Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos, após pesquisar no google e encontrar este forum eu queria pedir a vossa ajuda numa coisa.

    O meu pai uma casa em 2003 por 167000 euros e mais obras no valor de 183000 euros.

    No total custou cerca de 350000 + outros encargos.

    (Estou a arredondar os valores).

    Depois por causa do despedimento começou a faltar nas prestações da casa.

    Vendeu a casa em 2009 por 350000 euros.

    Desses 350000 euros da venda comprou uma casa por 124000 euros ficando os outros €€€ para pagar todas as dividas (finanças, cartões de credito, etc).

    Quando comprou a casa meteu em meu nome para não ter nada em nome dele.

    Agora parece que chegaram as finanças a dizer que se tem de pagar mais valias (cerca de 28000 euros).

    A minha pergunta é:

    Andou a minha família a tentar resolver a situação e agora vêm as finanças roubar?!?! Agora começamos a pensar que mais valia ter-mos ficado quietos até virem as empresas de cobranças.

    Nem o pagamento de antigas dividas serve para não contar nas mais-valias?

    Desde já um muito obrigado pelas ajudas que me poderão dar.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    boas
    pois se tinham registado a nova casa em nome dele e não no seu não tinha essas mais valias.
    é mais um daqueles casos que para se ser experto esconde-se e deixa o rabo de fora
    e não há nada a fazer senão pagar.
    um abraço
  3.  # 3

    E não existe nenhuma lei em que não havendo reinvestimento mas que se pague as dividas não se paga mais valias?

    Tambem soube que as finanças podem na mesma tocar no apartamento (através do agregado familiar), o que apesar de ter logica é estupido porque paga-se mais valias por não ter havido reinvestimento e ainda podem ir buscar o andar onde o valor foi realmente reinvestido.

    Nestas situações o que apetece mesmo é emigrar.
  4.  # 4

    Comprou uma casa por 167.000
    Fez obras no valor de 183.000
    TOTAL DO CUSTO .... 350.000

    Vendeu por 350.000.

    Em princípio (como o seu pai, na altura da venda, teve de liquidar o empréstimo hipotecário), não deveria ter qualquer mais-valia a pagar.

    Se a NOVA casa foi comprada em seu nome, não entra para estas contas.

    28.000euros de imposto tem a ver com a totalidade dos rendimentos.
    Supondo uma taxa de uns 35% sobre metade do total «ganho» em mais valia, e uma actualização de 10%, quer dizer que as Finanças estão a admitir que tiveram (28.000 x 2 / 0,35 x 1,1) cerca de 176.000 euros de «lucro», i.e. de "mais valia".

    Ouça lá, Andre174. Vocês declararam o valor das obras ???
  5.  # 5

    Obrigado pela sua resposta.

    O valor foi declarado, ate tenho aqui a folha em que o construtor assinou que a casa custou no total 350000 euros, sendo uma parte das paredes e pouco mais e a outra parte do resto da casa (acabamentos, azulejos, pinturas, etc etc etc).

    Penso que o problema é que as obras foram feitas com mais de 5 anos. Mas não tenho a certeza se é isso.
  6.  # 6

    Boas
    hô andre174 uma folha não serve tem que ter a factura.
    um abraço
  7.  # 7

    Obrigado pela sua resposta.

    Eu amanha vou falar com o meu pai para ver se realmente houve uma factura ou se era só uma assinatura.

    Amanha dou-lhe uma resposta concreta.

    Muitos Cumprimentos
  8.  # 8

    Factura é igual a pagar IVA, não me cheira.
    • mog
    • 25 maio 2011

     # 9

    Colocado por: Andre174Obrigado pela sua resposta.

    O valor foi declarado, ate tenho aqui a folha em que o construtor assinou que a casa custou no total 350000 euros, sendo uma parte das paredes e pouco mais e a outra parte do resto da casa (acabamentos, azulejos, pinturas, etc etc etc).

    Penso que o problema é que as obras foram feitas com mais de 5 anos. Mas não tenho a certeza se é isso.


    André,
    Desculpe a pergunta mas o seu pai entregou o anexo G do modelo 3 (IRS)? É que se ao preencher esse anexo declararam a compra+obras no valor de 350 mil e venda no mesmo valor, não percebo como lhe estão a pedir mais valias...
  9.  # 10

    Boa noite, peço desculpa de só ter vindo cá agora mas andei com excesso de trabalho e só agora tive oportunidade de cá vir.

    Foi pago o iva do valor das obras, alias, foi feita uma reclamação graciosa e as finanças disseram que já tinha passado mais de 5 anos para a colocar.

    Em relação ao emprestimo ao banco, 144 mil euros foi para pagar a divida que estava no banco.

    Sim, entregamos o anexo G do modelo 3 e foi colocado o valor de venda em 350 mil euros
 
0.0133 seg. NEW