Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: marco1
    Acho que o arquitecto Hélio ... há em portugal dos melhores arquitectos do mundo, e não falo do siza e do souto.

    Discordo da 1ª parte (embora gostasse de o ser...agora acho que vou tarde) e concordo com a 2ª... ;)

    Cumps,
    Hélio Pinto.
  2.  # 42

    Não quer dizer que goste, mas para a claudiaMartins perceber.

    Esta imagem é um projecto de um Arquitecto Português, para uma pessoa que actualmente reside em espanha!

    Como vê temos ARQUITECTOS portugueses muito bons. Caso contrário não existiriam pritzker em portugal aos pares=)

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
      casa SoutoMoura.png
  3.  # 43

    não gosto
    demasiados recortes sem logicas associadas
    demasiada massa
    encaixes com criação de espaços restritos
  4.  # 44

    Colocado por: marco1só um exemplo: repare-se no ultimo piso cujo volume tem aquela torção mas vendo bem a distribuição dos espaços tem uma compartimentação do mais comum hoje em dia, para alem de que os quartos mais pequenos são completamente desproporcionados em relação ao quarto grande, em face desta grandeza este piso merecia por exemplo uma zona social (estar) e no fundo é circulação e tres suites tendo a grande uma wc arrumadinha num canto do espaço.


    Acho que tem razão existe uma grande desproporção de àreas.

    Colocado por: marco1
    Acho que o arquitecto Hélio de certa forma tocou "na ferida", tal como eu quando falei nas remexidas do terreno, tem uma relação com o exterior um tanto ou quanto pobre e uma relação com o sol poente "deficitária".


    Citando o Sr Hélio Pinto Se assim é, quer-me parecer que deveria rever os arranjos exteriores diminuindo o "terreno sobrante", sem que por isso, hipoteque uma futura venda do mesmo se esse for o objectivo (ainda lhe sobrará um bom lote). Com isso, ganharia margem de manobra para repensar os arranjos exteriores a cotas que aumentem a integração da casa no terreno...
    Se reparar, retirando o piso inferior a casa ficaria bem "ligada" ao terreno...Não leve a mal, mas a sensação que fiquei após a passagem do 3D para as plantas, foi de que o piso inferior (piscina e afins) estaria a mais. E uma vez colocado, à posteriori, foi conseguido o programa mas esquecida/perdida a relação do piso social com os arranjos exteriores, como atrás referi.


    Que tipo de modificações fariam? sendo que o objectivo é ter uma piscina interior?
  5.  # 45

    Agora com as imagens das plantas integradas com a orientação solar.. verifico, corrijam-me se estiver enganado... que a Pisicna, praticamente não apanhará qq sol (excepto ao final de tarde,se não colocarem obstruções no horizonte). Penso que é uma pena...
  6.  # 46

    Permita-me fazer de advogado das piscin..., digo, do diabo.
    Colocado por: claudiaMartinsQue tipo de modificações fariam? sendo que o objectivo é ter uma piscina interior?
    Tenho a vaga ideia de ter lido que a claudiaMartins gosta de sol. Qual é, para si, a vantagem de ter uma piscina interior, i.e., à sombra?

    Conhece outras moradias com piscina interior ?
    Sabe quais são os (eventuais, mas muito provaveis) inconvenientes de ter uma piscina interior ?
  7.  # 47

    O objectivo de ter uma piscina interior é poder a usar o ano inteiro, como esta zona é um pouco ventosa e fria, raramente poderei utilizar a piscina comodamente se ela fôr no exterior. Para mim a piscina só faz sentido se a puder usar quase todo o ano.
  8.  # 48

    Colocado por: Jorge RochaEntão é aqui perto...chute mas é a caixilharia cá pró mano.


    Está a meio caminho entre nós os dois :P

    Eu fecho o alçado norte e você fecha o alçado sul :P
  9.  # 49

    Colocado por: claudiaMartinsPara mim a piscina só faz sentido se a puder usar quase todo o ano.
    Para mim também. ;-)
    Mas eu tenho desculpa: sou viciado.
    Deve sido por isso que a Fed. Port. de Natação me nomeou «nadador do mês» há uns anitos...
    A CMLisboa também deve ter sabido que eu sou viciado e mandou construir uma piscina fantástica À PORTA da minha casa (basta-me atravessar, na perpendicular, uma rua de estacionamento, só com um sentido)! Custa-me 1,60euros de cada vez que lá vou.

