Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Boas.
    Vou colocar aqui porque tem +- a ver :)
    Eu tenho em casa algo chamado de fossa e a va?? enche passados 5 dias de a ter vazado e é grande....
    Ja testei a ver se a minha relva gosta da "água" de lá e ela adora. Fica tão verdinha :)
    A minha questão é esta existe algum tipo de saída enterrada para fazer rega que não seja necessária pressão e que tenha uma boa saída de água, pois a bomba que comprei para a fossa é fraca (não estou para comprar melhor para o que é dá).

Eu queria algo para não sobrecarregar a bomba em termos de trabalho e que não entupisse pois está enterrada.

Obrigado.
  2.  # 222

Acabei de encontrar um catalogo / tabela de preços de material de rega, do mais completo que ja vi : http://www.sulregas.com.pt/tabela/tabela.pdf
  3.  # 223

http://os.cudell.pt/pt/os/downloadcatalogos1 =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  4.  # 224

No fim de semana passado voltei a activar o sistema da rega automatica .... seca a quanto obrigas !

QUal o melhor sistema para regar as meloas ?

E quantas vezes por dia ?
  5.  # 225

De manhã bem cedo.
  6.  # 226

Colocado por: branco.valterDe manhã bem cedo.

Obrigado !
    Ja fiz caca, porque deixei aquilo programado para as 7 da noite
    E deve ser como ? Gota a gota ?

Deixei uma mangueira destas do lidl , a qual lança uns pequenos jactos de agua .. provavelmente não é o ideal ..
      GARD_1998[1].jpg
  7.  # 227

rain bird!!! e não é jacto de agua!
      dripline.jpg
  8.  # 228

Sou bastante ignorante no que toca a gota a gota ... ajudam-me ?

O que já tenho :

>Tubo preto daquele em fita, ordinário, perfurado.
    >Tubo preto rigido, parecido com esse castanho da foto.

É importante meter gotejadores para regar meloas ? Ou basta perfurar o tubo preto ?
  9.  # 229

existe tubo como aquele na foto, "Gota a gota" ja vem furado, arranja um rolo daquilo e estende o tubo por onde quer depois liga-o á agua, ou pode tb fazer o seguinte, com o tubo preto faz umas picagens e depois mete gotejadores. isto em baixo.
      got1.jpg
  10.  # 230

Boas e obrigado !

Tinha a noção que era esse o conceito.
    Contudo sou um virgem no assunto, e constato que existem tantos tipos de gotejador, que não sei por onde começar .

Podes elucidar-me sobre os diversos tipos de gotejadores existentes, e respectivos campos de aplicação ?

E faço os furos com quê ?Broca ? Existe um tamanho standard do orifício a fazer ?

O tubo pode ser o preto que já tenho, do tipo PEAD ? E como termino o tubo ?

Este sistema do gota a gota é para ficar à superficie , certo ? O conceito é ter um gotejador junto a cada pé de meloa, certo ?

E a àgua que alimenta isto, é melhor vir de um depósito a 1 metro de altura, ou é melhor aplicar-lhe pressão proveniente da bomba de agua com autoclave ?

Obrigado x100 :D
      Monotubo%201[1].JPG
  11.  # 231

voçe poe a rede onde quer se quer colocar ao pé de cada meloa é como quiser.

existe uma peça manual propria para furar o tubo, depois coloca uma união e depois ainda engata um tubinho fininho que vai levar ate á zona onde quer colocar o gotejador!
    perca um bocadito de tempo e veja aqui mais ó menos como deve fazer!

http://www.rainbird.pt/files/Business_center/DG_PT.pdf
  12.  # 232

Esse catalogo da Rainbird estáe excelente.

Neste momento estou mal de meios e tempo, por isso queria uma solução fácil e simples de implementar para já.

Para regar meloas é melhor ter a agua a superficie, ou é melhor um sistema enterrado ?
  13.  # 233

Colocado por: civismoEsse catalogo da Rainbird estáe excelente.

Neste momento estou mal de meios e tempo, por isso queria uma solução fácil e simples de implementar para já.

