Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Gostava que alguém me pudesse dizer, sobre qual superfície colocar cal é melhor?
    Tinta?
    Reboco?
    Directamente no tijolo de burro/paredes de terra e pedra?

    No meu caso é uma recuperação e eu sempre gostei do aspecto da cal (aquele manto branco parece um manto de neve ou chantilly) mas várias pessoas disseram-me que sempre que se recuperava uma casa... picava-se as paredes até à pedra, rebocava-se e depois era melhor pôr tinta porque a cal tem que se andar sempre a caiar.

    No entanto dentro dos nichos a cal estava em bom estado. A pergunta é: Se eu quiser voltar a colocar cal dentro dos nichos, devo pinta-los primeiro OU caio por cima do reboco sem pintar, ou já foi asneira ter mandado pica-los?

    Obrigado desde já?
  2.  # 2

    Normalmente é sempre asneira picar os rebocos (se estiverem sãos, calro), porque normalmente os novos rebocos executados pelos pedreiros, são de base cimenticia, em vez de base de cal.
    Deve-se apenas remover zonas de rebocos que tenham destacamentos e/ ou apresentem friáveis. Nestas zonas, deve ser reposto com reboco compatível com o reboco existente, normalmente de cal.
    Quanto à pintura sobre cal.
    - Pode repintar com tinta de cal
    - pode pintar directamente com tintas minerais, de silicatos. Esta pintura é compatível com suportes de alvenaria antiga, e o periodo de repinturas é de aproximadamente 4/5 anos no exterior. Tem um aspecto mineral, parecido com a cal.

    Existem várias marcas de tintas industriais, que comercializam este tipo de tintas.
    Como referência, com resultados e boa relação custo/ qualidade, tem da NITIN, o esquema de pintura SILPAR.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  3.  # 3

    Bolas...porrr... bem me parecia. Consegui aguentar até esta fase da obra a cal dentro dos nichos, e lá me convenceram (não o empreiteiro) que deve-se picar, rebocar (cimento) e depois tinta e que DEPOIS, se eu quisesse, punha cal por cima da tinta que ficava com o mesmo aspecto. (sempre tive dúvidas em relação à cal por cima da tinta).

    A casa por dentro já está com reboco à colher (não sei se já rebocaram dentro dos nichos).
    Posso colocar primário: TITAN tintal fix: cerca de 100€ (20L)
    E depois: Tinta mineral, de silicatos (NITIN, esquema de pintura SILPAR: não consigo encontrar isto na net???????????? ) e fica com o aspecto parecido? Ou dentro dos Nichos mais vale colocar directamente cal sobre o reboco de cimento? (ninguém se encosta dentro dos nichos)

    Sabe-me dizer em quanto fica a lata de Tinta mineral, de silicatos em x litros???
    É que por dentro (paredes) ia colocar
    primário: TITAN tintal fix: por volta de 100€ (20L)
    Tinta: Titan ____: por volta de 50€ (15L) (eu sei é mais fraquinha do que a que eu vou colocar no exterior (anti-"verdete") mas o dinheiro não dá para tudo)

    Muito Obrigado desde já
  4.  # 4

    Colocado por: SobreiroNo meu caso é uma recuperação e eu sempre gostei do aspecto da cal (aquele manto branco parece um manto de neve ou chantilly) mas várias pessoas disseram-me que sempre que se recuperava uma casa... picava-se as paredes até à pedra, rebocava-se e depois era melhor pôr tinta porque a cal tem que se andar sempre a caiar.

    convém mesmo,
    o melhor é sempre rebocar primeiro e caiar depois.
    senão a pedra vai esfarelando e a cal vai com ela, depois fica com imperfeições a parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  5.  # 5

    Preços não sei. Na mnet os link para a nitin.. Estão offline.
    A cin também tem o mesmo produto. ( a nitin pertence ao grupo cin)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
 
0.0109 seg. NEW