Já comuniquei e procurei o vosso aconselhamento , penso que no final do ano passado e muito vos agradeço.
Gostaria de vos por uma situação que me preocupa por várias razões:
1) Encontro-me a viver com a minha mãe, em casa alugada em nome desta, desde 1986; 2) a vizinha do r/c, em tom de provocação, disse-nos que o senhorio iria mudar a fechadura da entrada do prédio, para uma mais moderna
Creiam quando digo que o meu maior sonho era poder tirar a minha mãe daqui, mas infelizmente somos duas pessoas com grandes problemas de saúde, nomeadamente doenças crónicas tendo a mobilidade reduzida e a idade também já não ajuda - claro que quando a saúde não é muita, o dinheiro também escasseia, no entanto, nunca falhamos o pagamento da renda até ao dia 8 de cada mês - sempre fizemos os possíveis e impossíveis para garantir estas pagamentos.
Já não sei que mais é que podemos fazer e a quem recorrer, pois a verdade, é que achei estranho que fosse a vizinha a comunicar-me tal facto, e não ter sido, o senhorio a fazê-lo. Dirigi-me ao predio onde moram, que é mesmo em frente, do outro lado da rua, lá me abriram a porta e em tom de gozo, disseram que faziam as alterações que muito bem entendessem e que não tinham que comunicar coisa alguma, e que eu tinha apenas que me sujeitar, às alterações que muito bem entendessem fazer e que sem não estivesse satisfeita, que me mudasse.
Preocupa-me ainda, porque somos alvo de intimidações verbais das raras vezes que saímos à rua, pois os inquilinos do piso inferior ao nosso querem este andar, para fazer uma espécie de duplex, com o consentimento do senhorio, é claro - dizem-nos de uma forma cruel e desumana, que não querem pessoas doentes no prédio - como se tivemos alguma doença contagiosa...
Pensei por várias vezes, em apresentar queixa na polícia, só para não afligirem ainda mais a minha mãe, mas como é que faço prova de uma situação destas?
Só quero viver em paz e ainda poder proporcionar à minha mãe, uma velhice descansada, dentro do que é possivel atendendo às nossas circunstâncias.
Acrescentaram que depois poriam a chave na caixa do correio, ao que perguntei, mas se eu tiver saído não terei acesso à caixa do correio, que se é acessível a quem está dentro do prédio. Ao que me responderam: Azar! Problema seu!
Estou muito, muito preocupada, não sei o que fazer, as poucas pessoas amigas que tenho, têm terror deles e não querem ser minhas testemunhas - o que faço se me vejo confrontada com a situação de ficar fora de casa?
Chamo a PSP?
Não sei o que fazer, nem a quem recorrer. A única coisa que sei, é que a situação vai de mal a pior.
Assim, desde já, agradeço todo e qualquer esclarecimento e/ou sugestão que nos possam dar sobre o assunto exposto.
Sim, de facto, a chave deveria ser dada ANTES da fechadura ser mudada, isso é uma questão de bom senso - o que não prevalece nesta situação que é bastante delicada, e que não querendo ser pessimista, eu e a minha mãe, corremos o risco de ficar fora de casa, e vou mesmo ter que recorrer à polícia, o que não queria, pois sei que a partir daí, as ameaças e outro tipo de ações irão decorrer, mas a verdade, é que preciso de um tecto, e não tenho outro saída - enfim, tenho muitas opções, pelas respostas que estou a ter, que de qualquer forma agradeço. Um bom fim de semana para todos,