Para regar meloas é melhor ter a agua a superficie, ou é melhor um sistema enterrado ?

infelizmente de meloas não percebo nada, a não ser de as comer! =(
    • adan
    • 16 março 2012

# 234

Civismo, peço desculpa por contaminar o seu tópico, mas precisava de ajuda, pois eu infelizmente ainda percebo menos de rega automática que sua excelência. :):)

Segue uma imagem do meu terreno. A parte já jardinada é a parte das medidas... E como começei ao contrário (na altura o dinheiro não deu) coloquei a relva, mas agora queria colocar o sistema de rega (numa primeira fase só os aspersores ligados directamente à bomba de água.) Vamos por partes:

1. A água vem de um furo a oitenta metros, o motor é de 2 cv, ligado a um depósito com membrana e está "regulado" para permancer entre os 5 e os 3,5 bar.
    2. Queria ligar toda a tubagem directamente a isso (tendo já tudo ligado, pois ficou um tubo para mais tarde instalar a rega toda automática)
    3. Como o terreno é irregular não sei como colocar os aspersores, e de que tipo, pois por mais que leia sobre o assunto cada vez fico mais confuso. Gostava que me ajudasse com a sua experiência.
    3.1 É possível colocar aspersores de vários "alcances", e pulverisadores no mesmo ramal?
    3.2 É possível que a variação da pressão faça os jactos de água oscilar em distancia?

As medidas estão no desenho. já tentei fazer com um compasso as rodinhas de alcance dos aspersores, mas teria de colocar muito aspersores. e, se possível, não o creio, gostaria de colocar os aspersores da casa para o caminho exterior...

Atenciosamente.

p.S. Se achar que estou a poluir o seu tópico peço ao FD para desviar esta poluição para um novo. ;-)
      2012-03-16, Projecto Jardim.jpg
  14.  # 235

Colocado por: adan3.1 É possível colocar aspersores de vários "alcances", e pulverisadores no mesmo ramal?

sim

Colocado por: adan3.2 É possível que a variação da pressão faça os jactos de água oscilar em distancia?

sim, embora não va notar muita diferença depois de regulados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: adan
  15.  # 236

tem é que dividir o terreno por circuitos, e não ligar tudo ao mesmo percebe?
    • adan
    • 16 março 2012

# 237

Colocado por: Sergio Rodriguestem é que dividir o terreno por circuitos, e não ligar tudo ao mesmo percebe?

Qual a melhor maneira de fazer isso? Colocar "cortes" do tubo através de torneiras? ou colocar vários tubos a vir do ponto inicial?
  16.  # 238

Não polui nada o meu tópico ! Só o henriquece, e mais ainda, o topico nao é meu , é de todos :)

Mais logo respondo com mais tempo as suas questoes, apesar de haverem aqui colegas foristas que percebem do assunto mais 7678987654567821 vezes do assunto do que eu :)
  17.  # 239

Colocado por: adan3. Como o terreno é irregular não sei como colocar os aspersores, e de que tipo, pois por mais que leia sobre o assunto cada vez fico mais confuso. Gostava que me ajudasse com a sua experiência.
    3.1 É possível colocar aspersores de vários "alcances", e pulverisadores no mesmo ramal?
    3.2 É possível que a variação da pressão faça os jactos de água oscilar em distancia?

Ora viva !

Tente agrupar zonas, com um programador e uma electrovalvula em cada torneira, e assim resolverá muitos dos problemas que refere

Da minha parca experiencia, funcionam melhor pulverizadores iguais ligados em simultaneo no mesmo ramal

A sua ideia não era a de ter tudo ligado ao mesmo tempo, certo ?
      40-82-thickbox[1].jpg
    • adan
    • 26 março 2012

# 240

Olá...
    Aqui vai um pequeno esquena que fiz do desenho da colocação dos pulverizadores... Penso que estes são um pouco melhores, pois li que precisam de estar menos ligados e logo acabam por concumir menos água...

Contudo neste meu esquema ficam alguma dúvidas:

Consigo regular o pulverizadores para os âmgulos de rega que quero? Seja 360º, 90º, 75º, etc???
    Como fazer para "molhar" as partes que não se cruzam??? Aumentar os pulverizadores???

A ideia inicial era ligar tudo num único tubo, directo do bomba do poço e do autoclave (este regulariza a pressão entre os 3 e os 5 bar), depois surgiu a ideia de separar em dois circuitos, pode ser que a bomba só aceite um circuito de cada vez... É que pulverizar 5,5 metros de raio ainda é um bocado... Mas bom, bom era deixar só num circuito...

De seguida, vi nas especificações que os pulverizadores aceitam um prssão entre 2 a 3 bar... Será que por ter em méduia um pressão superior isso influi e poderá estragar os pulverizadores? Eu penso que não , pois o local de rega está cerca de 3 metros acima do autoclave...

Obrigado pela ajuda...
      Pulverizadores.JPG

0.0555 seg. NEW