Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Este mês veio o relatorio de contas da empresa que gere o condominio,

    Acontece que damos cerca de 8% a cada 3 meses para essa empresa gerir o nosso condiminio (na vossa opinião é um valor alto ou baixo?) Levam cerca de 1024€ por ano. (são 14 fracções).

    Neste relatório de contas recebi aqui umas cobranças estranhas na conta do condominio, desde fotocopias a requesição de cheques e a minha pergunta é:

    Para que serve os 8%? Não estão incluidas as fotocopias, correios nem as requisições de cheques?

    Fico a aguardar uma resposta.

    Cumps
  2.  # 2

    Colocado por: Andre174Para que serve os 8%? Não estão incluidas as fotocopias, correios nem as requisições de cheques?

    Esses 8% que pagam à empresa que administra o seu prédio é, em linguagem corrente, o ordenado que vocês lhe pagam pelos serviços prestados.
    Todas essas despesas de fotocópias, pastas de arquivo, telefone, requisição de cheques, etc. são suportadas pelo Condomínio. Mas, isso deve fazer parte do contracto que os condóminos assinaram com a empresa. Consulte o Livro de Actas para tirar dúvidas.
  3.  # 3

    Obrigado pela sua resposta:

    E posso perguntar a empresa aonde vão tirar fotocopias e quanto custa cada uma? Propor tambem sitios mais baratos?

    Cumps
  4.  # 4

    Colocado por: Andre174E posso perguntar a empresa aonde vão tirar fotocopias e quanto custa cada uma? Propor tambem sitios mais baratos?

    Claro que pode! Mas, na sua opinião os preços estão desajustados da realidade?
  5.  # 5

    Pois.


    Normalmente o valor que o condomínio recebe é sem custos.
    Todos os custos administrativos são cobrados à parte.

    Podem sempre pedir orçamentos a outras empresas...
  6.  # 6

    Colocado por: A. Madeira
    Claro que pode! Mas, na sua opinião os preços estão desajustados da realidade?

    Eu acho que sim, penso que estão a cobrar 8 centimos por fotocopia.... Pelas minhas contas.

    Mas o que me mete mais confusão é a requisição de cheques quando se poderia pagar por transferencia bancária e aí já deixava de haver os 12,5€ durante alguns meses....

    Tambem estava a pensar em pedir uma fotocopia do extracto da conta e os ultimos movimentos pois nada me garante que o que está escrito no papel que me mandaram corresponde a realidade (vi este conselho neste forum).

    Cumps
  7.  # 7

    Caro André, boa tarde.
    O relatório de contas ( a designação correcta é relatório e contas) que refere diz respeito a que período?
    Pergunto isto porque este tipo de trabalho é, normalmente, feito após findo um determinado período (uma ano civil ou um ano de cruzeiro).
    Fora disso pode-se e deve-se apresentar mapas das contas relativas a um curto período de tempo (mensal, trimensal, etc.), para sensibilizar os condóminos, neste caso, para a evolução da gestão financeira. Cumptos, [email protected]
  8.  # 8

    Boa tarde,

    O mesmo é do periodo do ano de 2010. A empresa na ultima folha faz uma previsão do gasto mensal no ano de 2011

    Cumps
  9.  # 9

    Caro André,
    Trata-se então da aprovação do relatório e contas do ano de 2010 e do orçamento para 2011, é isso? Se assim fôr, está sujeito a aprovação por deliberação em reunião da AG, certo? Então peçam esclarecimentos. Algumas empresas de gestão de condomínios não enviam cópias desses relatórias com as convocatórias, impedindo que sejam analisados com cautela. Todavia devem ter sempre o cuidado de analisar os relatórios e exigir explicações sobre as dúvidas que tiverem, sob pena de não aprovarem as contas, o que traria dificuldades à gestão. Por isso devem agir no intereasse do condomínio sem perder de vista o seu interesse .Cumptos, [email protected]
  10.  # 10

    Sim, exactamente. Nesta empresa eles enviaram fotocopias a todos os condominos.

    Eu vou e pedir para baixarem a percentagem que a empresa leva porque aconteceram dois roubos, mandei carta em janeiro e só em Março puseram uma folha na parte comum a dizer para fecharem a porta. Depois tambem pedi uma reunião de condominio que nunca foi feita, excepto esta.

    Penso que toda a gente concorde com o que digo em baixar a percentagem pois estão a fazer uma má gestão...
  11.  # 11

    Colocado por: Andre174Levam cerca de 1024€ por ano.
    Isso dá MENOS de 70euro (+ iva) por mês.
    Penso que toda a gente concorde com o que digo em baixar a percentagem pois estão a fazer uma má gestão...
    "Toda a gente" menos a empresa de gestão do condomínio, não é ? ;-)
    70 euros / mês... (5 euros / fracção / mês). Não me parece caro...

    Sugiro que antes de propor uma redução procure uma solução alternativa mais barata, ou pense em propor-se a si próprio a fazer o trabalho ( à borla ).
    mandei carta em janeiro e só em Março puseram uma folha na parte comum a dizer para fecharem a porta.
    Compreendo...
    Para si é mais fácil e eficaz escrever e enviar uma carta para a empresa do condomínio a reclamar , do que colocar você próprio imediatamente uma folha a lembrar aos seus vizinhos que as portas só servem para alguma coisa se estiverem fechadas.
    Não sei se isso é só má gestão pela empresa do condomínio, se também não será má gestão da sua parte.
  12.  # 12

    Sim de facto não é nada caro. Eu só arriscaria por esse preço, desde que nas imediações existissem outros condomínios a gerir e assim permitirem maior rendibilidade.
    Não sei qual o contrato que foi estabelecido, mas para que a prestação seja bem efectuada, não poderá ter presente a desconfiança permanente dos condóminos que retira espaço de bem servir.
    Se cumprir com as funções estabelecidas na legislação, que são tão amplas, mais amplas do que as que os condóminos imaginam, pois não sabem ler as entrelinhas da legislação, nem têm que o saber, desde que entreguem a gestão a uma empresa idónea, e todos nós sabemos a calamidade que por aí vai, e falo com autoridade, ou seja sem ser suspeito, pois também me toca, e bem fundo. Desculpem não adiantar mais nada, pois não quero entregar o oiro ao bandido. Cumptos, [email protected]
  13.  # 13

    Eu so referi em diminuir a percentegame porque o ano passado foi aumentada e todos nos torçemos o nariz, depois com estes atrasos...
 
0.0174 seg. NEW