Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Estou prestes a comprar uma loja de 40m2 para pôr em funcionamento um Centro de Explicações e tenho uma séries de dúvidas:

    1. A loja tem uma licença de utilização, emitida logo após construção. Existem licenças de utilização específicas para determinados tipos de actividades?

    2. A licença de utilização tem prazo de validade?

    3. Após a construção da loja e obtida a licença de utilização, o proprietário decidiu fazer uma escada ilegal entre a loja (no R/C) e o armazém (na Cave). Que problemas poderei ter ao adquirir a loja com esta ilegalidade?

    4. Após compra de Loja, se decidir arrendar é necessário um Certificado de Eficiência Energética?

    4. Para abrir portas como Centro de Estudos deverei apenas ter...:
    - Licença de Utilização
    - Horário de Funcionamento (afixado à porta)
    - Empresa
    - Livro de Reclamações
    - Espaço em conformidade com a legislação aplicável
    ...ou ter ainda como obrigatório o "Projecto de Segurança contra Incêndios", um Alvará especifico para esta actividade, e/ou outras?

    Muito obrigado por qualquer ajuda a qualquer uma das questões!
  2.  # 2

    Boas,

    JUlgo que o projecto de segurança contra incendios nao necessita, visto ser uma area inferior a 50m².
    Quanto às escadas ou legaliza-as...ou nao...


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    Colocado por: miguelm11. A loja tem uma licença de utilização, emitida logo após construção. Existemlicenças de utilização específicaspara determinados tipos de actividades?


    Já viu a licença de utilização? tem que ter licença de utilização para serviços.

    Colocado por: miguelm12. A licença de utilização temprazo de validade?


    Não

    Colocado por: miguelm13. Após a construção da loja e obtida a licença de utilização, o proprietário decidiu fazer umaescada ilegalentre a loja (no R/C) e o armazém (na Cave). Que problemas poderei ter ao adquirir a loja com esta ilegalidade?


    Se a licença de utilização for para serviços, à partida não tem problema, a não ser que para licenciar a actividade haja vistoria.

    Colocado por: miguelm14. Após compra de Loja, se decidir arrendar é necessário umCertificado de Eficiência Energética?


    Não. Quem lhe vender a loja é que tem que pedir o certificado energético

    Colocado por: miguelm14. Paraabrir portas como Centro de Estudosdeverei apenas ter...:


    Licenciar a actividade. Consulte a sua câmara municipal

    Colocado por: miguelm1...ou ter aindacomo obrigatório o "Projecto de Segurança contra Incêndios", um Alvará especifico para esta actividade, e/ou outras?


    Se tem licença de utilização para serviços, tem que ter central de segurança contra incêndios. Responsabilidade de quem vende.
  4.  # 4

    Colocado por: adarqJUlgo que o projecto de segurança contra incendios nao necessita, visto ser uma area inferior a 50m².


    Precisa. Ainda agora tratei da licença de utilização para uma loja com 35m2.
  5.  # 5

    E foi projecto ou ficha?

    E foi para restauração?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 6

    Colocado por: adarqE foi projecto ou ficha?

    E foi para restauração?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    Foi projecto. o objectivo era alterar uma licença de utilização para "comércio", para "comércio e serviços"
  7.  # 7

    Colocado por: PicaretaFoi projecto. o objectivo era alterar uma licença de utilização para "comércio", para "comércio e serviços"


    É aqui que o miguelm1 tem que ter atenção, se a licença for para "comércio" vai ter problemas.
  8.  # 8

    Estranho,

    Porque normalmente em espaços inferiores a 50m² podem pedir a ficha.

    Fiquei a aprender mais uma. Em que camara foi?
  9.  # 9

    Colocado por: adarqFiquei a aprender mais uma. Em que camara foi?

    Coimbra
  10.  # 10

    Obrigado=)
  11.  # 11

    Colocado por: adarqFiquei a aprender mais uma. Em que camara foi?


    Não sei. você pode ter razão, mas a câmara solicitou o projecto e eu nem questionei, mandei fazer um projecto.
  12.  # 12

    POis,

    achei um pouco estranho, mas se o fez e aceitaram é o que interessa=)

    Está feito!
  13.  # 13

    Colocado por: miguelm1o projecto de segurança contra incendios nao necessita, visto ser uma area inferior a 50m²

    Os m2.. não servem para avaliar se uma determinada Utilização tipo necessita de Projecto e/ ou Ficha,. As ficha tem a haver com o Tipo de utilização-tipo, com a altura da UT, Efectivo da UT, e pode ter haver com a Au da UT(>0000m2) e depois de atribuida uma Categoria de risco.

    Imaginem um cenário. para o Centro de explicações.
    Utilização-Tipo - IV (escolar) - Esta Utilização tipo.. qualquer que seja a categoria necessita SEMPRE de Projecto SCIE.
    Au do espaço= 50m2
    Atura da UT= .10m
    O estabelecimento só acolherá utentes >6anos.
    termos por exemplo na UT:
    duas salas de ensino não especializado com 20m2 = 20x0,6= 12PAX x2 = 24UTENTES
    Secretariado/ recepção -3m2 = 1funcionário
    Total do efectivo =25 utentes.

    concluindo:
    É de 1ª Cat de risco.
    PRECISA de PROJECTO SCIE (é uma coisa barata e rápida de efectuar)
    em termos de equipamentos de seguança vai ter de colocar:
    2 extintiores portáteis, um ABC 6kg, e um CO2kg
    sinalização fotoluminescente
    Iluminação de emergência e de segurança
    sistema de detecção e alarme de incêndio.
    ...
  14.  # 14

    Colocado por: PicaretaFoi projecto. o objectivo era alterar uma licença de utilização para "comércio", para "comércio e serviços"

    Picareta.. nesse caso para essas UT tipo, só é necessário FICHA SCIE ( no qual convém sempre fazer um projectito.. para implementar em obra)
  15.  # 15

    Olá boa tarde! Eu gostaria de abrir um centro de estudo e explicações, tenho uma loja, antigo supermercado, e gostaria de saber tudo o que será necessário fazer?! Tudo mesmo porque estou completamente às cegas neste assunto...Acabei agora o curso e achei que seria uma solução uma vez que nao estou colocada.
    oBRIGADA
 
0.0197 seg. NEW