Venho aqui novamente porque neste momento estou numa situação complicada.
Tenho de fazer um orçamento para uma vivenda moderna, com grandes áreas de vidro e inox, espaços abertos, quase sem pilares, mas o grande problema é que o dono, um Sr. Inglês, quer um orçamento inicial, e ainda não tem os projectos das especialidades, apenas me deu as plantas de arquitectura dos pisos e dos alçados.
Como nunca contrui uma vivenda deste tipo e no projecto ainda nada está defenido onde vão ser as paredes de betão e tijolo, não sei que tipo de ferro irá ser aplicado nas lajes que praticamente são suspensas.
Se alguém tiver um projecto em autocad da estrutura ou outros que me possam enviar para o meu email, que é [email protected].
Ajudaria muito.
Porque eu não quero estar a enganar o Sr. dando um preço muito elevado (sendo excluido logo do concurso) ou baixo, porque quando for dar o orçamento final depois de ter todos os projectos ele poderia se sentir enganado, e eu não gosto nem estou nesta profissão para enganar.
Claro que já expliquei esta situação e o Sr. compreendeu.
Caro Vascotome... o que pede... e o que lhe pedem.. é missão impossivel!!!!
Não existem projectos tipo de estruturas... além do mais... já sabe como vai ser constituido o sistema de paredes exteriores? Qual o tipo de revestimento/ impermeabilização das coberturas planas ( em zinco, em tela PVC, em telas asfálticas...etc...) Qual a classe e tipo de caixilharia a prever? Sabe, que os projectos de Térmica e de Acustica, vão prescrever requisitos mínimos... e estes terão de ser cumpridos e verificados depois por perito qualificado no ambito do Sistema Energético em Edificios...
Concordo em pleno com o Pedro. Isso pode ser uma entaladela monumental, porque ele sabe que há pouco trabalho e pode bem estar a tentar que você se atravesse com um preço miserável e depois já pouco pode fazer. Mais vale esperar ou sair da corrida. Mais vale perder uma obra que perder dinheiro.
Isso foi o que eu disse ao Dono da Obra, posso dar uma estimativa mas posso estar a enganá-lo ou enganar-me. Algum dos outros construtores podem dar agora um preço mais baixo e depois no final colocar o preço correcto.
O grande problema é que a contrução tem muitas variáveis, se fosse uma moradia tradicional, eu não tinha grandes problemas porque mais um pilar ou menos um pouco muda. Esta vivenda tem muito vidro, inox, betão, ferro, etc.
O que o Sr. disse este era apenas um orçamento estimativo, e que tinha pedido a mais 4 empresas de construção, dependendo dos valores iria escolher 3 para entregar todos os dados e fazerem o orçamento final.
Para não perder a obra vou falar com o Eng do Alvará para me dzer por alto que tipo de estrutura posso contar. Depois é fazer os calculos.
Já assisti a uma coisa do género ... Não dá resultado!
Entregaram o projecto de arquitectura, aliás só desenhos, as plantas, alçados e cortes de uma reconstrução, a 4 ou 5 empreiteiros, todos rondavam os 120 000.00 €, apenas um, AMIGO de escola, deu orçamento no valor de 80 000.00 €. O dono de obra todo contente entregou ao AMIGO. (apesar de muitos avisos!!) Final da historia, nada de acordo com o projecto, porque simplesmente o Sr Empreiteiro não deu orçamento para isso, e se quisessem que fosse cumprido o projecto de estabilidade e restantes, o dono de obra teria de pagar os trabalhos a mais :) :)
Sabe qual é ao certo a intenção dele em pedir um orçamento inicial? Pergunto isto por uma razão simples, estou a pensar em fazer o mesmo, nem que tenha de pagar pela execução do orçamento mas a minha ideia será entregar todos os elementos possiveis para que depois do projecto praticamente concluido, com tudo aquilo que pretendo, saber se o que idealizei não ira ultrapassar os valores defenidos por mim inicialmente... A ideia é evitar "derrapagens", se pensei em 150000€ e os orçamentos forem de 200000€ tenho que fazer ajustes... tipo reduzir dimensões, qualidade de materiais, no fundo quero precaver-me, quero que me seja aprovado um projecto em que eu saiba quanto me ira ficar a execução do mesmo...
Lembrei-me á bocado que já orçamentei uma vivendas dessas e devido ao facto do dono de obra querer o interior muito em OpenSpace, teve de se utilizar uma cobertura com estrutura em madeira, porque o betão deixava de ser económico. Fiz esse orçamento para um arquitecto / construtor que queria ganhar a obra a todo o custo e o meu orçamento inicial era de 420.000€.
O arquitecto em questão quase que me chamou nomes por causa do valor, e como fiquei lixado e ele me disse que não podia dar mais de 275.000€, fiz-lhe a vontade e pús o orçamento a dar o valor que ele queria. Ainda tive de engolir um sapo, quando ele disse: "Eu não dizia?".
Sabe em quanto é que aquilo ficou? 475.000€ ou 1250€/m2. Por isso cuidado com esse tipo de vivendas, porque são muito caras e perigosas para se chutar um valor.
Colocado por: BarbosaSabe qual é ao certo a intenção dele em pedir um orçamento inicial?
Pode perfeitamente ser uma ratoeira, acontece frequentemente. Não existe razão lógica para estar a fazer uma pré selecção baseada no preço nesta fase. Se fizesse por critérios minimos de qualidades ou de obra feita, entendia-se, estava a fazer uma pré selecção de empreiteiros que lhe dessem uma garantia de qualidade.
HHHumm...cheira a queimado que se farta essa história. O sr.inglês pode até nem querer construir...na volta é só para ter na mão um preço ou dois e assim no mercado inglês "jogar" com o preço "chave na mão".
Tive a falar novamente com o Dono da Obra e a explicar como a situação era ingrata, para ele e para mim (acho estranho que os outros empreiteiros nada tenham dito), ele concordou, mas manteve que queria os orçamentos.
Como ele esteve a visitar um bloco que acabei em Silves, Algarve com optima qualidade de construção e materiais (modéstia à parte, até convido quem quiser visitar porque o site está ainda em construção) disse que gostou e para não me preocupar que passei automaticamente para os três orçamentos finais.
Claro que mesmo assim gostaria de dar um orçamento rigoroso o mais possível e não fazer área x preço/m2= valor final.
Não sou da área, nem lhe posso dar grandes conselhos. Mas parece-me uma situação perfeitamente caricata alguém querer um orçamento sem um projecto!!
Na minha profissão (área da saúde) também tenho de dar orçamentos para certas situações. Muitas vezes também me pedem assim orçamentos "só para ter uma ideia de quanto vai custar", ou seja sem eu ter feito um estudo concreto e detalhado para aquele caso específico. O que já aprendi: NÃO DOU! Ou faço bem feito, como eu acho que tem de ser, ou não faço. Quem não aceitar, vai a outro lado...