melhor o que me agrada ou não :)
  9.  # 9

    boas
    a ver se vai o desenho
      planta 5.jpg
  10.  # 10

    Boas no canto do WC pode meter um pequeno bar por exemplo
  11.  # 11

    Uau! :) Já percebi :)

    Chato do marido...não gosta de ficar sem suite! :)

    Eu gosto da ideia, parece-me que a casa fica mais organizada...só tem um senão: na actual casa não tenho despensa e não lido nada bem com isso...tenho de pensar onde colocaria uma despensa...dá jeito ter, coisas de mulher :)

    Já agora, como lidariam com o desnível dos armários na parede do lado direito da cozinha...
  12.  # 12

    mmgreg,

    por acaso não é na Av. Almirante Reis em Lisboa?
    Se não é é muito identico.

    Voltando à questão:

    Entre o Quarto de empregada e a cozinha, desaparecia a parede e ficava uma sala de refeições.
    no quarto seguinte, talvez o mais generoso para suite, alterava a disposição dos sanitários, abrindo desta forma a instalação sanitária para o quarto, e por consequencia fechava a porta da instalação sanitária que dá praticamente para o quarto do meio.
    a despensa e arrecadação seriam ajustadas na cozinha, e assim ficava uma "ilha" com duas instalações sanitárias. Uma serviria os quartos, outra a zona mais social da casa.
    A porta que dá para o elevador seria encerrada, o que permitiria desaparecer com as paredes da sala de estar e mais uma vez por consequencia desaparecia esse corredor.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  13.  # 13

    Não elimine IS nenhuma, mantenha as 3! Disse que são um casal, certo? Que já têm dois filhos, que talvez venha um terceiro, e que têm interesse em receber visitas por algum tempo? Neste contexto, 3wc são indispensáveis! Um para o casal, outro para os filhos, e um terceiro na área social, a ser usado no dia a dia e por hóspedes.

    Eu também faria a sala ao lado da cozinha, juntando o quarto da empregada com o quarto ao lado. Mas não abdicaria daquela casa de banho na zona da cozinha/quarto das empregadas, que seria a wc social e de visitas.

    Eu fecharia a porta de serviço (a que dá para o hall das escadas) para poder encostar ali a arrecadação, destruindo a existente para permitir um acesso mais franco à nova sala (e mais discrição à cozinha)

    Fecharia o arco entre a sala de comer e a sala de estar, e faria o escritório na sala de comer. Uma vez que tem um WC na zona social da casa, pode usar o escritório para quarto de hospedes de curta duração.

    Fecharia a actual porta da sala de jantar, e abriria outra ao lado da porta do quarto. Esta sala passaria assim a ser um quarto - o quarto dos filhos já existentes, por exemplo, visto que são do mesmo género e o espaço é grande. Abrindo uma nova porta, é possível manter a separação entre a zona social e a zona íntima do apartamento. Basta recuar um pouco a porta de separação (devido à deslocação da arrecadação).

    Abriria a porta do WC 2 a dos filhos) em frente à porta do novo quarto (isto é, aquele feito onde agora está a sala de estar)

    Uniria o que sobra de corredor ao quarto com janela lateral e ao wc com janela, e faria uma espaçosa suite para o casal, com um belo closet no lugar onde agora existe um armário e a entrada para um quarto. Eliminaria o roupeiro agora existente neste quarto (dando mais espaço ao roupeiro do outro quarto, deixando ali espaço para uma mini arrecadação de brinquedos, ou um cofre, ou outrém), para que seja possível encostar ali a cama de casal. A entrada para a suite seria a) em frente à porta do quarto de brinquedos/terceiro filho, e b) ao lado da nova porta da WC dos filhos.

    Espero que as minhas ideias a possam ajudar. Boa sorte para a remodelação!

    I.
  14.  # 14

    Ah, mais uma coisa... queixa-se de que as casas de banho são pequenas, correcto? Pondere substituir as banheiras por bases de duche, e/ou colocar portas de correr em vez de portas de abrir (isto especialmente nos dois wc da parte íntima). Assim ganha espaço porque bases de duche ocupam menos área e não precisa de ter espaço dentro do WC para manobrar as portas.

    I.
  15.  # 15

    Viva Italiano,
    É quase sempre agradável ler os seus posts. Não porque simplesmente concorda ou discorda ou é mais ou menos simpático. Muito mais porque, ... como sempre é analitico e bem fundamentado!
    A chamada "psicanálise funcional"... :-)

    Só um pequeno detalhe que eventualmente não aferiu, a Maria considera imprescindíveis 2 banheiras.
    Continuação.

