Iniciar sessão ou registar-se
    • GC
    • 21 maio 2011 editado

     # 1

    Boa noite a todos,
    Vamos construir casa. No entanto ainda faltam alguns GRANDES pormenores a aprovação de tudo! Neste momento ainda só estamos na fase inicial do projecto ou seja o desenho/planta da casa. Por isso estou aqui para apresentar o nosso desenho e pedir opiniões. Agradeço desde já a todos pela disponibilidade e comentários.
    • GC
    • 21 maio 2011

     # 2

    pois falra o resto... a planta
    • GC
    • 21 maio 2011

     # 3

    e o outro resto : ) (não sou muito boa nestas coisas de informática)
  1.  # 4

    boa noite, crianças em cima e pais em baixo é isso?
    • GC
    • 21 maio 2011

     # 5

    sim é isso. Quando falo numa sala de brinquedos falo num espaço só deles tipo salinha das "tralhas", dos brinquedos, um sofázinho,...
  2.  # 6

    olá,

    O curioso é ser a sala de brinquedos num espaço que tem umas escadas. Não acha a "brincadeira perigosa"?
    Outra coisa, mas isto é numa optica pessoal. Entrar para dentro de casa directamente para um corredor? É um pouco forçado.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 7

    Não gosto:
    da escada («entra» demais no r/ch)
    daqueles rasgos horizontais a fazer de «janela» (sobretudo o do quarto; o rasgo que está ao lado, para dar luz na escada, não me chateia)
    da «zona técnica»... Para que serve esse CORREDOR?
    da base de chuveiro do 1.º andar , que está mal desenhada(?). A olhómetro parece ter uma dimensão de 50x90 (apertada)?
    tem uma «pala» debaixo do «telheiro» (/beirado) que ficam por cima da varanda do quarto «dos pais» (do r/chão). Não é uma duplicação?
  4.  # 8

    Na realidade eu não gosto de muita coisa, caro GC. No entanto vou tentar deixar de lado questões estéticas e pensar em questões práticas e em coisas que valorizam ou desvalorizam a casa enquanto património:

    1) A sala é a atirar para o pequeno, considerando a tipologia da moradia. Se fosse apenas uma sala de estar e visitas, estaria bem. Mas como você quer enfiar ali também uma mesa de jantar, não sei não. Considero ainda que a lareira está muito mal posicionada - não serve nem a zona de jantar nem a zona de estar. A porta da sala também não tem a melhor posição...

    2) Não há hall. Você tem uma bruta vivenda, e quando abre a porta, parece que está a entrar num apartamento de duas assoalhadas de um prédio dos anos 70.

    3) A escada é péssima. Parece que caiu ali de para-quedas. Não tem nada a ver com a disposição das outras divisões do R/C. Porque não fazer uma escada em L decente, indo buscar algum espaço para o wc social ao wc da suite?

    4) O escritório precisa de todos aqueles armários e armarinhos?

    5) A suite precisa de uma varanda? Se sim, porque não um alpendre a sério, em vez de um espaço coberto onde não há sequer espaço para colocar um cadeirão?

    6) A cozinha é grande, imagino que queira comer por lá, mas a disposição actual dos móveis sugere que o resultado final seja uma triste "mesa ao meio", sem uma distinção clara entre zona de trabalho e de refeições. Tem o fogão perigosamente perto de uma janela, cujo tamanho me parece claramente exagerado num espaço que já tem outro vão muito generoso.

    7) Não sei se ter a janela da lavandaria a abrir para cima da churrasqueira é muito prático, considerando que se quer uma lavandaria isenta de cheiros de comida (de outra maneira lavar-se-ia a roupa directamente na cozinha, e não se faria lavandaria nenhuma).

    8) Quanto ao primeiro piso: pais no piso 0 + varanda + escadas abertas para a sala de brincadeiras + zona técnica à mão de semear + janela de um quarto que abre para o telhado = potencial para acidentes ELEVADÍSSIMO! A não ser que os seus filhos já sejam adolescentes (caso em que não precisariam do quarto de brinquedos), acho uma péssima opção.

    Espero que os meus comentários possam ser de ajuda.

    Boa sorte!

    I.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  5.  # 9

    GC
    Já agora pode dizer por onde anda o Norte?

    Da parte funcional da habitação já muito foi dito/sugerido, estéticamente não acho muita piada aqueles "torreões" que tem na casa.

    Não comtempla garagem?

