Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,

    necessito de ajuda para uma pequena demolição interior, como segue:

    1) Parede com 2.50 m Comp X 2.50 m Alt e porta de 0.75 m de Larg X 2.00 m Alt (aduela de madeira): retirar aduela, tapar buraco da porta até meia altura de modo a abrir uma janela com as medidas 1.70 m Comp e 1.00 m Alt (a 1.00 m de altura do chão). Esta janela ficará a meio do comprimento da parede.

    2) Parede com 4.30 m Comp e 2.50 m Alt: Abrir buraco com 2.50 m Comp X 2.00 m Alt
    NOTA: Estas paredes separam a sala da cozinha e um quarto do outro, respectivamente. As canalizações da cozinha estão na parede contrária.

    3) Remoção de 7 aduelas e portas (Aduelas de madeira) + Aduela de 2.50 m Comp X 2.00 m Alt que remata uma espécie de divisão em parede a meio da sala. Não sei explicar isto muito bem, mas imaginem que lá estava uma parede (que não estava, a casa já foi construida assim) e que lhe abriram um buraco igual ao que queria fazer no ponto 2)

    4) Remoção de móveis da cozinha (bancada 1.50 m Comp em mármore, móveis em madeira, em baixo e em cima, com o mesmo Comp)

    5) Remoção de banheira, sanita, bidé e lavatório e respectivas torneiras

    6) Eliminação de detritos

    Obra em Sintra, num prédio sem elevador (3º Andar). Casa completamente vazia.

    Não sei se expliquei bem, mas estou completamente à nora com isto e quando não se tem familiares ou amigos a quem se possa recorrer, temos de perguntar e aprender assim. Se soubesse fazer isso, não era o trabalho que me impedia, mas o problema é que não faço a mais pálida ideia de como partir uma parede (estupidez, não?). Preferia fazer sozinha e poupar esse dinheiro, porque se o tivesse não tinha comprado uma casa que precisasse de tanta intervenção... Mas neste caso, procuro essencialmente alguém que o faça, e bem. E acho que este é o lugar perfeito para procurar.

    Alguém ajuda, por favor?
  2.  # 2

    Colocado por: Acfermas o problema é que não faço a mais pálida ideia de como partir uma parede (estupidez, não?).

    pode fazer você, desde que tenha cuidado... é feito com uma marreta, mas primeiro tem de colocar oculos, luvas e botas. e atenção à força empregue, começar devagar.
    ah e outra coisa muito importante, primeiro ver se passam pilares nessa zona, assim como tubos de gás electricidade e água
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Acfer
  3.  # 3

    Confesso que este comentário me deixou ligeiramente mais à vontade. Agradecida!

    Se calhar também consigo tirar as aduelas com um pé-de-cabra, não? Ou já estou a abusar?
  4.  # 4

    Colocado por: AcferConfesso que este comentário me deixou ligeiramente mais à vontade. Agradecida!

    Se calhar também consigo tirar as aduelas com um pé-de-cabra, não? Ou já estou a abusar?

    sim pode não vejo problemas fisicos, agora como já lhe disse muita atenção à segurança...com madeira cuidado com pregos e farpas, use umas botas com biqueira de aço e sola alta além das luvas claro.
  5.  # 5

    Colocado por: AcferSe calhar também consigo tirar as aduelas com um pé-de-cabra, não? Ou já estou a abusar?

    Se partir a parede, a aduela fica desmontada por natureza
  6.  # 6

    Sim Paulo, mas ainda tenho mais sete para retirar. Este fim-de-semana vou andar ocupadita :)
  7.  # 7

    Veja lá a vizinhança, porque não pode fazer barulho durante o fds e depois da 6 da tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Acfer
  8.  # 8

    Obrigada pelo reparo Paulo, não estava a pensar nisso. Nesse caso antecipo uma semana de férias, também não gosto de praia em Agosto :)
  9.  # 9

    boas
    se vai tirar isso tudo vai fazer obras.
    contrate o construtor primeiro ele faz isso por pouco mais
    e não se esqueça que o entulho tem que ir para local próprio.
    um abraço
  10.  # 10

    [pub]Boas,

    Realizamos todo o tipo de demolições internas e externas, bem como a remoção do respectivo entulho com toda comodidade, se tiver interessado é só contactar, realizamos serviços na Grande Lisboa e Margem Sul, serviço demolição e depósito do entulho de acordo com todos os procedimentos ambientais e segurança.

