Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

O meu nome e´ fabio, teho 26 anos e tenho andado a pensar em construir uma casa de madeira.
    tenho uma serie de duvidas que gostaria de exclarecer, e se alguem me poder ajudar fico agredecido.

-Posso eu, como pessoa sem nenhuma ligaçao a qualquer empresa do ramo da construçao civil, construir uma casa desse tipo? A minha ideia era simplesmente aos poucos com uns amigos construirmos a casa, uma casa do tipo "americana", ja verifiquei varias vezes como sao feitas e sinto-me com perfeitas condiçoes de a construir, o meu problema sao as borucracias, do qual entendo pouco.

A minha ideia e' mandar fazer a um empreiteiro a base da casa em cimento, que e´ uma caixa de ar com um metro de profundidade mais ou menos, e dai pra cima faze-la eu.

Terreno nao e´ problema, tenho um com 2600m2 e tenho a certeza de que e´ zona de construçao.

Se houver alguem que me explique os passos a que eu tenho que proceder, agradecia mesmo.

Obrigado
  2.  # 2

E pode construir nesse terreno?

Á partida é uma opção sua, que até pode ir mais longe, falo em sustentabilidade. O que seria de facto interessante.
    Mas não inviabiliza a apresentação do licenciamento da habitação à camara municipal. À partida , se licenciada preenche todos os requisitos de uma boa habitabilidade.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

Obrigado pela sua resposta desde ja

Sim nesse terreno posso construir.

Obviamente uma das minhas intensoes e' poupar dinheiro, mas tambem quero uma casa segura e habitavel, mas isso eu tenho quase a certeza de que consigo, pois trabalho no ramo de montagens de edificios e tambem tenho na familia quem trabalhe neste ramo de construçao de casas de madeira, e me vai ajudar, por isso nao sera esse o problema, problema sera mesmo autorizaçoes e licenças, penso eu.
  4.  # 4

Mas isso não é problema para os projectistas.

Contracte uma equipa para a elaboração dos projectos e sua instrução camarária.
    Da construção trata o Fabio:)

Algum esclarecimento adicional disponha.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

Não pode fazer o que pretende da forma como pretende. Só as empresas de construção civil com o alvará apropriado podem fazer essa - ou outra - construção. Legalmente não é possível a auto-construção. O processo de licenciamento decorre da mesma forma seja para construção tradicional ou para outro tipo como a metálica ou em madeira.
  6.  # 6

Pois ja desconfiava de que nao podia, mas estava a pensar em fazer da seguinte maneira: como quero mandar fazer a um empreiteiro a base da casa em cimento, ele proprio tinha que levantar o alvara' pra construçao, dps de ele ter terminado a base, ficava eu a acabar o resto.
    Mas nao sei se isto e' possivel
  7.  # 7

Colocado por: j cardosoNão pode fazer o que pretende da forma como pretende. Só as empresas de construção civil com o alvará apropriado podem fazer essa - ou outra - construção. Legalmente não é possível a auto-construção.

Auto-construção, é o que mais se vê aqui pelo forum, e nós somos coniventes com esta ilegalidade porque ainda os ajudamos, mais grave é o meu caso, porque tenho uma empresa de construção.
  8.  # 8

Estou de acordo consigo Picareta,

Fabio, trate primeiro da burocracia.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  9.  # 9

Colocado por: Fabio Gouveiaele proprio tinha que levantar o alvara' pra construçao, dps de ele ter terminado a base, ficava eu a acabar o resto.
    Mas nao sei se isto e' possivel

É algo que acontece, mas, felizmente, cada vez menos.

Imagine que está com os seus amigos a montar o telhado.

Numa bela tarde um dos seus amigos lembra-se de passar de uma asna para outra fazendo equilibrio por cima de uma viga e... vem parar cá abaixo. Nunca mais se levanta...

Esta situação pode arruinar o empreiteiro, que na boa fé, disponibilizou o alvará, os seguros e afins para a construção.
  10.  # 10

Tem razao O.Martins

Isso seria um problema serio
  11.  # 11

Esta situação pode arruinar o empreiteiro, que na boa fé, disponibilizou o alvará, os seguros e afins para a construção.

O empreiteiro e o dono da obra.
  12.  # 12

Colocado por: O.Martinsvem parar cá abaixo. Nunca mais se levanta...

Colocado por: O.MartinsEsta situação pode arruinar o empreiteiro

Colocado por: j cardosoO empreiteiroe o dono da obra.

Ninguém se preocupa com o gajo que caiu.
  13.  # 13

Colocado por: Picareta

Ninguém se preocupa com o gajo que caiu.

Ora se ele nunca mais se levanta, o único a preocupar-se com o gajo será a agência funerária.........
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques

0.0149 seg. NEW