Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá amigos, vou construir uma casa, e estou com dúvidas qual o painel solar que devo compra,por um lado tenho um painel vulcano de 200 litros ligado a um esquentador de apoio que me custa 2.233,00 euros e não é ajudado pelo o governo aqui dos açores,por outro tenho um painel sem esquentador mas ligado a rede eléctrica que me custa 1.800,00 euros e o governo dá me ajuda de 600 euros, mas tenho medo desse segundo painel pois a electricidade pode me sair mais cara do o gás.Gostava muito que me ajuda sem .
  2.  # 2

    Colocado por: slb100tenho um painel sem esquentador mas ligado a rede eléctrica que me custa 1.800,00 euros e o governo dá me ajuda de 600 euros


    Explique lá isso melhor?!?

    Se houver ajuda.. para os paineis, isso é independente do tipo de apoio que os mesmos vão ter (gas, eléctrico, bomba de calor....)
  3.  # 3

    olá amigo , nos açores só dão ajuda no painel sem esquentador só nesse .( eléctrico)
  4.  # 4

    a minha duvida é se põe eléctrico ou a gás percebe ,eu quero pagar pouco mas também não quero ficar mal servido
  5.  # 5

    É estranho.... (aí o lobby do gás é contrário ao do continente)
    Prepare as coisas para funcionar com ambas as soluções. Para já não coloque o backup a gás.
    Mete o Termossifão com o backup electrico.. um dia quer utilizar gas.. é só desligar a resistência do depósito.. comparar uma caldeira a gas com modulo solar... e já tem a festa feita.

    PS: sabe que uma caldeira custa cerca de 600€ + consumo de gás...o que dá para muitos anos de energia electrica.
  6.  # 6

    olá pedro, mas sabe eu não quero gastar muito dinheiro por isso,eu tenho que escolher o com o apoio do esquentador ou com apoio do eléctrico , mas pedro oTermossifão com apoio eléctrico é o mais caro de todos ?
  7.  # 7

    Não, é o mais barato de todos (aquisição)
    Em custos de exploração... depende de vários factores.
  8.  # 8

    Viva. Deixo aqui a minha experiência em relação ao assunto.

    Vantagens Resistência:
    - O preço da resistência para o termossifão é de +- 100€, mas temos de acrescer um relógio de modo que funcione nas horas do bi-horario se assim pretender.

    Desvantagens Resistência:
    - Preço da electricidade.
    - Tempo que demora a aquecer a água. Se por exemplo não houver sol e tem água fria demora mais ou menos 2 horas a aquecer 200l.

    Vantagens Esquentador:
    - Se trabalhar em série com o painel, selecciona uma temperatura e o esquentador só arranca se a temperatura descer desse valor, logo água sempre quente.
    - Preço do gás relativamente com o rendimento retirado da resistência.
    - Se não tiver este sistema, na avaliação energética da casa passa logo para B (Algo que me foi dito, sem a certeza absoluta).

    Desvantagens Esquentador:
    - Preço do equipamento. Já faz a festa por 350€.
    - Canalização necessária para o efeito. Não esquecer que se for em paralelo, o esquentador serve como alternativa e se for em serie é um apoio ao painel solar.

    Poderia também colocar como desvantagem o espaço que ocupa o esquentador mas penso que não é o mais importante nesta discussão.

    Em relação a bomba de calor, não tenho opinião nem conhecimentos sobre o assunto.

    Espero ter ajudado.
    Artur.
    • eu
    • 30 maio 2011 editado

     # 9

    Colocado por: Kingart
    Desvantagens Resistência:
    - Preço da electricidade.
    - Tempo que demora a aquecer a água. Se por exemplo não houver sol e tem água fria demora mais ou menos 2 horas a aquecer 200l.


    É incrível como a maior parte das pessoas ainda pensa que a electricidade é mais cara que o gás.

    Na realidade, se aquecer a água durante a noite (usando um relógio que custa uns 10 euros) aproveitando a tarifa bi-horária, a electricidade fica ligeiramente mais barata que o gás natural. Relativamente ao gás propano/butano, a diferença é muito maior.

    Fica aqui um gráfico interessante. O que mais interessa é a barra azul, que representa o consumo.

  9.  # 10

    olá Kingart, então na tua opinião devo ir para o painel solar com o apoio do esquentador, estou mesmo com duvida diz se fosse tu qual colocavas?
    artur muito obrigado foste a explicação mais clara que tive no fórum , muito obrigado.
 
0.0151 seg. NEW