    Dito isto, vejamos os poucos aspectos negativos de uma piscina interior que terá de considerar:

    - humidade dentro de casa (se a água estiver a 28.º, vai ter vapor a passear por toda a casa);
    - Ou aquece bastante o AR (sobretudo no Inverno) da zona da piscina, ou irá ter os vidros que dão para o exterior permanentemente embaciados;
    - elevados custos de manutenção (limpeza, desinfecção; aquecimento);

    Reparou que a piscina - quero dizer, o plano de água - quase não apanha sol?
    Quanto muito, a fachada (envidraçada) terá algum sol, sobretudo da parte da tarde.

    (Qual o pé-direito da piscina?)
  10.  # 50

    Em relação à piscina interior, vou dar a minha opinião baseada numa vivenda que fechei à uns anos e que tinha uma,

    apesar de ser óptimo poder usar a piscina durante o ano todo, não me pareceu agradável de lá estar a usar a piscina no interior, pois se num recinto municipal existe muito espaço e um pé alto muito alto, numa moradia o mesmo não acontece, e o sentimento é do tipo claustrofóbico.

    Uns anos mais tarde voltei lá para fazer manutenção e o cheiro também era desagradável, além da grande quantidade de humidade que não é saudável.

    Muito sinceramente, ao querer usá-la todo o ano, poderá acabar por usá-la muito poucas vezes por talvez se ir tornar num local pouco agradável, ainda mais estando nós num país com muitos meses de sol, e uma piscina na rua dá aquele sentimento de liberdade que, penso não ser o único, eu adoro. E acho que a espera durante o inverno vale bem o esforço para depois desfrutar a sério de uma piscina ao sol.

    PS: É só a minha opinião.

    edit:
    PS2: O Luis K.W. adiantou-se enquanto eu escrevia :P
  11.  # 51

    Se a ideia é mesmo ter uma piscina interior. Um dos ponto fundamentais é prever um sistema de climatização especifica para esse compartimento.
    De qualquer maneira penso que seria possível conciliar a piscina fora do edifcio tirando partido da insolação e ao mesmo tempo protegendo-a do vento. Ou até utilizando uma solução mista.
    Realmente concordo, o lago no quadrante Norte.. não é boa ideia. deveria estar no quadrante sul, por forma a contribuir para a climatização durante o verão. assim só vai aumentar a Humidade relativa naquela zona no Inverno.
  12.  # 52

    Colocado por: adarqNão quer dizer que goste, mas para a claudiaMartins perceber.

    Esta imagem é um projecto de um Arquitecto Português, para uma pessoa que actualmente reside em espanha!

    Como vê temos ARQUITECTOS portugueses muito bons. Caso contrário não existiriam pritzker em portugal aos pares=)

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
      casa SoutoMoura.png


    Acho que o facto que existirem arquitectos que criam edificios com estas linhas atractivas não significa por sí só que sejam bons arquitectos ...

    Ser 'bom' implica bastante mais que isto ... Mas pelo menos do ponto de vista comercial, acredito que isto venda bem, pois sao moradias de 'sonho' ...
  13.  # 53

    Tenho que ver a questão da piscina com muita atenção, porque ter uma piscina interior e que não apanhe sol, não faz lá mt sentido.
    Podem-me mandar links com boas piscinas interiores?

    Aqui segue duas fotos da piscina
    Beijinhos a todos!
      ACCamera_112.jpg
      ACCamera_52.jpg
  14.  # 54

    A piscina:
    Essa semi-cave com a piscina instalada de outro modo poderia dar o mote a situações bem mais interessantes.

    A pivacidade:
    Além da piscina, também não é de descurar a falta de privacidade que essa sala e varanda de apoio têm... é muito visível do arruamento de acesso... a menos que seja uma situação consciente. Vejo que previligiaram o sistema de vistas, mas estão a comprometer a privacidade.

    No geral:
    A casa é exuberante. Do meu ponto de vista e nesse contexto urbanisitico, o edificio, como objecto chama demasiado a atenção, é "arrogante", impõe-se e domina.
    Essa casa deveria estar noutro contexto urbanisitico. Merecia ser descoberta através de uma floresta, de um conjunto de casa, etc...

    No entanto entendo que possa ser exactamente essa a opção do dono de obra e/ou do projectista ;)
  15.  # 55

    Colocado por: claudiaMartinsTenho que ver a questão da piscina com muita atenção, porque ter uma piscina interior e que não apanhe sol, não faz lá mt sentido.


