Iniciar sessão ou registar-se
    • spyfi
    • 25 maio 2011 editado

# 1

Boa tarde a todos.

Tenho algumas questões a colocar-vos:

Enquadramento:
    - uma casa antiga com paredes resistentes de alvenaria em tijolo furado (mas não muito lol) e com estrutura de pisos em vigas de madeira, em que se verifica uma degradação acentuada nas mesmas vigas devido a bicho, fungos e humidade, com necessidade de serem substituídas;
    - a entrega das vigas existentes é feita directamente na parede.

As minhas questões são as seguintes:
    -ao efectuar algumas consultas de preços sugeriram-me apoiar as vigas novas directamente num frechal de madeira ao longo da parede.

Isto não provoca demasiada excentricidade nas paredes (estruturais)?
    A ser exequível do ponto de vista estrutural, como deve ser feita a fixação deste frechal à parede, uma vez que os tijolos não são maciços e têm alguns vazios? Não poderão fixar numa zona de vazio e haver problema?
    Para além disso, qual será o tipo de madeira mais recomendada, tendo em conta a maior economia possível (e um nível de resistência e durabilidade aceitável) para um vão de cerca de 3,50m a 4,00m (a casa é estreita)?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.
  1.  # 2

Como as vigas estão encastradas na parede julgo ser possível, mas em vez de um frechal em madeira, fazer uma cinta de betão para o apoio das vigas.Outra solução é criar uns cachorros; tudo tem a haver com o ambiente que vai criar pela parte de baixo.
    O que pretende é uma coisa deste género.
    E fotos não existem?
    Madeira desde que seja tratada em autoclave, pode ser até o nosso pinho. Agora que fica com uma cor esverdeada devido aos sais de cobre ( CCB ) que compõem o tratamento, para o interior pode ser de 8 kg/m3.

Ases
  2.  # 3

Falta o esquema

Ases
  3.  # 4

Obrigado pela resposta.
    Gostava de fazer um intervenção o menos intrusiva possível, daí estar com algum receio da solução do frechal. Substituir as vigas de madeira por outras apoiadas/encastradas directamente nas paredes deixa-me mais confortável por ser a solução existente...

Das madeiras possíveis para as vigas, e partindo do princípio que o aspecto não é relevante (visto serem depois ocultas por tecto falso) qual a mais económica: pinho ou casquinha?
  4.  # 5

Com a excentricidade não se deverá preocupar. É frequente esse tipo de solução. Não com um frechal de madeira, mas com uma cantoneira metálica, fixa na parede com varão roscado, galvanizado, embebido com "grout" injectado. Este varão deverá chegar até ao meio da parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: spyfi
  5.  # 6

As paredes têm aprox. 30cm de espessura. É suficiente para apoiar a cantoneira?
    Que tipo: cantoneira de abas iguais de 150x150x15mm (ou é demais)?
    A que distâncias entre si devem ser as fixações na parede para segurar a cantoneira (e posteriormente suportar as vigas)?
    E as fixações devem ser nas juntas da alvenaria para evitar a questão dos vazios?

Desculpem a quantidade perguntas mas não gosto de ficar com dúvidas... lol
  6.  # 7

Para jogar com segurança:

A fixação deverá ser entre 2 vigas de madeira. (0.35m) aproximadamente. Qual o espaçamento das vigas anteriores?

A cantoneira parece ser exagerada, mas o projectista é que sabe.
  7.  # 8

O projectista é um nabo. (sou eu... lol)

A cantoneira também me pareceu um pouco exagerada (pesadota) dado o vão em questão, mas tinha visto uma sugestão dessa ordem aqui no fórum (penso que do Sr. Paulo Correia).

o espaçamento entre as vigas existentes é de cerca de 40 a 50cm. A sua ideia seria ter fixações em varão roscado galvanizado com o mesmo afastamento das vigas mas entre vigas?
    Coloco aqui fotos à noite, se puder.

E já agora alguém me sabe dizer qual o custo deste tipo de operação (e sei que varia com o tipo de cantoneira escolhido) para dois frechais com cerca de 17m de comprimento?

obrigado mais uma vez.
  8.  # 9

Colocado por: O.MartinsNão com um frechal de madeira, mas com uma cantoneira metálica, fixa na parede com varão roscado, galvanizado, embebido com "grout" injectado. Este varão deverá chegar até ao meio da parede.

" grout " é bucha química ou cimento de fixar/chumbar ?

