Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Este será o projecto (feito com o Sweet Home 3D) que pretendemos entregar ao empreiteiro, ligeiramente diferente (em termos de distribuição de uma ou outra divisão, o exterior está inalterado) daquele que foi entregue na câmara municipal.

    Gostaria de saber se colide com alguma norma (largura mínima de corredores, etc.) ou boa prática construtiva/arquitectónica/funcional!

    Que alterariam?

    O espaço de 2.49 m2 (que motivou as alterações) é uma abertura para o exterior, para iluminar e arejar a wc social e a zona de tratamento de roupa. Com sorte também dará para estender lá alguma roupa.

    Mais, qual a espessura mínima de uma parede interior simples, na qual não passe qualquer tubagem? 10 cm, com tijolo de 7?

    Obrigado!
    Pedro Marques
  2.  # 2

    1.º se vai alterar o projecto entregue na câmara. TEM de consultar o Projectista, de forma a ele se pronunciar sobre as alterações que pretende.
    Umas necessitam de Projectos de alterações, outras não. Mas terá de haver Telas finais (pelo menos da Arquitectura)

    Alterações de usos e envolventes exteriores/ interiores podem motivar alterações importantes que podem inviabilizar conseguir a licença de utilização. Por exemplo a nível do Projecto RCCTE.

    Mais uma vez. terá de falar com o coordenador de Projectos e com o Director de obra.
    Essas questões, o dono de obra (voçê)e o empreiteiro não podem tomar isoladamente.

    Não me vou pronunciar sobre a planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  3.  # 3

    Obrigado!
    Assim farei, vou enviar a versão de obra ao gabinete de arquitectura. Coloquei-o aqui previamente para que já fosse isento de qualquer erro crasso!
    Pedro Marques
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Barradas1.º se vai alterar o projecto entregue na câmara. TEM de consultar o Projectista, de forma a ele se pronunciar sobre as alterações que pretende.
    Umas necessitam de Projectos de alterações, outras não. Mas terá de haver Telas finais (pelo menos da Arquitectura)

    Alterações de usos e envolventes exteriores/ interiores podem motivar alterações importantes que podem inviabilizar conseguir a licença de utilização. Por exemplo a nível do Projecto RCCTE.

    Mais uma vez. terá de falar com o coordenador de Projectos e com o Director de obra.
    Essas questões o dono de obra (voçê) o empreiteiro não podem tomar isoladamente.

    Não me vou pronunciar sobre a planta.

    Estas pessoas agradeceram ou concordaram com este comentário:Pedro G. Marques


    Viva Pedro
    Já agora se me quizer esclarecer, eu em obra modifiquei algumas paredes interiores, aquando do pedido de habitabilidade terei que mencionar
    essas alteracoes nas telas finais?...
    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro G. MarquesMais, qual a espessura mínima de uma parede interior simples, na qual não passe qualquer tubagem? 10 cm, com tijolo de 7?

    Em alvenaria de tijolo.. sim ( e pode passar tubagem) eu pessoalmente não utilizo divisórias em tijolo de 7, sempre 11 para cima, devido fundamentalmente a questões de acústica entre divisões interiores.
    tijoo de 7 apenas em alguns paramentos laterais em roupeiros e couretes técnicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro G. Marques
  6.  # 6

    Só agora reparei que o autor do topico , tb é Pedro...
    A minha pergunta é para o Pedro Barradas
  7.  # 7

    nbastos, o seu DTO, deve mencionar no Livro de Obra e no termo de responsabilidade, e com o autor do Projecto de Arquitectura elaborarem as Telas Finais.
  8.  # 8

    Ok
    obigado , pedro
  9.  # 9

    E que outros materiais existem para paredes interiores e que espessuras mínimas se conseguem (desde que perfaçam características similares de robustez)?
    Obrigado!
 
0.0136 seg. NEW