Colocado por: LuBO que é que o país ganha com estes "programas especiais" elaborados com o objectivo de ajudar quem não teve oportunidade de conseguir os almejados diplomas a seu tempo, e deles precisa mais tarde para singrar na vida.
Colocado por: LuBSerá legítimo facilitar, como se facilita, em nome de uma melhoria no do grau académico da população?
Colocado por: LuBMas pelo que vou ouvindo de alunos que foram ultrapassados na sua entrada na faculdade, ou no seu acesso ao emprego na função pública, por gente que obteve diplomas em saldos vejo a que confusão vai alastrando.
Colocado por: LuBQual a garantia de competência que dá uma pessoa das "novas oportunidades" que obtendo o diploma do 12,º ano ingresse num curso superior?
Colocado por: nielskyQual a garantia de competência que dá uma pessoa das "novas oportunidades" que obtendo o diploma do 12,º ano ingresse num curso superior?
Porém, se o nível de dificuldade dos exames for idêntico, não vejo aonde está o mal.
Desde há muito que pessoas com um grau de inteligência superior à média conseguem acabar cursos em metade do tempo que os outros e ainda por cima, trabalhando.
O problema é quando se força todo um sistema e, se encurtam demasiado as metas facilitando provas, para que todos lá cheguem. Fecham-se os olhos a uma preparação deficiente, e à ausência de conhecimentos, que o aluno nunca adquiriu nem na escola nem fora dela...
1º o meu irmão pedreiro de profissão, ingressou no programa novas oportunidades para concluir o 9 ano, objectivos pessoais - ser pedreiro e condutor de maquinaria pesada.
está quase a cumprir com os objectivos do programa e sente e obterá o diploma para a sua concretização profissional, programa eficaz.
Sem ironia:
Mas mais que isso preocupa-me outra coisa que, curiosamente, não vejo ninguém aflorar sequer: isto só é possível porque há professores que prazenteiramente se prestam a estes fantochadas colaborando nas "acções de formação" e "avaliações", caucionando desta forma - e a troco de uns euros - este faz de conta.
Está à vista de todos que o poder, esteja na mão de quem estiver, não tem escrúpulos em deitar mão destes expedientes para apresentar serviço; mas os professores ou formadores ou lá o que são não têm um pingo de brio profissional? Não têm vergonha de fazer parte de um esquema destes? É esta gente que está encarregada de ensinar os nossos filhos? E os sindicatos dos professores não dizem nada?
O golpe de misericórdia foi dado com o fim das verdadeiras Escolas Industriais...
há casos em que os trabalhos são feitos por outrem que não o formando
Colocado por: LuB Imagine que a pessoa que pretende o diploma do 9.º ou o 12 º ano sabe montar andaimes e rebocar paredes. Coloca azulejos que é um primor... Entretanto não sabe nada de Matemática, nem de inglês... saber física não é necessário e a Biologia coisa de garotos.Pois... vou ter de pensar melhor nisso .
Faz um belo trabalho em que diz o que faz no seu dia-a dia, na obra... O trabalho está bem feito, e é classificado com 15 valores... Depois tem umas aulas de informática, e aprende a utilizar alguns programas básicos muito úteis no dia- a dia... Tudo ok, no fim do ano cumpriu...
Será que isso lhe dá direito a usufruir de um diploma de equivalência a uma coisa que implica (ou devia implicar) um grau de conhecimentos muito mais vasto?
Ainda me lembro uma das ultimas vezes já eu tinha ingressado numa licenciatura e me queixava de que não sabia se a conseguiria concluir que ele me dizia:
- Nã isso não é para mim. Prefiro o meu empregozinho das 9 às 5.30 e ir para casa descansadinho. Tenho tempo para tudo não me chateio e ainda sou promovido de vez enquando.
Encontrei-o recentemente e afinal segundo ele em 2 anos conseguiu o diploma do 12º ano. Parece que as aulas eram fazer uns trabalhos sobre a sua experiência de vida e profissional e aprender como ele dizia a trabalhar com o computador. Esse diploma já lhe tinha proporcionado a hipótese de ser chefe de secção e agora já se tinha inscrito num curso superior não sei de quê porque assim daqui a 3 anos era chefe de divisão.
Tenho um familiar que aos 60 e muitos anos e já em pleno gozo da sua merecida reforma foi incentivado a inscrever-se nesse programa das "Novas oportunidades"
Foi uma pessoa que bastante novo foi obrigado a emigrar da sua aldeia perdida no meio da serra em busca de uma vida melhor. Venceu a pulso com muito suor e certamente com algumas lágrimas. A escola foi coisa que teve que ficar pela quarta classes com tudo o gosto por aprender nunca o abandonou. As novas oportunidades foram isso mesmo. Uma nova oportunidade. Hoje tem um diploma de equivalência ao nono ano, mas o seu maior orgulho é mesmo poder dizer que esta coisa da informática já não lhe mete medo. Descobriu a internet e os emails. Hoje fala com os filhos em tempo real e descobriu amigos que já não via hà uma série de anos.
É mais útil para a sociedade uma pessoa que monta andaimes, reboca e assenta azulejos que é um primor, ou uma pessoa com conhecimentos básicos de física, biologia e de resolução de equações do 2.º grau ... os quais, profissionalmente, não lhe servem para nada ?
propósito: tirando as pessoas que seguiram profissões na área, quem é que por aí da minha geração se lembra de alguma coisa do que estudou há mais 30 anos em zoologia ou botânica?
Colocado por: LuB.Pois.
Para já nunca o Luis teria tirado o seu curso, que exige uma preparação abrangente. A ciência não é estanque... Sem biologia não há química... e vice versa.. etc etc.
De qualquer maneira, creio que quase tudo o que se aprende até ao 12º ano é relativamente acessível a muitos adultos com dois dedos de testa e a devida motivação...