Boa tarde, Já houve outras discussões sobre este tema mas não exactamente com resposta à situação que aqui coloco: a construção do prédio data de 1955, r/c e mais 3 andares, a minha chaminé da cozinha é aberta, inicialmente entrava chuva e lixo (pó e areia etc), actualmente após ter-se colocado um tipo de chapéu na chaminé no telhado já não chove mas o pó e a "areia" continua a cair, é impossível estar descansadamente a cozinhar nestas condições. A limpeza periódica contratada pelo condomínio é efectuada trimestralmente. A questão é: posso fechar uma parte da chaminé? Não vai afectar a entrada e saída de ar por causa do esquentador? Ainda para mais não posso fechar colocando um exaustor por causa do esquentador... A chaminé é rectangular mas no lado mais à esquerda é a direito onde é a abertura onde é a conduta (onde cai o pó) e vai desnivelando para a direita e o fogão fica exactamente por baixo nessa parte, tem este aspecto: | \ O facto de fechar, sei lá, 60% da chaminé, irá afectar concerteza a sua limpeza que é obrigatória. É um autêntica quebra-cabeças. Só mesmo com ajuda profissional. Agradeço as vossas sugestões pois ando para remodelar a casa há já muito e como não encontro solução para a chaminé vou adiando. Desde já, e mais uma vez, agradeço. Cumps S.
A solução passa por colocar uma rede fina , que não deixa passar nem areia nem a caca dos pombos. Fale com os restantes condóminos, e arranje alguém ou vá você mesmo colocar a dita rede, a varias formas de prende-lá, é só puxar pela imaginação. É fácil, eficaz e barato, só não dá milhões, ;P.
Já fiz em casa da minha mãe e o problema ficou resolvido .
Muito obrigada pela resposta Quid Iuris. A rede também já não é a 1.ª que lá ponho e pelos vistos não há-se ser a última dado realmente ser uma das melhores opções e fácil de tirar para limpar etc. Obrigada. S.
faça outra coisa, feche a chaminé por cima do fogão com uma chapa de inox a tapar tudo e deixe somente uma abertura para o um tubo de exaustor, e claro coloque um exaustor, quando colocar a chapa peça para lha colocarem de maneira a ser facilmente amovível para manutenção,
garantidamente não vai ter mais nenhuma chatice com isso, e não vai afectar em nada o esquentador desde que a saida do esquentador fique por cima desta chapa, se não ficar faça mais um buraco para a conduta de saída do esquentador.
Bom dia, jorgealves, obrigada pela sua sugestão parece-me realmente uma boa solução para conseguir resolver esta situação de uma vez por todas. Ainda para mais (embora eu não seja especialista), não me parece que seja uma coisa assim tão difícil de realizar, quer em termos monetários quer no próprio trabalho em si.