Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Tenho uma parede de tijolos deitados que se encontra a reforçar uma viga de 20 cm altura, com seis metros de comprimento. Nos extremos tenho as respectivas colunas. Por cima um piso com três quartos e duas casas de banho, mais o telhado da moradia.

    Pretendo para efeitos de ampliação de uma casa, deitar uma parede abaixo e reforçar essa viga com uma viga em I. No entanto, encontro-me com a seguinte dúvida, qual será o tamanho da viga em I em altura (10 cm, 14 cm ou mais) para que tenha a mesma resistência que tem neste momento a parede de tijolo deitado ????

    De qualquer modo, pergunto apenas para estudar melhor este assunto, já que se deitar mesmo abaixo a parede, pretendo contratar um Eng. Civil para indicar quais os cálculos correctos.

    Cpts

    Nasei
  2.  # 2

    Colocado por: nasei_27De qualquer modo, pergunto apenas para estudar melhor este assunto, já que se deitar mesmo abaixo a parede, pretendo contratar um Eng. Civil para indicar quais os cálculos correctos.

    O melhor é contactar já um Engº. Não é assunto que se possa resolver aqui, não é só a dimensão da viga, mas também os seus apoios, e o modo de execução do trabalho, e isso só vendo no local.
  3.  # 3

    Colocado por: Picareta
    O melhor é contactar já um Engº. Não é assunto que se possa resolver aqui, não é só a dimensão da viga, mas também os seus apoios, e o modo de execução do trabalho, e isso só vendo no local.


    Sim, eu sei. Mas já pedi a opinião de dois engenheiros amigos e as opiniões foram distintas. Queria apenas tentar entender melhor qual a resistência de uma parede de tijolo deitada em comparação com uma viga I. Isto de uma forma genérica.

    Cpts
  4.  # 4

    Colocado por: nasei_27

    Sim, eu sei. Mas já pedi a opinião de dois engenheiros amigos e as opiniões foram distintas. Queria apenas tentar entender melhor qual a resistência de uma parede de tijolo deitada em comparação com uma viga I. Isto de uma forma genérica.

    Cpts
    uma parede de tijolo deitado? ou é tijolo refratário? fotos tem ajudava
  5.  # 5

    Viva,

    Tijolo normal de 11 deitado, o mesmo tipo de tijolo que se usa nas paredes interiores, mas deitado. Posso colocar fotos, mas não dizem muito porque a parede esta areada, logo não se vê quase nada.

    Cpts

    Nasei
  6.  # 6

    Colocado por: nasei_27Viva,

    Tijolo normal de 11 deitado, o mesmo tipo de tijolo que se usa nas paredes interiores, mas deitado. Posso colocar fotos, mas não dizem muito porque a parede esta areada, logo não se vê quase nada.

    Cpts

    Nasei
    hummm esse tijolo foi feito por um pedreiro? ponha lá as fotos
    Nos extremos tenho as respectivas colunas.
    os pilares é isso?
  7.  # 7

    Viva,

    Sim, foi feito por um pedreiro a 10 anos atrás.

    Sim, nos extremos tenho pilares. Aqui não tenho fotos, mas tenho uma planta que pode ajudar.

    Obrigado
      plantarc2.jpg
  8.  # 8

    em principio não tem problema, mas não sou nem engenheiro nem arquitecto, há-de estar arrebentar por ai os homens, espere pela opinião deles, não deixa de ser estranho é a parede deitada, tendo ai 3 pilares.
  9.  # 9

    nasei,

    Como está evidente nos posts anteriores, a resposta não se resolve com opiniões mas sim com contas. Acresce ainda que faltam informações essenciais, por exemplo a constituição da laje que está sobre essa viga, bem como, constituição das paredes sobrejacentes...entre outras.

    O que tem aí provavelmente é uma cinta e não uma viga, pois caso fosse uma viga esse reforço não seria reforço nenhum (de jeito) e portanto a parede não desempenharia função resistente.

    A espessura do pilar à direita parece-me ser uma condicionante a ter em conta...

    Se estiver interessado num projecto disponha.
  10.  # 10

    Colocado por: RRufino

    Como está evidente nos posts anteriores, a resposta não se resolve com opiniões mas sim com contas. Acresce ainda que faltam informações essenciais, por exemplo a constituição da laje que está sobre essa viga, bem como, constituição das paredes sobrejacente...entre outras.

    Por cima tem uma laje simples de bigotas de 10 cm de altura.

    O que tem aí provavelmente é uma cinta e não uma viga, pois caso fosse uma viga esse reforço não seria reforço nenhum (de jeito) e portanto a parede não desempenharia função resistente.

    É uma viga, mas encontra-se mal calculada, pelo facto de ter levado com uma aguas furtadas que não estavam previstas no projecto inicial.

    A espessura do pilar à direita parece-me ser uma condicionante a ter em conta...

    Isso foi eu a desenhar que fiz asneira, os pilares são iguais ;)

    Se estiver interessado num projecto disponha.

    Obrigado, quem sabe ... mas por enquanto ainda ando a estudar se deito abaixo ou não. É óbvio que irei entregar este assunto a um Eng. Civil, mas gosto de estudar bem os assuntos para estar bem informado antes de tomar qualquer decisão, dai a pergunta que levantei de uma forma genérica sobre a resistência máxima de uma parede de tijolos deitada em comparação com uma determinada viga I.

    Obrigado

 
0.0121 seg. NEW