Outra solução é fazer a sua fixação no topo da viga à parede através de ferragens. Existem no mercado muitas variedades e feitios, do tipo Simpons.
    Se vai fazer tecto falso o pinho é mais económico, mas terá que ser tratado em profundidade, do tipo autoclave. Não vá pela conversa de pincelar com Cuprinol, Bondex, S.O.R.. É tudo superficial, passado uns anos tem o mesmo problema. Vai ter que substituir. Fica agora mais caro é verdade, mas julgo que é mau trabalho não fazer a sua preservação por vácuo.

Ases
  9.  # 10

Colocado por: spyfiEnquadramento:
    - uma casa antiga com paredes resistentes de alvenaria em tijolo furado

Colocado por: spyfi- a entrega das vigas existentes é feita directamente na parede.

Tem aqui uma solução que já foi testada e parece-me que não deu problemas. Para que é que vai inventar?? Execute a solução que já está testada.
  10.  # 11

Colocado por: spyfiO projectista é um nabo. (sou eu... lol)

A cantoneira também me pareceu um pouco exagerada (pesadota) dado o vão em questão, mas tinha visto uma sugestão dessa ordem aqui no fórum (penso que do Sr. Paulo Correia).

o espaçamento entre as vigas existentes é de cerca de 40 a 50cm. A sua ideia seria ter fixações em varão roscado galvanizado com o mesmo afastamento das vigas mas entre vigas?
    Coloco aqui fotos à noite, se puder.

O problema não é só o vão (que ainda é considerável já que vai usar madeira... 4.00m) é também o afastamento entre vigas.
    Quanto mais afastamento mais esforço concentrado sobre a cantoneira, e precisa dela mais grossa.
    Uma coisa é ter 40cm, outra coisa é ter 50cm. Qual a secção das vigas que lá se encontram?

Se quisesse manter a solução original, bastaria retirar a viga antiga, limpar o suporte e colocar a nova, ou tinha que regularizar e reparar todos os furos da entrega das vigas?

Colocado por: AJCLeitao
    " grout " é bucha química ou cimento de fixar/chumbar ?

É uma pasta que contém cimento.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Grout
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AJCLeitao
  11.  # 12

Colocado por: Picareta

Tem aqui uma solução que já foi testada e parece-me que não deu problemas. Para que é que vai inventar?? Execute a solução que já está testada.

Já imaginou o trabalhão que vai dar para colocar as vigas encastradas ? Terá que abrir um buraco atá ao exterior, por onde passa depois a viga com o comprimento do vão mais o que apoia , e depois fechar o buraco. Soluções mais limpas, para mim só 2 ou um apoio pontual ( cachorro madeira, ferro, alvenaria ) ou continuo ( frechal madeira , perfil metálico ).

Recorrendo à biblioteca do Mestre Alexandre, vamos recordar como era dantes

Ases
  12.  # 13

Ficheiro pdf mais tarde, estava a ser abusado, não reparei 3078kb.
    Mais tarde do que nunca.

Ases
  13.  # 14

Ponha la´fotos do imóvel. exterior + interior.
    um vão de 4 metros em madeira não é nada de especial.

Já projectei com vão de 8m, sem asnas e sem madeira lamelada colada... (2003), apenas pinho. ( as paredes eram em alvenaria com esutrtura recticulada de betão.
    Os cachorros, podem ser ou não a melhor opção.
    Também se pode optar pelo encastramento nas paredes ( mas falta saber tipo de tijolo, espessuras, afastamento entre madres, tipo solução de cobertura, para saber qual o peso próprio, etc...)
    O encastramenteo, se for em tijolo perfurado ( com 2 furos na horizontal), e a alvenaria tiver pelo menos 1 vez e meio de largura (cerca de 35cm), poderá eventualmente receber esses esforços. Mas já que vai tirar o telhado todo, eu colocaria um lintel perimetral em betão armado, para garantir um reforço estrutural do edificio, e sobre o mesmo montaria a estrutura de madeira.
    Se não quer subir a cércea. pode desmontar as fiadas de tijolo que perfaçam a altura do linte.

No fundo isso necessita de ser pensado com projecto e através de uma análise téncica das condicionantes do edificio.

PS: É para isso que normalmente me pagam.. faz parte da minhas competências profissionais. ;)
  14.  # 15

Depois de decompor os pdf, vai o 1º
  15.  # 16

16.  # 17

mais outro
  17.  # 18

18.  # 19

agora os cálculos
  19.  # 20

e por fim,
    O livro vai agora repousar até quando for solicitado, está claro.
    Tenho que trocar as bolas de naftalina, pois vi um objecto voador.

Ases

0.0218 seg. NEW