A propósito: tirando as pessoas que seguiram profissões na área, quem é que por aí da minha geração se lembra de alguma coisa do que estudou há mais 30 anos em zoologia ou botânica?
Bem mais grave é a equivalência universitária a bacharel aos profs da primária , de que você falou em cima- que permitiu a esses professores, com mais um aninho numa universidade manhosa, ter o título de licenciado e reclamar um vencimento mensal acima da maioria dos outros (verdadeiros) licenciados da função pública!
Colocado por: j cardoso
Sem ironia:
Estou de acordo com o que diz e sou de opinião que as Novas Oportunidades ou lá como se chamam têm um objectivo essencialmente estatístico, isto é, mais que aumentar os conhecimentos e a escolaridade de uma franja da população visa compor as estatísticas de forma a apresentar ao mundo um retrato que em nada corresponde à realidade. Nada de novo, acho que isto já foi dito muitas vezes por muita gente em diferentes ocasiões. Acho bem? Não, claro. Preocupa-me? Sim, claro. Mas mais que isso preocupa-me outra coisa que, curiosamente, não vejo ninguém aflorar sequer: isto só é possível porque há professores que prazenteiramente se prestam a estes fantochadas colaborando nas "acções de formação" e "avaliações", caucionando desta forma - e a troco de uns euros - este faz de conta.Está à vista de todos que o poder, esteja na mão de quem estiver, não tem escrúpulos em deitar mão destes expedientes para apresentar serviço; mas os professores ou formadores ou lá o que são não têm um pingo de brio profissional? Não têm vergonha de fazer parte de um esquema destes? É esta gente que está encarregada de ensinar os nossos filhos? E os sindicatos dos professores não dizem nada?
Não quero com isto manchar a classe dos professores - a quem muito devo e sem os quais eu nunca seria o que sou -, mas que me incomoda muito, lá isso incomoda. Não posso deixar de recordar, entre outros, a Drº. Ema Huett, o Prof.Olívio de Carvalho ou o Engº Paulo Pombo, de quem tive a sorte e o privilégio de ser aluno e imagino a vergonha que teriam se conhecessem esta situação; pena é que na devida altura eu não me tenha apercebido de quão grandes eles eram e acima de tudo que não lhes tenha dito. Em face do que vejo hoje bem o mereciam.
Colocado por: Luis K. W.quem é que por aí da minha geração se lembra de alguma coisa do que estudou há mais 30 anos em zoologia ou botânica?
Muuuuito pouco, mas há uma mnemónica sobre as 4 fases da multiplicação (?) divisão dos cromossomas que ainda hoje me vem à cabeça:
Próximo da Meta a Ana Telefonou: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telósafe
.. se no seu caso, alguma das quatro fases endoidecesse... LOLOLOLOLO
E sabe, como a vidinha poderia virar "um inferno",
Não, não sei. Pode até a minha vida ser um inferno, mas antes isso que ... a vidinha, o ámen, o baixar a cabeça.
Colocado por: ?será que os ditos "superiores" e aqueles dos ditos cursos (os enganados) que os transformam em "super"....será que nenhum deles tem sensibilidade para ver estas coisas???
Colocado por: LuBGrave e cara!
Mas vá dizer isso aos políticos que em Diário da República escrevem na introdução ao diploma que esse era um procedimento "da mais elementar justiça...
E não foi apenas o prof primário que foi "equiparado"... Foi muito mais do que isso!
- Prof primário, educador de infância, prof de trabalhos oficinais., etc. Tudo gente com os olhos postos nos licenciados que ganhavam um pouco mais, achando que mereciam as mesmas regalias...
Colocado por: rui moreiraA certificação da ignorância
“… Como já disse anteriormente tenho um filho e uma filha, em que ele è mais velho cinco anos … Ando sempre a fazer-lhe ver as coizas. até já lhe tenho dito se tiver a inflicidade de falecer nôvo paça a ser ele o homem da casa e tomar conta da mãe e mana, mas para eleé difícil de compreender as coisasezes mas tantas vezes lhe faço ver as coizas que acabo por compreender as situações e acaba por me dar razão e por vezes até me pede desculpa e que para a procima já não comete os mesmos erros. Ele tem o espaço dele com a mãe em que não me intrumeto, desde mimos e converças porque graças s Deus nem eu nem ele temos siumes um do outro com a mãe…” (ver artigo de Santana Castilho no Público de hoje)
Naquelas dissertações autobiográficas que são exigidas aos candidatos do Novas Oportunidades, surgiu esta prosa acima, que valeu a certificação do 12º ano ao candidato. Há centros de Novas Oportunidades onde isto não seria possível? Certamente. Mas na maioria deles é. Enquanto assim for, a certificação da ignorância, como muito bem disse Passos Coelho, é uma realidade deste programa.
porAlexandre Homem CristoinCachimbo de Magritte
Colocado por: Rui A. B.
Já agora, se me permite, gostava de lhe colocar uma questão.
Nessa situação relatada por Santana Castilho a responsabilidade é de quem?? Do programa em si ou do coordenador do grupo que certificou esse formando?
... surgiu esta prosa acima, que valeu a certificação do 12º ano ao candidato.
Colocado por: rui moreira
Caro Rui A. B. a questão é para mim?
Cumprimentos.
Colocado por: Rui A. B.... a responsabilidade é de quem?? Do programa em si ou do coordenador do grupo que certificou esse formando?
Colocado por: fumador passivoEspere que não leve a mal, mas na próxima vez que tenha que ajudar esse seu familiar a escrever mais algum tema, não se esqueça que ouvir não leva "h" e que escândalo não se escreve com um "~".
No que diz respeito às traduções feitas pelo computador, eu também gostava de ver, para me rir.