    Concordo, peça lá ao Sr. Arq. uma piscina interior que apanhe BASTANTE sol, e pergunte que precauções ele irá ter por causa de humidades, climatização, cheiros, etc.
  16.  # 56

    Colocado por: Pedro BarradasMerecia ser descoberta através de uma floresta


    Isso seria a cereja no topo do bolo :)
  17.  # 57

    Fazer desenhos bonitos é algo que um designer faz. Contudo um arquitecto tem de conseguir muito mais que um bom aspecto exterior. Tem de garantir o devido enquadramento do edifício no terreno, a correcta orientação solar de todas as divisões, a optimização do espaço interior evitando espaços mortos sem qualquer interesse ou corredores estreitos quando estes podem ser evitados.

    Um bom arquitecto tem de garantir que no minuto que entra dentro da sua casa sente o seu conforto. Para tal deve de estudar muito bem o terreno, a envolvência e, sobretudo, a forma como você vai viver dentro dessa casa. Não me parece que isso tenha sido feito neste projecto.

    A meu ver a casa é muito bonita mas praticamente fica-se por ai. Pessoalmente não gosto nada da distribuição dos espaços interiores. Foi você que escolheu que divisões ter e como é que transita entre divisões ou foi o arquitecto que fez tudo?

    Acredito que pelo custo que está a falar deveria obter algo bastante mais equilibrado entre aspecto exterior e organização interior. Isto independentemente do arquitecto ser português ou estrangeiro.
  18.  # 58

    Piafininho, fui eu que escolhi a distribuição tendo com a colaboração do arquitecto.
  19.  # 59

    Colocado por: claudiaMartinsTenho que ver a questão da piscina com muita atenção, porque ter uma piscina interior e que não apanhe sol, não faz lá mt sentido.
    Podem-me mandar links com boas piscinas interiores?


    Você quer uma piscina interior ou uma piscina coberta?

    É que a única vantagem da primeira é que como o nome diz, está no interior da casa.
    A vantagem da piscina coberta é que não têm quase nenhuma das desvantagens apresentadas nos posts anteriores.

    Se não se recusar a ter uma piscina apenas coberta, tem casos de piscinas cobertas que estão coladas à casa mas só tem uma porta como passagem (evita ar muito húmido por toda a casa), e mais ainda pode usar um sistema móvel de piscina coberta, são cobertas de piscina que se retraiem para expor totalmente a piscina ao ar livre (piscina descoberta) ou quando se expandem cobrem a piscina totalmente criando um ambiente fechado (piscina coberta) se este sistema for anexado harmoniosamente à casa pode ficar com uma piscina "interior" com sistema de cobertura móvel.

    O preço não é baixo, mas não é nada comparado com o tipo de moradia que vai ser, por isso acho que pode ser um caso a pensar nisso.


    Eu não sou especialista nem vendedor, outros foristas daqui devem vender e instalar estes sistemas e podem inclusivé aconselhar melhor.
    Mas se um dia eu finalmente construir a minha casa, também gostava de ter um sistema amóvivel para cobertura de piscina.

    Existem uns feios e existem outros mais complexos e bonitos, é uma questão de pesquisar.

    A estrutura amovível é um sistema transparente, portanto mesmo fechado a luz solar entra e faz o efeito de estufa. Os vidros no inverno podem embaciar, mas também já existem sistemas que ajudam a prevenir isso quer por ventilação quer por aquecimento localizado, que por tipo de material usado na cobertura.

    Informe-se, cá em portugal existem vários fornecedores/vendedores/instaladores.

    Se há cá algum no forum que se pronuncie.
  20.  # 60

    Eu perfiro uma piscina interior, as coberturas que tenho visto para piscinas exteriores, sinceramente não me agrada nada tiram a beleza toda à casa.


    Se não se recusar a ter uma piscina apenas coberta, tem casos de piscinas cobertas que estão coladas à casa mas só tem uma porta como passagem (evita ar muito húmido por toda a casa), e mais ainda pode usar um sistema móvel de piscina coberta, são cobertas de piscina que se retraiem para expor totalmente a piscina ao ar livre (piscina descoberta) ou quando se expandem cobrem a piscina totalmente criando um ambiente fechado (piscina coberta) se este sistema for anexado harmoniosamente à casa pode ficar com uma piscina "interior" com sistema de cobertura móvel.


    Gostava de ver exemplos, onde posso ver?
 
0.0280 seg. NEW