Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

os valores sao para duas diferentes, apensas com algumas similaridades. Nao serao espelho uma da outra
  2.  # 22

Reveja a proposta de honorários e peça a proposta mais descriminada.

o neuro1987 é o único que tem de ficar esclarecido e sem qualquer dúvida dos trabalhos que lhe serão prestados.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neuro1987
  3.  # 23

vou questiona-lo arquitecto quanto a isso. obrigado. mais alguam questao que achem pertinente colocar?
  4.  # 24

enviei o que o arquitecto me disse que pertencia ao projecto de execução era para confirmar se era isso.

fica em paços de ferreira
  5.  # 25

Colocado por: neuro1987os valores sao para duas diferentes, apensas com algumas similaridades. Nao serao espelho uma da outra

O preço está barato.
  6.  # 26

Sim para duas moradias em que todos os projectos são diferentes pode ser um bom preço. Já para duas moradias em que apenas tem uma pequena variação ao nivel da arquitectura mas onde todas as especialidades são iguais é um preço normal.
    Insisto para que confirme o que está incluido na assistência técnica á obra.
  7.  # 27

No primeiro post diz o que esta incluida na assistencia tecnica á obra penso eu.
  8.  # 28

Colocado por: neuro1987
    - Assistência à obra – da assistência à obra fazem parte visitas à obra para confirmação da execução do projecto, possíveis alterações e esclarecimento de
    dúvidas de execução do projecto de arquitectura.

Isto é o quê? Direcção de fiscalização? Quantas visitas são feitas?
  9.  # 29

Para 2 moradias (mesmo que com similaridades) é barato.
  10.  # 30

5 visitas mas se necessario mais sem valor extra. quanto á fiscalizacao vou perguntar mas pode o arquitecto fiscalizar a propria obra?
  11.  # 31

Ok confirma-se que a assistência á obra não é a fiscalização. Na minha modesta opinião havendo um eficiente projecto de execução a assistência técnica á obra não é precisa para nada. Para isso está lá o director de fiscalização e o director de obra.
  12.  # 32

Quem esta habilitado a ser director da obra e de fiscalização?
  13.  # 33

Isto para obras com um valor inferior ou igual ao da classe I de alvarás
    Director de obra qualquer técnico com CAP de condução de obra nivel III é o minimo exigivel
    Director de fiscalização já é necessário possuir uma habilitação minima de nivel IV ou seja Agente técnico de arquitectura e engenharia
    Coordenador de segurança qualquer técnico com formação na area da HST
  14.  # 34

Quanto as questoes aqui colocadas ja as esclareci:

O PSS e a Direcção de Fiscalização está logicamente incluído, embora já não se esteja a falar da fase de licenciamento. O PSS é um documento onde estão as regras de segurança, saúde e higiene que são gerais para todas as construções deste tipo, basta fotocopiar colocar os dados relativos a esta obra. A direcção de fiscalização tem que ser já assumida aquando da entrega do projecto de arquitectura na Câmara, por isso estava automaticamente incluída, colocar isso num orçamento era orçamentar uma coisa obrigatória e inerente ao licenciamento, assim como por exemplo a Coordenação de Projecto.A direcção de Obra é da responsabilidade do empreiteiro. Fazer a coordenação de segurança em obra pode só depender da qualidade do empreiteiro, ou melhor, se o empreiteiro efectivo estiver inscrito no INCI e estiver dotado dos equipamentos e formação necessária.

A coordenação de segurança acarreta responsabilidades e não as assumo se achar que há falta de profissionalismo nessa área por parte do empreiteiro. Por isso a essa pergunta respondo que também está incluída, deixo é essa ressalva.

O projecto de execução inclui, mapa de acabamentos, mapa de vãos e pormenorização de elementos "não standart" que não possam ser referidos no mapa de acabamentos.
  15.  # 35

Permita-me uma ressalva. O seu técnico não faz a menor ideia das responsabilidades inerentes ao Coordenador de segurança e muito menos sabe para que raio serve um PSS. Mas não se preocupe que isso é generalizado em 99% dos técnicos
  16.  # 36

Ja agora porque diz isso?
  17.  # 37

Um PSS é composto por duas fases 1º a fase de projecto e aqui sim o seu técnico pode ter alguma razão para a maioria das obras eles são todos muito identicos.
    Seleccionado o empreiteiro a este PSS deve ser feita a respectiva adapatação que de entre muitas coisas deve atender ao método construtivo seleccionado bem como os materiais e equipamentos que vão ser utilizados. Isto varia de empreiteiro para empreiteiro.
    Já a coordenação não pode ser assumida em função da falta ou não de profissionalismo do empreiteiro. A coordenação de segurança muito mais que a subcrição de um termo de respomsabilidade.
    O facto de a direcção de fiscalização estar implicita nos valores apresentados tb parce um pouco estranho a menos que essa fiscalização não seja mais que a emissão dos respectivos termos de responsabilidade, ou então se repostar apenas às 5 visitas de assistência técnica o que para uma moradia não chega.
  18.  # 38

Depois de arquitecto escolhido vou passar para a fase do projecto.

Uma situação que me tem intrigado e ja sei que devo questionar ao arquitecto é a relacão preço/necessidade de cave, uma vez que estaria disposto a ter a garagem ao lado da casa "encostada" por assim dizer.
    pergunto aqui porque gostaria da vossa opiniao. A minha ideia seria ter garagen ebcostada a casa num dos lados e com ligação directa à cozinha.

Acham que fica mais barato do que uma cave?
  19.  # 39

Colocado por: neuro1987Acham que fica mais barato do que uma cave?

Muito.
  20.  # 40

neuro

uma cave só ganha sentido quando o terreno é extremamente exiguo ou quando exista um desnivel que a proporcione mais ou menos naturalmente, de resto, na minha opinião, pode ter muitos inconvenientes.

0.0246 seg. NEW