Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha casa, que já é bastante antiga, não tem ligação à terra e estava a ponderar contratar alguém para fazer a instalação porque já tive algumas avarias fruto de picos de corrente. Mas antes disso, gostava de esclarecer aqui algumas dúvidas.

    1º - Uma tomada na cozinha, junto ao fogão, tem o fio terra instalado e este vai até ao Q.E. mas acho que na realidade não está a fazer nada porque não vejo nenhuma continuidade para o exterior, como podem ver nas fotos em baixo (peço desculpa pelas fotos mas foram tiradas com telem...). Supostamente, todos os fios terra da casa teriam que estar ligados aquela barra por baixo do disjuntor e depois ainda teria que sair, dessa barra, um fio igual mas para o exterior (ligados a uma vara de cobre devidamente enterrada), correcto?

    2º - O fio terra, para o exterior, deve ligar directamente aquela barra à vara de cobre ou deve ter alguma ligação também ao contador da EDP?

    3º - Enquanto não tenho a instalação feita, será que posso fazer uma ligação provisória apenas para uma tomada especifica onde tenho ligado o PC e um amplificador a válvulas? Toda a instalação eléctrica parte do Q.E. para o sótão da casa, onde está embebida em cabos espalhados pelo chão e estes descem directamente, pelas paredes, para cada tomada e/ou ponto de luz. A minha ideia era passar um fio terra dessa tomada para o sótão e liga-lo a algum ponto no sótão para fazer a descarga (tipo alguma armadura que esteja à vista). É possível?

    Desde já agradeço qualquer ajuda/opinião!

    QE

    barra

    disjuntor
    • eu
    • 28 maio 2011

     # 2

    Ao ver essa foto, só me apetece dizer: AI JASUS !!!

    Caríssimo, você precisa aí de uma GRANDE remodelação da sua instalação eléctrica. Contacte um electricista.

    PS: o fio de terra não resolve o problema dos picos de tensão.
  2.  # 3

    A casa já é bastante antiga e os artistas que a construíram fizeram este lindo serviço...

    Quanto aos picos de tensão, a ligação à terra serve para, entre outras coisas, minimizar os efeitos dos picos ou descargas eléctricas e impedir que estes danificam os aparelhos ou, pior que isso, atinjam os utilizadores. Aparelhos como uma UPS ou Protectores de Picos nas tomadas também ajudam mas se não tiveram ligados à terra, acabam por também ficaram danificados.
  3.  # 4

    1º - Uma tomada na cozinha, junto ao fogão, tem o fio terra instalado e este vai até ao Q.E. mas acho que na realidade não está a fazer nada porque não vejo nenhuma continuidade para o exterior, como podem ver nas fotos em baixo (peço desculpa pelas fotos mas foram tiradas com telem...). Supostamente, todos os fios terra da casa teriam que estar ligados aquela barra por baixo do disjuntor e depois ainda teria que sair, dessa barra, um fio igual mas para o exterior (ligados a uma vara de cobre devidamente enterrada), correcto?
    correcto, trata-se de um apartamento ou moradia?
    - O fio terra, para o exterior, deve ligar directamente aquela barra à vara de cobre ou deve ter alguma ligação também ao contador da EDP?
    o eléctrodo é espetado na terra daí sai para uma caixa terra que por sua vez irá sair dessa caixa para o barramento do quadro
    3º - Enquanto não tenho a instalação feita, será que posso fazer uma ligação provisória apenas para uma tomada especifica onde tenho ligado o PC e um amplificador a válvulas? Toda a instalação eléctrica parte do Q.E. para o sótão da casa, onde está embebida em cabos espalhados pelo chão e estes descem directamente, pelas paredes, para cada tomada e/ou ponto de luz. A minha ideia era passar um fio terra dessa tomada para o sótão e liga-lo a algum ponto no sótão para fazer a descarga (tipo alguma armadura que esteja à vista). É possível?
    ser possivél é, mas não seria a mesma coisa, não invente e coloque a terra segundo as regras
  4.  # 5

    pdavidmarques é uma moradia.

