Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Picareta
    Passa 1 cheque visado, o banco deposita-o na conta do cliente e retira o valor em dívida, o resto fica na conta do cliente. Para que é que se gasta dinheiro com dois cheques visados, se pode fazer a escritura com a penas um cheque? Pode utilizar dois, mas não há necessidade, e eu nunca vi fazer isso.

Há bancos que cobram 50€ por um cheque visado.
    imagine eu vender uma casa, mas tenho de pagar ao banco o resto da hipoteca certo? o comprador passa um cheque visado ao representante do banco e passa um visado para mim certo? eu posso querer levar o cheque para outro banco que não o mesmo onde tenho a hipoteca certo? são 2 cheques
  2.  # 22

Colocado por: pdavidmarqueseu posso querer levar o cheque para outro banco que não o mesmo onde tenho a hipoteca certo?

Certo. Mas mudar o dinheiro de um banco para outro é muito fácil, continuo a não ver necessidade de gastar dinheiro com dois cheques visados.
  3.  # 23

Boas,
    Apesar de estar a tentar vender esta casa já comprei uma nova e quando fui fazer a escritura, o meu banco levou 2 cheques para entregar à representante da construtora. Pelo que consegui perceber, um dos cheques era para eles e outro era para entregar à CGD que foi quem financiou a obra.
    Cumprimentos
  4.  # 24

Colocado por: cruzetaquando fui fazer a escritura, o meu banco levou 2 cheques para entregar à representante da construtora

Quanto é que pagou pelos dois cheques, pediram-lhe autorização para isso?
  5.  # 25

Colocado por: Picareta
    Quanto é que pagou pelos dois cheques, pediram-lhe autorização para isso?

Boas,
    Estive agora a ver e paguei 8,37€ por cada cheque... na altura nem liguei a isso mas realmente acho que não deveria ter pago. Obviamente que não me pediram para o fazer.
    Cumprimentos
  6.  # 26

Colocado por: cruzetaEstive agora a ver e paguei 8,37€ por cada cheque...

Está com sorte, costuma ser mais, e ninguém nos pode obrigar a entregar dois cheques visados, e não percebo porque é que há pessoas que o fazem.

Uma questão para os apologistas dos dois cheques. O cheque para o banco que tem a hipoteca é passado à ordem de quem?
  7.  # 27

O cheque para o banco que tem a hipoteca é passado à ordem de quem?
    provavelmente a ordem do banco será?
  8.  # 28

Desculpem o desabafo: é tudo muito "simples", neste e em tantos outros ramos...

Quando dá m**** então leva-se a quem percebe disso advogado! Depois quando este não resolve, é muita má vontade (dele, claro)...

As minutas são optimas, para quem gosta de correr o risco... Minutas não deviam circular. cada caso é um caso e não se devem aproveitar de uns casos para os outros pois foram feitas para um caso concreto. É a minha opinião e também vale o que vale...

Posso também explicar como isso se faz em "segurança", e dizer quais os documentos e as cautelas. Mas não me parece que se queira "proteger". No seu caso, o mais sensível é o comprador.
  9.  # 29

Colocado por: Princesa_Quando dá m**** então leva-se a quem percebe disso advogado!

Também precisam de ganhar a vida...

A princesa é que podia esclarecer a situação do nº de cheques...
  10.  # 30

Quem vende leva um cheque para (e só nesse caso) libertar a hipoteca e pagar ao banco a "dívida".

O comprador leva um cheque para o comprador. A menos que ele próprio vá vender a sua casa em simultâneo, caso em que terá que levar dois cheques (um para libertar a sua hipoteca na primeira transacção e outro para comprar a casa). Este cheque é levado pelo representante do Banco ou o Advogado do Banco (que o representa nesse acto). É assinado ou pelos compradores ou pelo próprio Banco (cheque bancário)...
  11.  # 31

Colocado por: Princesa_Quem vende leva um cheque para (e só nesse caso) libertar a hipoteca e pagar ao banco a "dívida".

Agora é que fiquei confuso....Quem vende normalmente não tem dinheiro, como é que consegue levar um cheque visado ou bancário?
  12.  # 32

Bom, depende, se tiver pode levar (depende se vai pedir financiamento para isso ou não). Se não tiver é o Banco do comprador que trata disso com o represente do Banco do vendedor... Isto há muita forma. Já vi compras destas sem cheques sequer :)
  13.  # 33

Já vi compras destas sem cheques sequer :)
    isso era nos tempos da outra senhora em que se andava com sacos de dinheiro, agora é cartões de plástico e cheques cabriolet
  14.  # 34

Não era nada. É agora. Na era das transferências bancárias... :)
    •  
      FD
    • 8 junho 2011

# 35

Colocado por: Princesa_Já vi compras destas sem cheques sequer :)

Eu vendi a minha casa e não houve cheques.

O banco que detinha a hipoteca era o mesmo do comprador.
    A representante fez um talão de depósito na hora e emitiu a ordem por computador.
  15.  # 36

Caros Amigos,

Entretanto fui de férias bem compridas e ainda não tinha tido tempo de vos actualizar.
    Numa 2ª feira de junho desloquei-me a um Casa Pronta juntamente com o comprador e perguntamos o que era necessário para procedermos à venda da casa: BI's, nº de contribuinte, cópia da escritura, uma certidão e o distrate (não pediram o certificado energético mas eu mandei fazer na mesma). A escritura foi marcada para a 4ª feira da semana seguinte e só não foi mais cedo porque o meu banco não conseguia ter o distrate antes disso; e 7 dias úteis já foi bem bom. Não fiz contracto promessa de compra e venda. Tenho consciência de que se o comprador precisasse de crédito bancário ia ser mais complicado mas ainda assim, como podem ver, foi bem mais simples do que aquilo que alguns membros pintaram.
    Muito obrigado a todos os que contribuíram para me ajudar a concretizar o negócio.
    •  
      FD
    • 12 agosto 2011

# 37

O distrate foi o representante do banco que o levou, certo?
  16.  # 38

Colocado por: FDO distrate foi o representante do banco que o levou, certo?

Sim, e depois levou o cheque

0.0211 seg. NEW