Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha questão é a seguinte, estou a arrendar uma casa, que na semana passada teve um incêncio na garagem de um vizinho.

    O que acontece é que as mesmas são separadas por uma parede, mas não são fechadas.

    Uma carrinha incendiou, carrinha essa que é do gestor do condomínio, e a mesma estava num lugar que não era o dele.

    No meu espaço, tinha imensas coisas, que estavam a aguardar a ligação do elevador, para as levar, pois a minha arrecadação é no 5ºandar.

    Acontece que ficou tudo cheio de fuligem, inclusivé um carro parado que tenho.

    Tenho imensa coisa estragada, e pretendo saber a quem tenho que pedir o valor das minhas perdas

    Obrigado
    •  
      FD
    • 31 maio 2011

     # 2

    Colocado por: tcostae pretendo saber a quem tenho que pedir o valor das minhas perdas

    Em princípio, e se não estou enganado, ao causador do incêndio.
  2.  # 3

    O causador do incêndio não se sabe quem foi. há a dúvida de foi fogo posto, ou pelo proprietário da carrinha, ou por alguém que lhe queria menos bem, ou se a carrinha incendiou sozinha :s
    • s m
    • 31 maio 2011

     # 4

    O prédio não tem seguro?
  3.  # 5

    S M

    Pelos vistos não.

    Mas pelo que já ouvi é obrigatório...

    Não tem seguro, não tem o elevador ligado (senão as coisas não estariam na garagem), e ultimamente nem luz de escadas tem...

    Nem sei para que se paga o condomínio nestas condições :(
  4.  # 6

    Boa tarde.
    Desculpem mas é típico em Portugal. Só facilidades e depois acontecem os acidentes e a culpa fica solteira.
    É assunto para o Administrador tratar, quer apurando responsabilidades, que há, quer dirimindo em contencioso se a isso tiver de chegar.
    Se sabem qual o foco do incêndio, devem partir daí e sucessivamente vão apurando culpados, que podem ser com dolo, directo diga-se de passagem, culpa, negligência ou mera culpa.
    Normalmente implica-se a Seguradora, pois tem mais meios para diligenciar a investigação. Como parece não haver seguro (ilegalidade das grossas) resta a solução que aventei antes.Cumptos, [email protected]
  5.  # 7

    Certo, mas uma vez que sou arrendatária poderei pedir justificações directas ao administrador, ou terei que o fazer com o senhorio?
  6.  # 8

    Parece-me que se foi fogo posto, as companhias de seguros não vão querer reembolsar, nem a do prédio, nem a do senhorio.
    Neste caso, ainda na minha opinião, não poderá pedir justificações nem à Administração nem ao seu senhorio.
    Se o tcosta não se considera responsável, os outros também não.
    A polícia vai certamente tentar averiguar qual a origem do incêndio.
  7.  # 9

    E neste país continuamos sempre assim, ninguém tem culpa de nada, ninguém se responsabiliza.

    Fácil viver em Portugal... Para quem faz o mal.

    Estamos numa selva e salve-se quem puder... Será assim?
  8.  # 10

    tcosta,

    A viatura incendiou. Não teve nada a ver com o prédio.

    Em termos práticos, perante a companhia de seguro do prédio, era o mesmo que eu ir para a sua garagem fazer uma fogueira.
    Acha que a seguradora tinha alguma coisa que pagar os erros de qualquer um?

    Deverá pedir satisfações à empresa que gere o condomínio.
    Disse que a carrinha era dessa empresa, estava no local em trabalho, e mal estacionada?

    Então essa empresa tem de activar o seguro de acidentes de trabalho... ou seguro de responsabilidade civil...
    Ou então assume as despesas sem activar o seguro.

    Tudo o que tem de fazer é arranjar um auto de ocorrência passado pela polícia.
    Depois contacte a empresa a perguntar como tencionam resolver a situação.
  9.  # 11

    Muito obrigado pelo esclarecimento. Irei perder tudo entao uma vez que nem das contas do prédio eles tratam :(


    Uma questão... Poderei ser eu a fazê-lo ou como arrendatária nao terei esse direito pois tenho que reportar as coisas ao meu senhorio
  10.  # 12

    Se foi a senhora e a sua roupa (e outros bens) que foram lesados, é consigo que eles têm de prestar contas.

    Deve ir à polícia.

    Se houve incêndio os bombeiros estiveram no local não?
    Arranje também esse relatório.

