Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho um apartamento de duas frentes,nascente e poente... o que em pleno verão é horrível, torna-se um autêntico forno.
    Entretanto encetei uma pesquisa de soluções activas (ex: ar condicionado), e passivas (ex: películas solares), ao abordar a questão duma perspectiva económica, descartei para já o ar condicionado, quanto às películas, tenho sérias dúvidas em relação ao Inverno.
    Então em conversa com um colega de trabalho, perito em térmica, surgiu uma ideia algo maluca ou pouco ortodoxa que passo a explicar:
    O meu quarto está a poente, levando com todo o sol de verão, tem caixilharia de alumínio (horrível), estores interiores e vidro duplo, sendo praticamente o vão a poente todo envidraçado (cerca de 6.5 m2)! Então sugeriu-me o colega 'e se experimentasses comprar daquelas telas reflectoras tipo alumínio como por ex. se coloca nos carros, e durante a tarde aplicar de forma amovível em toda a área envidraçada do quarto (pelo lado exterior), reflectindo quase toda a radiação solar?'
    De facto fiquei a pensar nisso, e gostaria de saber se alguém já exprimentou algo semelhante, o que acham desta solução 'diferente', ou se têm uma solução alternativa.

Obrigado pela ajuda que possa dar!
  2.  # 2

sim isso deve funcionar, também fica horrivel ;)
    Tem de arranjar uma solução que não voe com o vento...

A Nascente e/ ou a poente, resolve apenas com estores exteriores.. mas é uma solução com custos significativos.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradassim isso deve funcionar, também fica horrivel ;)
    Tem de arranjar uma solução que não voe com o vento...

A Nascente e/ ou a poente, resolve apenas com estores exteriores.. mas é uma solução com custos significativos.

Claro que tal solução não fica bonito, mas no caso não interessa muito, pois trata-se dum 5º andar onde quase não se repara no vão do meu quarto, e tendo o estore interior corrido pouco me importa o que está por fora, também seria uma solução tipo 'teste' e amovível para que de manha e de noite se possa abrir o estore e porta para circular o ar (noite).
  4.  # 4

Boa noite,

Sem duvida alguma as suas primeiras opções ar condicionado e peliculas são a melhor ideia,custos mais significativos mas mt conforto.
    tanto de verão como de inverno....
  5.  # 5

Quanto ao ar condicionado, não tenho a mínima duvida.
    Em relação às películas, pelo que me informei, têm maior eficácia aplicadas pelo exterior (alterando definitivamente a estética do vidro), e no Inverno temo que a mais valia da exposição solar directa a poente, seja também menor, não aquecendo tanto o quarto, também não sei até que ponto corresponde bem à verdade quando os fornecedores de películas afirmam que de inverno funcionam em oposto, isto é, evitam as perdas do calor do interior do quarto para o exterior, e mesmo que evitem alguma troca de calor no vidro, será o suficiente para compensar a menor entrada do mesmo proveniente da exposição solar? temo ficar com a divisão mais fria de inverno.
    Alguém já colocou ou conhece algum caso em concreto? (residencial)

Obrigado! :)
  6.  # 6

Caro novais.
    as peliculas reflectantes.. aplicadas pelo exterior ( não aplique pelo interior se tiver vidros duplos, especialmente se estes forem tintados). são solução só para o Verão. No inverno filtram demasiada luz.
    No Verão, as peliculas em complemento com os estores interiores, ajudam. dependendo depois da % de envidraçado e exposição solar.. pode ainda assim ser necessário colocar A/C.

Para resolver a situação também no Inverno, só vejo uma solução:
    - solução exterior de protecção solar
    - A/C ( dependendo da % de envidraçados e exposição solar e da sua tolerância de conforto)
    • JCC
    • 2 junho 2011

# 7

Alternativa, (apesar de mais cara que a pelicula), será a substituição dos vidros duplos por vidros realmente térmicos.

Acabo de o fazer na minha sala (tambem poente). Os vidros originais apesar de duplos eram normais, na verdade fazendo efeito "lupa", ficando a ferver mal o sol incidia nas janelas. Tinha que ter os estores sempre para baixo!

Substitui por vidros vidros "Saint Gobain" ref. SKN 154 Coo-lite, 6.4.4 (vidro exterior temperado 6mm + camara de árgon + interior Stadip laminado 8mm). Não foram baratos, mas agora posso ter os estores abertos, mantendo-se o vidro interior à temperatura ambiente da casa.
  7.  # 8

O JCC teve sorte, pois não precisou de substituir a caixilharia para alterar os vidros ;)
  8.  # 9

Realmente a substituição dos vidros depende se a caixilharia o permite ou não, e esses vidros são bem caros, não sei o preço por m2 mas não deve ficar muito longe do custo dum AC, e realmente de Inverno não sei até que ponto não terei o mesmo problema que as películas, de filtrarem demasiada radiação solar.
    Em relação à ideia pouco ortodoxa que mencione acima até a imaginei como uma espécie de rolo fixado duma forma amovível na parte superior da portada, e em dias de grande calor, simplesmente desenrola-lo até ao chão, fechar a portada e ainda eventualmente fechar o estore interior. :O
    • JCC
    • 2 junho 2011

# 10

Colocado por: novais77Realmente a substituição dos vidros depende se a caixilharia o permite ou não, e esses vidros são bem caros, não sei o preço por m2 mas não deve ficar muito longe do custo dum AC, e realmente de Inverno não sei até que ponto não terei o mesmo problema que as películas, de filtrarem demasiada radiação solar.
    Em relação à ideia pouco ortodoxa que mencione acima até a imaginei como uma espécie de rolo fixado duma forma amovível na parte superior da portada, e em dias de grande calor, simplesmente desenrola-lo até ao chão, fechar a portada e ainda eventualmente fechar o estore interior. :O

De facto foi mais caro que AC.

Mas o vidro não faz ruido, não consome energia :)

Quanto à caixilharia, na verdade também substitui a caixilharia (o alumínio passou a ser igualmente com corte térmico). Contudo, de acordo com quem instalou seria viável trocar apenas os vidros.

Anteriormente, para resolver o problema de os vidros ferverem com o sol, tinha uma solução de bricolage:

Comprei película que se coloca entre o pavimento e o chão flutuante. Não sei a designação correcta, mas é um plástico/material translúcido com alguma espessura. Cortei à medida das janelas. Nas pontas agrafei réguas de madeira que pintei à cor da caixilharia. Para fixar usei velcro, agrafado às peças de madeira e colado à caixilharia, de forma a facilmente retirar no inverno. Conseguia anular em boa parte o efeito de calor e manter luminosidade nas janelas.

Mantenho a mesma solução em janelas verticais muito estreitas que não têm estores, mas agora apenas pela questão de ter controlo de luminosidade e não ter o sol a bater no soalho e móveis.

0.0154 seg. NEW