    Cmts!
  6.  # 10

    GC,
    Como ainda esta na fase inicial do projecto, espero que ainda esteja a tempo de fazer algumas modificações.

    Coloque aqui a envolvente e a orientação. Quase de certeza que ainda temos umas coisas a dizer...

    Colocado por: Luis K. W.que está mal desenhada(?)

    Colocado por: ? o aproveitamento do espaço e a funcionalidade dificilmente se vê nos desenhos..e nas casas de banho é uma constante,e quando os espaços são pequenos,quem está a projectar fica como se diz.."às aranhas".
    Caro ?
    Hoje em dia, com o autocad, eles desenham aquilo em tamanhos bem visíveis, e depois é que reduzem e imprimem à escala 1:100 (e isso nota-se, muitas vezes, nas legendas que, depois de reduzidas e impressas, ficam ridiculamente pequenas).
    Além disso, com os «blocos» das louças, os projectistas têm obrigação de desenhar tudo com um rigor milimétrico. Ok... centimétrico. :-)
    • GC
    • 22 maio 2011

     # 11

    Boa tarde a todos. Desde já agradeço a todos os comentarios que foram feitos pois terei certamente em conta a maior parte deles.
    Sobre o comentario ;
    Não gosto:
    da escada («entra» demais no r/ch) : qual a sua sugestão?
    daqueles rasgos horizontais a fazer de «janela» (sobretudo o do quarto; o rasgo que está ao lado, para dar luz na escada, não me chateia)
    da «zona técnica»... Para que serve esse CORREDOR? : este corredor realmente não serve para nada e até seja um pouco perigoso para as crianças. A eng diz que é obrigatorio mas talvez consigo ter uma abertura da parte de fora e não da prte de dentro. Não sei se é legal.
    da base de chuveiro do 1.º andar , que está mal desenhada(?). A olhómetro parece ter uma dimensão de 50x90 (apertada)? : penso que isto é ainda só no desenho e que quando foram a fazer o projecto, alguns pormenores terão de ser alterados.
    tem uma «pala» debaixo do «telheiro» (/beirado) que ficam por cima da varanda do quarto «dos pais» (do r/chão). Não é uma duplicação?
    : neste caso penso que está a falar do telheiro do lado da sala ou é mesmo o da suite?
    • GC
    • 22 maio 2011

     # 12

    desculpem a minha ignorancia como posso responder aos comentarios de maneira clara sem ter de fazer um copy paste?
    • GC
    • 22 maio 2011

     # 13

    Colocado por: ItalianoNa realidade eu não gosto de muita coisa, caro GC. No entanto vou tentar deixar de lado questões estéticas e pensar em questões práticas e em coisas que valorizam ou desvalorizam a casa enquanto património:

    1) A sala é a atirar para o pequeno, considerando a tipologia da moradia. Se fosse apenas uma sala de estar e visitas, estaria bem. Mas como você quer enfiar ali também uma mesa de jantar, não sei não. Considero ainda que a lareira está muito mal posicionada - não serve nem a zona de jantar nem a zona de estar. A porta da sala também não tem a melhor posição... : sim a sala é pequena mas não quero maior. Quanto à lareira vou talvez aproxima.la mais para o lado da sala de estar. Qual a sua sugestão para a porta da sala de estar?

    2) Não há hall. Você tem uma bruta vivenda, e quando abre a porta, parece que está a entrar num apartamento de duas assoalhadas de um prédio dos anos 70.
    Não percebi muito bem porque não conheço os apartamentos dos anos 70. Esta entrada é o que lhe chamo o hall, talvez grande demais. Qual seria a sua sugestão para o hall?

    3) A escada é péssima. Parece que caiu ali de para-quedas. Não tem nada a ver com a disposição das outras divisões do R/C. Porque não fazer uma escada em L decente, indo buscar algum espaço para o wc social ao wc da suite? vou sugerir no entanto a escada em L, mas não irá roubar mais espaço ao hall?

    4) O escritório precisa de todos aqueles armários e armarinhos? O escritório servirá também de quarta para familia que tenho longe. Não terá outro armário. Aquela abertura serão estantes. O outro está virado para o hall de entrada

    5) A suite precisa de uma varanda? Se sim, porque não um alpendre a sério, em vez de um espaço coberto onde não há sequer espaço para colocar um cadeirão?. efectivamente a suite não precisa de varanda. Mas a sala do 1 andar tem varanda e serve assim de telheiro para a suite. O chão (lá fora) será revestido ainda não sei de quê, mas será o prolongamento do espaço coberto.