    Agora se quiser baixar os braços, é consigo.
  11.  # 13

    Boa tarde.
    Claro que, como directamente lesada, deve actuar junto das autoridades e juntro do senhorio, para que este actue junto do Administrador que, suponho, é interno (aqui a minha dúvida) e foi a sua viatura, do Administrador, que esteve na origem do acidente.
    Se o Administrador é externo, então porque estaria a viatura ali estacionada, presumindo que lá ficaria a pernoitar? Ou o incêncio ocorreu durante a visita do Administrador para o exercício das suas legais funções? Estranho neste caso, não terem dado conta de qualquer anomalia. Cumptos, [email protected]
  12.  # 14

    Colocado por: tcostaNo meu espaço, tinha imensas coisas, que estavam a aguardar a ligação do elevador, para as levar, pois a minha arrecadação é no 5ºandar.
    Acontece que ficou tudo cheio de fuligem,(...)Tenho imensa coisa estragada, e pretendo saber a quem tenho que pedir o valor das minhas perdas

    Pois.
    Essas suas imensas coisas NÃO DEVIAM estar num lugar em que a única coisa que devia lá estar eram viaturas.

    Colocado por: O.MartinsA viatura incendiou. Não teve nada a ver com o prédio..

    SE, repito, SE ninguém se lembrar da ilegalidade que a tcosta cometeu ao guardar «coisas» no estacionamento, a responsabilidade é do proprietário do veiculo (seguro da viatura), e não o seguro do prédio.

    Fale com um advogado. Ele que envie uma carta aos proprietários da viatura (a tal empresa de gestão de condomínio) exigindo uma indemnização devidamente quantificada e justificada.
    Isto, claro, desde que você tenha os recibos dos encargos que teve, e a prova dos estragos provocados.
  13.  # 15

    Primeiro, se houve incêndio devia-se ter chamado os Bombeiros, para que tenha acesso ao auto de ocorrência elaborado pelos Bombeiros, ou no caso de pequeno foco de incêndio em que houve lesados, deveria ter chamado a policia para ter acesso ao relatório, para agora apresentar na companhia de seguros ou fazer prova desse incêndio em tribunal se for o caso.
    Se não fez nada disto e deixar passar algum tempo, vai ficar ficar com os prejuizos.
    Mas não esquecer que o prédio devia ter vários seguros, de entre estes o de incêndio que é obrigatório, se não tem, responsabilize a Administração através do seu senhorio.
  14.  # 16

    Sim chamaram-se os Bombeiros e a GNR tomou nota da ocorrência.

    Quanto à administração é interna, o administrador mora num dos blocos do conjunto de prédios.

    Quanto ao facto de ter "coisas" na garagem, so as tinha pois como referi são 5 andares e muita coisa para levar, como são divididas, julgo que posso ter lá as mesmas mas irei averiguar

    Ontem estivémos com os senhorios que vieram apenas ontem de férias, e a resposta foi: "vejam o que querem fazer nao podemos ajudar..."

    Quanto às facturas do meu prejuizo,para as ter tenho eu que iniciar a limpeza e arranjo dos mesmos, com o risco de me dizerem à posteriori que nao tinha determinado equipamento na Garagem...

    Quem terei que chamar para confirmar que os objectos ali estavam, é que ainda nem me atrevi a mexer em nada, e as coisas que nao estão perdidas continuam a ganhar aquele cheiro a queimado

    Ass
    Xana
  15.  # 17

    Colocado por: tcosta Quanto ao facto de ter "coisas" na garagem, so as tinha pois como referi são 5 andares e muita coisa para levar, como são divididas, julgo que posso ter lá as mesmas mas irei averiguar
    Claro que «pode».
    Também «pode» passar um sinal proibido. Mas não deve.
    Caso contrário, arrisca-se a que lhe saia a sorte grande.

    Colocado por: tcosta Quem terei que chamar para confirmar que os objectos ali estavam, é que ainda nem me atrevi a mexer em nada, e as coisas que nao estão perdidas continuam a ganhar aquele cheiro a queimado
    Não tenho a certeza se será suficiente, mas acho que devia tirar fotografias.
    E devia notificar a companhia de seguros da viatura
    (pode verificar o seguro e o número da apólice através da matrícula, no site:
    http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91-E357-4A7C-8BD2-B62293701692.htm ) para que um perito vá lá ver os estragos.
  16.  # 18

    Obrigado Luis, o problema é que nem a matrícula sobrou para "recordação"...
  17.  # 19

    E os autos (bombeiros, gnr) não mencionam a matrícula da viatura?!?
  18.  # 20

    Luis, na GNR não me deixaram ver a matricula, dizendo que o processo está a ser trabalhado pela judiciária.

    Entretanto já sei que o seguro é da allianz, o administrador disse que nos ia facultar o contacto do perito vamos ver...
 
0.0248 seg. NEW