Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá
    Precisso da vossa ajuda.

Quero instalar um ar condicionado num área de cerca de 36 m2 quadrados , estava apensar colocar um de 18 mil btu´s mas o técnico disse-me que era um exagero e desperdicio de dinheiro pois o de 12000 btu´s era o suficiente.

Esta potencia é adequada?

A marca do aparelho é ORIMA
    O espaço um cabeliereiro
  2.  # 2

Embora dependendo do isolamento, orientação e envidraçados da divisão, o de 12000 btus deverá dar...Por outro lado, como é para um salão de cabeleireira, com muito movimento e em que o ruido não importa tanto, o de 18000 poderia ser mesmo o ideal...Peça outras opiniões de tecnicos e confirme a melhor opcção...
  3.  # 3

nem tanto ao mar nem tanto á terra, um de 12k pra um slão de cabeleireiro só e só se o salão estiver COMPLETAMENTE á sombra, claro que também conta ter mais um piso por cima, todas as outras situações é melhor uma maquina maior sendo ideal a de 15k.
  4.  # 4

Pode colocar um de 14000 btu's ;)
  5.  # 5

Bom dia.

Já agora, sem querer parecer abusivo, e para uma sala de 65m2?

Devo optar por mais do que um aparelho?

Qual a potência adequada?

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: José Castropara uma sala de 65m2?

teoricamente um de 24K seria suficiente, isto para habitação,

eu colocava uma maquina destas em casa de algum cliente?
    É claro que não, é grande, barulhenta e esbanjadora, a melhor opção seriam 2 de 12K, ou até outras opções dependendo das dimensões da sala.

num escritório ou numa loja, já é diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  7.  # 7

Boa noite.

Sim é para uma habitação mais concretamente para uma sala em "L" constituida por sala de jantar, sala de estar e sala de lazer toda aberta e ampla.

Mas o AC Multisplit será para ficar na cobertura da habitação, será mesmo necessário comprar dois equipamentos quando 1 fará o mesmo serviço e possivelmente mais barato(em comparação ao preço de dois de 12000btu's)?

Obrigado
  8.  # 8

Boa noite

Caro sr. José Castro para essa área sendo uma sala de estar e jantar a melhor opção são mesmo dois equipamentos de 12000, senão fica com uma maquina mt ruidosa,duplica os decibéis sendo 24000. Não coloque a hipótese de 1 aparelho porque nunca ira resolver o seu problema e vai ter problemas com essa maquina sem duvida.
  9.  # 9

Colocado por: José Castrouma sala em "L" constituida por sala de jantar, sala de estar e sala de lazer toda aberta e ampla

na pratica são 2\3 salas sem divisão, se tiver uma só maquina vai ter mais alguns inconvenientes, como seja existir um grande diferencial de temperaturas entra os extremos e a mediania da sala, que será o sitio onde tem que instalar a unidade interior,

se colocar 2 unidades vai ficar com menos espaço ocupado , porque apesar de serem 2, são muito mais pequenas e mais facilmente enquadráveis além de conseguir controlar melhor a temperatura em todo o espaço,

Colocado por: José CastroAC Multisplit

são poucas as soluções\marcas de multisplit com capacidade para 1 unidade interior de 24K.
  10.  # 10

Bom dia.

Não sei se me fiz entender.
    Eu estou a referir-me a colocar as máquinas na cobertura da estrutura (no telhado) e dentro de casa o ar condicionado circular através de condutas e tubagens.
    Não vou querer aqueles máquinas que ficam dentro de casa na parede.
  11.  # 11

Colocado por: José CastroNão sei se me fiz entender.
    Eu estou a referir-me a colocar as máquinas na cobertura da estrutura (no telhado) e dentro de casa o ar condicionado circular através de condutas e tubagens

não foi isso que percebi,

e mesmo para essa solução, se a ideia é colocar uma unidade exclusiva para a sala, também se aplica aquilo que transmiti,

se a opção for climatizar todo o piso (a solução de condutas permite isso) já tem que pensar em todas as áreas adjacentes e os percursos para implementar a rede de condutas,
  12.  # 12

Bom tarde.

Sim a minha habitação terá dois pisos e vou querer possibilitar a utilização de AC nas seguintes divisões:

R/C - Cozinha (23,4m2) e Salas (65m2)

1º Andar - 2 Quartos (14m2), 2 Quartos (16,5m2) e 1 Quarto Suite (18,2m2)

Irei colocar condutas e tubagens (em principio) só nessas divisões, pois nas restantes acho que não vale a pena (4 casas de banho, lavandaria, dispensa, quarto de arrumos, hall entrada, hall quartos, vão de escadas, garagem e quarto de arrumos na garagem).