    Desconhecia essa caixa terra que fala. Pelos vistos falta-me mais alguma coisa no QE para além da ligação da barra ao exterior...
  5.  # 6

    Colocado por: PitangaPelos vistos falta-me mais alguma coisa no QE para além da ligação da barra


    falta muito mais que isso,

    como se costuma dizer, este é um problema típico de "juntas".


    Junta-se tudo e deita-se fora, depois já se pode fazer como deve ser,


    Qualquer ligação de terra é melhor do que a que tem nem que seja a partir de qualquer ponto fazer uma ligação a uma vareta de terra enterrada no solo algures,
    e problemas de "picos de tensão" com esse quadro e essa distribuição devem ser todos os dias,

    para fazer como deve ser vai precisar de muita coisa e de um profissional, na minha opnião.
  6.  # 7

    Ok jorgealves. Tou a ver que isto vai ser pior que o que pensava... É que não me apetecia (€) muito andar a fazer quase tudo de novo...
    • eu
    • 29 maio 2011 editado

     # 8

    Colocado por: PitangaQuanto aos picos de tensão, a ligação à terra serve para, entre outras coisas, minimizar os efeitos dos picos ou descargas eléctricas e impedir que estes danificam os aparelhos

    Muita gente pensa isso, mas na realidade, a ligação de terra não tem nada a ver com picos de tensão. A sua única função é proteger as pessoas, em contactos com as partes metálicas dos aparelhos. A chamada protecção contra contactos indirectos.

    Quando existem picos de tensão ou "descargas", os aparelhos sofrem o mesmo, com ou sem ligação à terra.

    Quanto à sua instalação, tem que levar aí umas grandes obras...
  7.  # 9

    Não entendo porque chamam de "artistas" a quem fez essa instalação...

    Por acaso sabem se nessa casa já alguém se "aleijou" por causa da electricidade, ou dessas ligações?

    É que a casa é antiga, como se deduz pelas fotos!! E a instalação se calhar até está feita pelos trâmites legais de antigamente.
    A casa da minha avó tem (tinha) um quadro em tudo idêntico a esse (casa com cerca de 60 anos) e nunca ninguém se "aleijou" lá, e o único problema que havia era por vezes a luz ir abaixo derivado da falta de potência.
    Actualmente, remodelámos o quadro de entrada, pusémos melhores protecções, condutor de terra e mais circuitos, e aumentámos a potência (um irmão meu foi para lá morar), mas deixámos um conselho: "tem atenção onde ligas os aquecedores, só aos circuitos novos!" :-D

    Depois, também as escolas aqui da zona ( e por esse Portugal fora) têm quadros eléctricos desse tipo, e instalações antigas.
    Novamente, de quantos acidentes ouviram falar, relacionados com a falta de segurança nas instalações?
    Eu não ouvi de nenhum... e são 29 escolas primárias aqui no meu concelho com esse tipo de instalação.
    • eu
    • 30 maio 2011 editado

     # 10

    Colocado por: treladocaoNovamente, de quantos acidentes ouviram falar, relacionados com a falta de segurança nas instalações?

    Eu conheço tantos e tantos casos de incêndios provocados por sobreaquecimento dos circuitos em instalações desse tipo...

    E contactos indirectos, então nem se fala...
  8.  # 11

    desculpem lá, mas sem ligação de TERRA é que nem pensar, o resto depende das cargas ai ligadas, se forem nulas ou somente iluminação com um ou outro aquecedor não advém risco de incêndio, mas e os contactos indirectos? ou morre-se ao 1º?
  9.  # 12

    bem.. realmente não me estava a focar nas questões de sobreaquecimento, mas é verdade que nestas instalações antigas são essas as que devemos ter mais atenção...
  10.  # 13

    Boa tarde,

    Em relação a instalações eléctricas antigas o que se passa é:

    - no momento da construção dos edifícios as instalações eléctricas eram efectuadas conforme as especificações técnicas da altura. O problema é que antigamente ninguém tinha máquina de lavar roupa, máquina de lavar loiça, frigoríficos com congelador, aspirador de 1500W com aquecedor de casa-de-banho a condizer, placa vitrocerâmica, forno eléctrico, etc.. O que se passa neste momento é que temos de adaptar as instalações eléctricas para os consumos normais dos dias de hoje.