    Se estiver interessado contacte-nos sem qualquer compromisso e lhe daremos um orçamento grátis.

    Deixamos o espaço limpo e pronto a entrar o construtor, caso também pretenda fazemos o orçamento para a remodelação.[/pub]
  11.  # 11

    Aaaaaaaaaaaaaalto e pára o baile!!

    Mas que raio de &%$#! de conversa é esta?
    Onde estão os Engenheiros e técnicos de segurança desta chafarica ??

    Ninguém se lembrou de fazer as perguntas sacramentais?
    . De que ano é a construção?
    . Como é a estrutura (em lages+vigas+pilares em betão armado? ou em paredes de alvenaria + vigas em madeira? ou...?)
    . Que outras instalações técnicas passam nessas paredes (chaminés, ventilações, esgotos, canalizações de água, tubagens de electricidade,...) ?

    Vou recordar-vos o que já aqui contei.
    No ano passado uma familiar pediu-me para ir espreitar uma obra em casa de uma sobrinha (do marido), em frente à Casa da Moeda (Lisboa) - construção dos anos '30 ou '40, com estrutura mista: alvenaria portante, pavimentos com vigas de madeira excepto nas casas de banho e cozinha onde são em betão armado.
    A dona de obra, e a irmã - «técnica responsável(?)» - eram ambas Arquitectas. O pai delas é um conhecido prof. de Arquitectura.
    Cheguei lá e estavam uns operários eslavos com todo o ar de imigrantes clandestinos a deitar paredes abaixo, com o ar de quem não fazia ideia do que andava a fazer. NENHUM falava uma palavra de português.
    Numa casa de banho com pavimento em placa de betão, suportada pelas 4 paredes em alvenaria, já tinham partido TRES dessas paredes. E não havia lá nem um único prumozinho para evitar que aquilo viesse tudo parar cá abaixo !!!
    Ia-me passando.

    Já agora, cara Acfer.
    Essa parte das demolições é a parte «fácil» da obra. Qualquer tipo com uma marreta deita isso abaixo.

    O problema é o resto:
    - remoção de entulhos (em Sintra, pode ser um berbicacho);
    - remates de tectos e paredes;
    - remates dos pavimentos;
    - eventuais desvios de instalação eléctrica ou outras.
    - etc.

    Não será melhor contratar uma empresa para fazer isso?
    Já tem o projecto e a relação de trabalhos (com a descrição de Todos os materiais) que pretende executar?
    Já falou com a Câmara para saber o que tem de fazer para dar início a essas obras sem ter chatices?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  12.  # 12

    Grata pelas v/ intervenções.

    Luis, a casa é de 1975, nas paredes que gostaria de eliminar suponho que não passe nada, pois em nenhuma vejo tomadas ou interruptores, e canalização não fazia sentido passar por ali, já que é na parede oposta (do lado da cozinha) que fica a chaminé, as ligações para o lava-loiça e máquinas de lavar. Mas lá está, isto sou eu a considerar, porque não sou profissional. As paredes têm, salvo erro, 15 ou 25 cm, segundo a planta (deixei-a em casa, não tenho como confirmar).

    Precisamente por ser a parte fácil é que ia já despachando. Os remates tenho um profissional que os fará, e a remoção de entulhos também, nunca os deixaria num qualquer baldio como fazem muitos. O meu problema é que estou a tentar poupar os tostões todos, porque quero uma obra feita como deve ser, não quero andar a poupar em coisas importantes. Então pensei, talvez ingenuamente, ''se é para partir, acho que consigo''. E assim, mesmo sendo pouco, é dinheiro que não gasto nessa tarefa.

    Projecto, tenho feita uma lista de tarefas e modificações (ao detalhe), mas só falei com um empreiteiro e ele lá me explicou o que podia/devia ou não fazer. Na Câmara, sendo remodelação interior não pensei que necessitasse de lhes dar cavaco, até porque só ia era perder tempo e dinheiro, aparentemente para nada.

    Mas também lhe digo: se começar a ver muita complicação não abato paredes nenhumas, era apenas uma questão de estética. Troco apenas as aduelas e retiro os móveis da cozinha.

    Mais uma vez obrigada a todos pelos conselhos! Depois digo como ficou, ou vou dando notícias.
  13.  # 13

    Colocado por: AcferGrata pelas v/ intervenções.
    De nada! :-)
    Sendo de 1975 tem 99% de hipóteses de a estrutura ser em vigas+pilares+lages em betão armado. E as paredes serão em tijolo.
    Avance à vontade.

