Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Na construção da minha casa vamos optar por ter um poço dentro da cave.
    A principal razão é que no terreno há uma nascente na localização da casa e a ideia é aproveitar a água.
    Ser dentro da cave, é por razões económicas, estéticas e o receio de "perder" a água....

Devido à natureza do chão, o poço em vez de ser na vertical vai ser na horizontal... por isso talvez o termo mais certo seja tanque :-)
    Criou-se um tanque com capacidade para cerca de 15.000L tendo um altura de cerca de 1,5m.
    Este tanque vai-me permitir obter a água da nascente e do terreno, para isso, à volta to tanque, no chão da cave, haverá cerca de 40cm de brita.

Agora, há que escolher uma bomba e há n tipos....

Anexo um esquema com o que pretendo.
    Gostaria assim que os entendidos me aconselhassem:
    - a localização da bomba: dentro do tanque, imediatamente acima, no RC?
    - tipo de bomba: submersa, balão....
    - alternativas/sugestões....

A colocação do depósito é para depois ter um sistema de rega gota-a-gota no terreno.

Obrigado antecipado a todos.
      Bomba.JPG
    • eu
    • 30 maio 2011 editado

# 2

Já fez as contas ao que vai gastar nessa estrutura ?

Já fez as contas ao que vai poupar com essa estrutura?
  2.  # 3

Refere-se à estrutura da casa, do tanque ou da canalização?
    • eu
    • 30 maio 2011 editado

# 4

Estava a referi-me ao tanque, bombas, etc
  3.  # 5

A ideia é aproveitar a água para os autoclismos, exterior (torneiras e aspersores) e encher o depósito.

A respeito de pressões, diria que, como é para usar nos autoclismos do RC e cave, a pressão não deverá de ser muito maior que 3 bar (creio ser a pressão "normal" das canalizações).
    A respeito do caudal, o que me irá limitar serão os aspersores (em principio não vou por relva, a ideia será regar alguns produtos hortícolas) e a capacidade natural de repor a água no tanque... já que encher os autoclismos e depósito não tenho pressa :-)
  4.  # 6

Colocado por: euEstava a referi-me ao tanque, bombas, etc
    O tanque e a canalização à parte já faz parte do orçamento de construção, a respeito da bomba, espero não vir a gastar muito...

A respeito de ganhos e custos.... o terreno que vai ser para cultivo (árvores e afins), andará na casa dos 1000m2...
    Usar a água da companhia para regar esteve sempre fora de questão...
    Como tenho uma nascente no terreno, vou tentar aproveita-la da melhor maneira (se não a aproveita-se a água seguiria o seu curso, com ou sem recurso de bomba... o terreno é desnivelado....).

Colocando os custos de um lado e ganhos de outra.... creio que pelo menos a nível ambiental, os ganhos são muito maiores que os custos.
    Para além de usar para rega, a ideia é, para já, aproveitar para as sanitas (e eventualmente também para as máquinas de lavar loiça/roupa - irá depender da qualidade da água).
  5.  # 7

Colocado por: ?leram bem sim....bombas submersiveis mas a ficarem fora do do tanque....(pescarem fora do tanque)
    E estas, creio serem bem mais baratas, certo?
    Mas, como vou pretender ter alguma pressão de jeito :-) (para regar, por ex.), terei de optar por uma de balão, certo?
  6.  # 8

Colocado por: ?o ideal seria uma central
    (?) Central?
  7.  # 9

Colocado por: ?bombas submersiveis mas a ficarem fora do do tanque

e como faz a refrigeração do motor eléctrico?

fiquei muito curioso,
  8.  # 10

Sei que o ? disse que não vai dizer nada mas.... como não fui esclarecido por mais ninguém....
    Colocado por: ?PODE USAR as bombas quiser....podem submersas mas estarem no exterior do tanque como usa-las dentro do tanque como pode usar bombas de superficie....o ideal seria uma central
    Não terei de optar por bomba com balão para evitar que esteja sempre a arrancar e parar?
    Colocado por: ?mas estive a pensar,e como vai haver mais gente a opinar (com direito) vamos acabar no confronto...de certeza.
    Percebo e respeito a sua decisão... mas há sempre o recurso do sussurro :-)
  9.  # 11

Cara mafgod

Pelo que percebi o objectivo é bombar a agua do deposito subterraneo para o deposito elevado de 1000 litros. Pode usar-se uma bomba submersivel tipo furo, com valvula de retenção incorporada que faz a elevação da agua até ao deposito 1000L, a agua sairá por gravidade para os wc´s. Depois vai precisar de mais uma bomba centrifuga (ou uma central) para fazer a rega. Dispensa o balão pois apenas vai regar 1 ou 2 vezes por dia, por ordem manual ou automática. Deve haver boia de nivel minimo e máximo em cada um dos depositos para impedir a bomba de arrancar quando não há água e correr o risco de esta entrar em sobreaquecimento.

se quiser ajuda com bombas, disponha

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  10.  # 12

Só agora vi este comentário :-(

Bem, o que pretendo é uma bomba que tenha a capacidade para tirar a água do reservatório e:
    - distribuir a água pela casa (autoclismos, ...) e pelo exterior (aspersores)
    - encher o depósito de 1000L com aquela cota
  11.  # 13

cara mafgod
    Vou responder em msg privada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod

0.0156 seg. NEW