    "Depois, também as escolas aqui da zona ( e por esse Portugal fora) têm quadros eléctricos desse tipo, e instalações antigas."
    Normalmente estas instalações eléctricas eram sobredimensionadas, muitas com cablagem de 4mm para tomadas e 2,5mm para iluminação além de terem diversos quadros eléctricos espalhados pelos edifícios.

    Caro Pitanga,

    Em relação ao seu caso específico, digo que já vi bem piores. Antigo era se utilizasse fusíveis em vez de disjuntores ou disjuntores bipolares da SIPE, ainda existem quadros com estes sistemas instalados.

    No seu quadro, apesar de não saber a dimensão da sua habitação, verifica-se que já existem muitos circuitos o que faz com que a distribuição seja maior. Mas já tem diferencial de protecção (apesar de não saber valores) o que só por si já é uma segurança, só alteraria os barramentos nos disjuntores, verificaria se a potência dos disjuntores corresponde ao consumo possível dos circuitos e faria a ligação à terra.

    Verifique se a coluna do prédio é nova e/ou se tem ligação à terra. Porque possivelmente a ligação terra existe na sua habitação só não se encontra ligada.
    • eu
    • 30 maio 2011

     # 14

    Colocado por: AlexMontenegroMas já tem diferencial de protecção (apesar de não saber valores) o que só por si já é uma segurança

    Este diferencial, quase de certeza de baixa sensibilidade - 300 mA, sem a ligação de terra não está lá a fazer nada.
  11.  # 15

    Pressione o botão T e verifica se está fazer alguma coisa.
    • eu
    • 30 maio 2011

     # 16

    Nope, o teste do botão apenas verifica se o diferencial está ou não avariado, nada nos diz sobre a protecção da instalação.

    Se não ligar nada à saída do diferencial, o teste do botão também funciona ;)
  12.  # 17

    O "eu" tem razão. ;-)

    A ligação à terra é vital para o funcionamento do diferencial.
  13.  # 18

    Bom, a casa já é de facto muito antiga (mais de 50 anos penso) mas lembro-me que há alguns anos atrás o meu pai solicitou o aumento de potencia porque a luz ía muitas vezes a baixo quando se ligava o forno junto com outros aparelhos de elevado consumo. Nesse aspecto nunca mais tivemos problemas.
    Creio que na altura em que a casa foi construída apenas era obrigatório haver terra na tomada que ligaria ao forno porque era, normalmente, o único aparelho de elevado consumo que as pessoas tinham em casa. Essa ligação existe (é a única em toda a casa) até ao QE como podem ver nas fotos. Mas como não vai para o exterior deduzo que não tenha sido feita qq instalação para a ligação à terra.
    Ou seja, teria que passar cabo em todas as tomadas e pontos de luz até ao QE, ligar ao barramento do disjuntor de protecção e daí fazer a ligação exterior à terra, certo?

    eu, em que é que consiste o teste do botão?
    • eu
    • 30 maio 2011 editado

     # 19

    Colocado por: PitangaNesse aspecto nunca mais tivemos problemas.

    Aparentemente até lhe instalaram trifásica.

    Colocado por: Pitangaapenas era obrigatório haver terra na tomada que ligaria ao forno porque era, normalmente, o único aparelho de elevado consumo

    Não é por causa do consumo, é por ter muitas partes metálicas acessíveis.

    Colocado por: PitangaOu seja, teria que passar cabo em todas as tomadas e pontos de luz até ao QE, ligar ao barramento do disjuntor de protecção e daí fazer a ligação exterior à terra, certo?

    Certo. Essa ligação do barramento de protecção até ao circuito de terra tem que passar por uma caixa de terra com um ligador amovível. O circuito de terra tem que ser feito com um condutor apropriado e, para que o valor da resistência de terra seja baixo, é necessário enterrar várias varetas de cobre em paralelo numa zona húmida. É trabalho para um electricista profissional.

    Quanto ao teste, basta carregar no botão "T". Se o diferencial não estiver avariado, deve disparar imediatamente.
  14.  # 20

    Verifique se a coluna do prédio é nova e/ou se tem ligação à terra. Porque possivelmente a ligação terra existe na sua habitação só não se encontra ligada.
 
0.0248 seg. NEW