    Boas obras para a Maria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  16.  # 16

    Olá riscas,

    Obrigado pelas suas palavras simpáticas :-)

    Tem razão, escapou-me o detalhe das banheiras. Pois é, então é melhor colocar base apenas base de duche no WC social (pq de qualquer maneira será pouco usado), e ir para a opção das portas de correr nos outros WC. Quanto à banheira de hidromassagem na suite, se esta for considerada mais importante que um closet espaçoso, pode ser que se consiga ampliar a casa de banho que tem janela para o exterior, no sentido de instalar uma.

    I.
  17.  # 17

    Olá a todos. Antes de mais, obrigada pelos vossos comentários.

    A questão das salas é interessante, pois a distância da cozinha é uma das coisas que me desagrada na casa.

    Relativamente aos wcs, já tinhamos contemplado a hipótese de colocar portas de correr, contudo, ouvi dizer (ainda não pesquisei sobre o assunto) que somente as colocadas dentro da parede isolam acusticamente...e essas parecem-me acima do nosso orçamento.

    Sobre as restantes sugestõs, terei de pensar um bocadinho mais e direi algo brevemente.

    Obrigada!

    Maria

    PS- a casa fica nos arredores de Lisboa...
  18.  # 18

    Boas
    as portas de correr ficam pouco acima das normais. 20/30 euros.
    não desista das opções sem orçamentos.
    um abraço
  19.  # 19

    Olá mmgreg, como passei pelo mesmo que você nos ultimos tempos, decidi enviar-lhe um croqui da minha opinião sobre o que faria da sua casa.

    De uma forma resumida era o seguinte:
    - Fechava a sala de jantar tornando-a na área de escritório/quarto (ficaria com cerca de 12 m2 pelas medidas da planta)
    - A antiga sala de estar passaria a quarto também com também cerca de 12m2
    - Um terceiro quarto de 12 m2 de área util com roupeiro já embutido
    - Como vê pela imagem o corredor seria desviado para 1 metro para a esquerda. Isto reduziria a área da antiga sala de estar e do quarto para os tais 12 m2 mas permite-lhe ter uma casa de banho de apoio aos quartos maior como vê na imagem, e acredite que com os filhos todos ao mesmo tempo na casa de banho dá jeito uma casa de banho grande, e também uma arrecadação maior. Ou uma despensa caso decida mover a parede que divide a arrecadação da despensa.
    - Mantinha a casa de banho social, que nem cabine de duche precisa de ter, para apoio à sala/convidados.
    - Como a entrada do quarto principal mudava de sitio eliminando-se o corredor essa área passava a ser do quarto principal. Ao fundo teria a IS suite e poderia jogar com aquele roupeiro por forma a fazer um closet naquela zona.
    - A sala seria a união dos 2 quartos

    "Desvantagens" que consigo ver logo à cabeça nesta solução:
    - A Sala teria cerca de 24 m2 o que não é muito para uma sala, principalmente se quiser criar 2 ambientes na sala mas poderia sempre pensar em abrir a cozinha para a sala "à americana" e fazer uma bancada para comerem na zona da abertura se for uma solução que lhe agrade.

    A minha "proposta" é de alguem que é absolutamente leigo, apenas interessado, nisto da arquitectura e interiores e pressupõe, também, o que me parece pela planta, que todas as paredes interiores são passiveis de serem removidas.

    Cumprimentos e boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
      proposta.PNG
  20.  # 20

    Caro pac,

    Obrigadíssimo pelo croquis! Reproduz graficamente, mais coisa menos coisa, exactamente aquilo que eu faria nesse apartamento (isto sem saber, claro está, de condicionantes da construção actual nem do orçamento da Marta).

    O facto de a "nova" sala ter apenas 24 m2 não me parece grave, até porque as salas actuais só têm 27m2 e ainda por cima estão divididas por um arco. Considerando que a sala não vai ser usada pela criançada (vão ter um quarto de brincadeiras, pelo menos enquanto não chegar um irmãozinho) nem para trabalhar ou ler (há o escritório), parece-me uma dimensão muito aceitável para uma sala de apartamento.

    A única coisa que eu não abdicaria mesmo de fazer seria passar a despensa (ou fazer um móvel despenseiro discreto) encostado à parede onde actualmente existe a porta de serviço para as escadas - fazendo-o consegue uma entrada mais nobre para a sala.
 
0.0245 seg. NEW