Acham que 5 AC Multisplit (com diferentes potências, claro) conseguem climatizar estas 7 divisões tendo em conta que a sala tem o tamanho que tem?

Têm ideia de que potências vou necessitar? (pergunto isto para ficar com a ideia do necessário e não me impingirem mais/menos potência do que a que na realidade preciso aquando da aquisição/instalação)

Obrigado.

P.S. - adymor peço desculpa pela invasão de tópico.
  13.  # 13

Colocado por: José CastroAcham que 5 AC Multisplit (com diferentes potências, claro) conseguem climatizar estas 7 divisões tendo em conta que a sala tem o tamanho que tem?

eu colocava um multi-split de 3 vias para quartos (exemplo uma Daikin 3MXS68E com 3 FTXS25 murais ou FBQ25 de condutas) e para a cozinha, sala(s) e hall(s) assim como o vão de escada se tal for possível, colocava uma unidade básica de condutas escondida algures, normalmente coloco-as dentro do tecto falso na zona do hall de entrada, nesta opção aconselhava uma maquina tamanho 100 (10Kw) inverter, por exemplo a FBQ 100+ RZQS100 da Daikin,

vantagem desta opção, o baixo consumo do multi-split nos quartos, e no piso inferior a mesma temperatura em quase tudo,
    pode ver aqui alguns exemplos desta solução:
    http://conceitbase.webnode.pt/mostruario

não é pratico ligar a maquina do r\c a um multi-split normal sendo possível fazer num sistema de grande capacidade e o custo global dos equipamentos dispara sem acréscimo de performance ou conforto.

PS: também é possível colocar bocas de insuflação nos WC´S sem acréscimo de custos no equipamento, obriga a instalar Ventilação Mecânica Controlada (VMC).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, José Castro
  14.  # 14

Boa noite.

Colocado por: jorgealves
    eu colocava um multi-split de 3 vias para quartos (exemplo uma Daikin 3MXS68E com 3 FTXS25 murais ou FBQ25 de condutas) e para a cozinha, sala(s) e hall(s) assim como o vão de escada se tal for possível, colocava uma unidade básica de condutas escondida algures, normalmente coloco-as dentro do tecto falso na zona do hall de entrada, nesta opção aconselhava uma maquina tamanho 100 (10Kw) inverter, por exemplo a FBQ 100+ RZQS100 da Daikin,

O que é multisplit de 3 vias? Os quartos no total são 5, ou seja, 3(quartos)+1(escritório)+1(suite)..

Nos quartos e nas restantes divisões ficariam escondidos como apresentou nas fotos certo? (era o pretendido)

vantagem desta opção, o baixo consumo do multi-split nos quartos, e no piso inferior a mesma temperatura em quase tudo,
    pode ver aqui alguns exemplos desta solução:
    http://conceitbase.webnode.pt/mostruario

não é pratico ligar a maquina do r\c a um multi-split normal sendo possível fazer num sistema de grande capacidade e o custo global dos equipamentos dispara sem acréscimo de performance ou conforto.

Não compreendi..

PS: também é possível colocar bocas de insuflação nos WC´S sem acréscimo de custos no equipamento, obriga a instalar Ventilação Mecânica Controlada (VMC).
    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Pedro Barradas,José Castro

Não compreendi..o que são bocas de insuflação?

Obrigado
  15.  # 15

Colocado por: José CastroO que é multisplit de 3 vias? Os quartos no total são 5, ou seja, 3(quartos)+1(escritório)+1(suite)..

desculpe, fiz confusão e compreendi que eram 3 quartos,
    assim sendo é um m ultisplit de 5 vias ( 1 unidade exterior com 5 unidades interiores).

Colocado por: José CastroNos quartos e nas restantes divisões ficariam escondidos como apresentou nas fotos certo? (era o pretendido)

podem ficar tal e qual como nas fotos que viu, com unidades FDXS da Daikin (o modelo das fotos)aliás essas fotos são de uma moradia no concelho de Grandola, em que foi instalada uma solução tipo a que lhe aconselhei, com a diferença de ser uma casa térrea e se desenvolver ao longo de um declive natural do terreno, com uma area util de 300m2.

Colocado por: José Castro

Não compreendi..

Como a potencia necessária para o r\c é relativamente elevada, não é pratico colocar esta potencia em conjunto com a instalação do piso superior (zona de quartos), evitando ter maquinas muitos grandes e com custos acrescidos, ou seja tem um sistema para os quartos e outro sistema para a zona social.

Colocado por: José Castro

Não compreendi..o que são bocas de insuflação?

são umas válvulas tipo casa de banho (habitualmente redondas e de baixo custo)mas especificamente para insuflação de pequenos caudais em locais onde não se pretenda grande rigor no controle de temperatura.