    6) A cozinha é grande, imagino que queira comer por lá, mas a disposição actual dos móveis sugere que o resultado final seja uma triste "mesa ao meio", sem uma distinção clara entre zona de trabalho e de refeições. Tem o fogão perigosamente perto de uma janela, cujo tamanho me parece claramente exagerado num espaço que já tem outro vão muito generoso. : é verdade essa mesa miseravel ficará horrivel e já pensei muitas vezes nisso. Talvez façamos a cozinha com ilha , o que acha?

    7) Não sei se ter a janela da lavandaria a abrir para cima da churrasqueira é muito prático, considerando que se quer uma lavandaria isenta de cheiros de comida (de outra maneira lavar-se-ia a roupa directamente na cozinha, e não se faria lavandaria nenhuma). : essa janela da lavandaria é para retirar. Vamos substituir por uma janela vertical pequena.

    8) Quanto ao primeiro piso: pais no piso 0 + varanda + escadas abertas para a sala de brincadeiras + zona técnica à mão de semear + janela de um quarto que abre para o telhado = potencial para acidentes ELEVADÍSSIMO! A não ser que os seus filhos já sejam adolescentes (caso em que não precisariam do quarto de brinquedos), acho uma péssima opção.: chamei-lhe quarto dos brinquedos, mas obviamente será uma pequena sala onde coloco um sofá, televisão... e brinquedos claro, as crianças são pequenas (terão provavelmente 4 e 9 anos na altura em que formos para a casa). A zona técnica também acho pessima ideia e terei de a modificar...ainda não sei como...aceito sugestões. A janela do quarto virada para o telhado realmente não é grande ideia ...o meu filho pequeno é um perigo!

    Espero que os meus comentários possam ser de ajuda._ os seus comentários construtivos, assim como de todos são de uma grande ajuda. Obrigada, continue por favor ; )

    Boa sorte!

    I.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:riscas

    • GC
    • 22 maio 2011

     # 14

    Colocado por: Luis K. W.GC, Como ainda esta na fase inicial do projecto, espero que ainda esteja a tempo de fazer algumas modificações.


    Caro ?
    Hoje em dia, com o autocad, eles desenham aquilo em tamanhos bem visíveis, e depois é que reduzem e imprimem à escala 1:100 (e isso nota-se, muitas vezes, nas legendas que, depois de reduzidas e impressas, ficam ridiculamente pequenas).
    Além disso, com os «blocos» das louças, os projectistas têm obrigação de desenhar tudo com um rigor milimétrico. Ok... centimétrico. :-)
    • GC
    • 22 maio 2011

     # 15

    a casa será construida num ambiente rural e a entrada principal está virada para norte
    • GC
    • 22 maio 2011 editado

     # 16

    Colocado por: adarqolá,

    O curioso é ser a sala de brinquedos num espaço que tem umas escadas. Não acha a "brincadeira perigosa"?
    Outra coisa, mas isto é numa optica pessoal. Entrar para dentro de casa directamente para um corredor? É um pouco forçado.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    • GC
    • 22 maio 2011

     # 17

    olá, em relação à sala dos brinquedos existem opções tais como"cancelas" provisorias que podem ser colocadas para evitar o perigo. quanto à abrtura para o corredor, isto é para evitar entrada directa na sala.
    •  
      FD
    • 23 maio 2011

     # 18

    Colocado por: GCdesculpem a minha ignorancia como posso responder aos comentarios de maneira clara sem ter de fazer um copy paste?

    1 - selecciona o texto que quer citar;
    2 - carrega no link "citar" no canto superior direito da mensagem que está a citar;
    3 - escreve a resposta;
    4 - se quer continuar a citar volta ao passo 1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GC
    • GC
    • 23 maio 2011

     # 19

    Bem pessoal...ã casa está assim tão má...ou estão com falta de ideias? : ) vá lá...help please! tive alguns problemas para responder aos comentários...mas acho que com ajuda qe me deram ...vai ser mais facil (obrgd FD!)
  7.  # 20

    GC

    vai-me desculpar mas isso que tem ai já não é um simples esboço feito por si, é algo que "alguem" desenhou e está muito pobre.
    olhe que contratar um arquitecto não é nada do outro mundo e pode ser uma viagem muito interessante e com uma chegada mais...como direi, proveitosa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui moreira, ?, antonio almeida
 
0.0226 seg. NEW