    O meu problema é que estou a tentar poupar os tostões todos,...
    Ok.
    Isso vai exigir também muito tempo disponível da sua parte. Sabe disso, não sabe?
    CUIDADO no que é que poupa.
    O risco de contratar um imigrante ilegal, um desempregado a receber subsídio de desemprego, um operário sem seguro de acidente de trabalho (que sofra um acidente grave na sua obra) pode ser MUITO penalizador para a Dona de Obra.

    E... sabe que a taxa do IVA sobre a mão de obra em remodelações de habitação é de 6% , não sabe?
    E NÃO DE 23% !
    (por enquanto... portanto despache-se!!)

    Depois digo como ficou, ou vou dando notícias.
    Porque é que não mete aqui a planta (com a indicação das demolições que pretende fazer) para vermos o que os maldizent..., digo, peritos :-) deste Forum dizem ?
  14.  # 14

    Colocado por: PauloCorreiaVeja lá a vizinhança, porque não pode fazer barulho durante o fds e depois da 6 da tarde.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Acfer



    Não é só depois das 20:00?
  15.  # 15

    Colocado por: aquel_amor

    Não é só depois das 20:00?

    Já tive a policia às 18h05 chamada por uma senhora que depois me pediu para lhe pintar umas coisas e se lhe podia fazer um preço simpático
  16.  # 16

    Relativamente ao barulho, o melhor é não tentar incomodar mesmo os vizinhos... Não quero criar má vizinhança, e se posso fazê-lo em horas mais próprias, assim farei. Estou ciente do tempo que terei de dispender, e não tenciono poupar em coisas importantes. Prefiro esperar mais uns meses, se o dinheiro não esticar. Vai ser mesmo uma obra grande, mudar canalizações e electricidade, obviamente. Talvez lá para o Natal tenha isto concluido :)

    Luis, sim, tenho noção dos valores do IVA para a mão de obra, obrigada pela dica.

    Vou tentar colocar a planta, mas hoje não, estou com o meu tempo limitado. As paredes que gostaria de demolir são de 15 cm, confirmei hoje pela planta.

    Mais uma vez obrigada pelas v/ participações!
  17.  # 17

    Colocado por: Luis K. W.A dona de obra, e a irmã - «técnica responsável(?)» - eram ambas Arquitectas.


    Então compreende-se :-)))
  18.  # 18

    Não sei se expliquei bem, mas estou completamente à nora com isto e quando não se tem familiares ou amigos a quem se possa recorrer,
    e receba o meu conselho mais vale não os ter.
    Não é só depois das 20:00?
    não é as 18h tal como o paulo referiu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rasira
  19.  # 19

    Boas Tardes,

    venho aqui só para dizer que já fiz metade do trabalhinho, e praticamente sozinha! Muni-me de marreta e pé-de-cabra e aproveitei o feriado de Sto. António, que em Sintra é dia útil na mesma mas tirei o dia de férias.

    Antes disso, claro está, informei o condomínio e os vizinhos do possível ruído aquando das ''remodelações'' e antecipei um pedido de desculpas pelo incómodo. Foram simpáticos e não colocaram entraves (nem acho que tivessem poder ou razão para tal).

    Assim, os pontos 1), 4) e metade do 3) já estão resolvidos. Resolvi não retirar as aduelas das outras portas, mas reaproveitá-las. Retirar tinta, lixar e envernizar... Espero que seja uma boa opção. Troco só as portas, claro. Ficará mais barato mandar fazer as portas no carpinteiro ou compra-las numa loja de bricolage (Leroy Merlin, Aki, etc)? Têm de ser cortadas em baixo, ligeiramente, pois vou colocar o flutuante por cima da corticite existente, que por sua vez está por cima dos tacos de madeira.

    Bom, e é este o ponto da situação, até agora!

    Torno a agradecer a v/ ajuda!
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  20.  # 20

    boa!
    pegou no martelo/marreta de santo antonio, em vez do de s joão :)
    em geral é boa opção, mas atenção à pintura deve ser bem aplicada, estão aqui umas dicas http://www.tintas2000.pt/nm_quemsomos.php?id=139
    talvez o melhor/mais barato é ir a uma dessas lojas levar já a medida certinha e pedir para cortar, eles cortam lá.
 
0.0220 seg. NEW