Vou tirar umas fotos e durante o fim de semana coloco aqui.
  16.  # 16

a minha experiência...
    tenho a/c na casa toda, tudo com unidades individuais (uma unidade exterior para uma interior). são todas inverter.
    na sala/cozinha (open space) tenho duas unidades de 12k. aquece e arrefece sem problemas (cerca de 60 m2), e tem 2 janelas e 3 portas sacadas. o medidor de consumos atinge no máximo cerca de 1000w por unidade e, depois da temperatura atingida baixa para +- 400w por unidade.
    no escritório tenho uma unidade de 12k. igualmente sem problemas, com duas janelas e cerca de 30 m2.
    quarto tenho uma unidade de 12k, duas janelas, 30 m2, aquece e arrefece, mas já luta um bocadinho. tem exposição a sul, 2 janelas, e caixilharia dupla, sendo que uma delas tem vidro duplo. funciona bem, mas não tão bem como os da sala. uns btu a mais não teriam feito grande mal...
    num quarto, +- 16 m2, tenho um de 9000k. funciona bem, sem esforço. janela sacada, caixilharia dupla, sendo que uma delas com vidro duplo.
    noutro quarto, com cerca de 12m2, optei por não instalar. tem na mesma caixilharia dupla, uma delas com vidro duplo, e é divisão com apenas uma parede exterior (ao contrário das outras, que têm duas paredes exteriores). ai o aquecedor no inverno faz o que lhe comete.
    tenho cilindro, tv, computadores e a maquinaria normal. a única coisa a gás é a placa do fogão. a conta certa, simulada nos site da edp, dá 130 euros/mês.
  17.  # 17

Boa tarde.

jorgealves, antes de mais agradeço-lhe imenso o esclarecimento às minhas dúvidas, está a ser bastante ilucidativo. Obrigado.

"desculpe, fiz confusão e compreendi que eram 3 quartos,
    assim sendo é um m ultisplit de 5 vias ( 1 unidade exterior com 5 unidades interiores)."

1 unidades exterior serve 5 quartos independentemente? ou seja se ligar um não liga os outros ou sempre que ligar em 1 quarto tenho que ligar nos outros?

Uma unidade multisplit de 5 vias rondará que valores?

"Como a potencia necessária para o r\c é relativamente elevada, não é pratico colocar esta potencia em conjunto com a instalação do piso superior (zona de quartos), evitando ter maquinas muitos grandes e com custos acrescidos, ou seja tem um sistema para os quartos e outro sistema para a zona social."

Mas essa unidade exterior também se pode colocar na cobertura ou implica colocá-la próxima do R/C? E serviria para climatizar a sala e cozinha independentemente?

"são umas válvulas tipo casa de banho (habitualmente redondas e de baixo custo)mas especificamente para insuflação de pequenos caudais em locais onde não se pretenda grande rigor no controle de temperatura."

Sim já compreendi, pois sendo assim já posso considerar uma opção colocar essas vávulas nos Wc's. Ronda que valores essas válvulas? Implica a instalação de ventilação mecânica ou funciona igualmente bem com girândola?

"Vou tirar umas fotos e durante o fim de semana coloco aqui."

Mais uma vez obrigado pela sua pré-disposição em ajudar. :)
  18.  # 18

Colocado por: José Castro1 unidades exterior serve 5 quartos independentemente? ou seja se ligar um não liga os outros ou sempre que ligar em 1 quarto tenho que ligar nos outros?

completamente independentes, só não podem alguns a fazer frio e querer outros a fazer quente,

Colocado por: José CastroUma unidade multisplit de 5 vias rondará que valores?

tabela online em
    http://conceitbase.webnode.pt/servi%C3%A7os/equipamentos/daikin-linha-domestica
    modelo Daikin 5 MXS 90 E

Colocado por: José CastroMas essa unidade exterior também se pode colocar na cobertura

podem ficar afastadas uma da outra até 75 metros,

Colocado por: José CastroE serviria para climatizar a sala e cozinha independentemente?

independente do resto da casa, mas só com um unico comando para as duas\tres zonas (vão das escadas),

Colocado por: José CastroRonda que valores essas válvulas? Implica a instalação de ventilação mecânica ou funciona igualmente bem com girândola?

custam cerca de 45€,
    somente valido com VMC, por causa do retorno de maus cheiros, que não pode acontecer,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, José Castro
  19.  # 19

Boa noite.

jorgealves mais uma vez o meu obrigado.
    vou dar uma vista de olhos à tabela.
  20.  # 20

?

0.0257 seg. NEW