Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus caros,

    Estou com um problema com os painéis solares para a minha casa. O projeto térmico (que anexo) aponta para 3 painéis de 2 m2 cada que totalizam 6 m2 e um depósito de 250 lt. O instalador diz que não faz qualquer sentido, porque para um depósito de 300 lt 4 m2 chegam e cumprem as normas. Eu também não quero colocar 6 m2 porque é mais caro e inestético.
    Se colocar o que o instalador recomenda, será que vou ter problemas para conseguir a licença de habitabilidade. Já alguém passou por uma situação destas. Agradeço sugestões e comentários.
      solar.jpg
  2.  # 2

    qual é o Esolar do sistema?Tem de cumprir com esse mínimo (partido do pressuposto que o projecto está bem feito)

    Realmente não precisa ter 6m2 de painel. Os m2 são para dimensionamento de colectores padrão do SOLTERM (que tem caracterisitias muito modestas).
    O que tem de fazer, é questionar o autor do Projecto RCCTE e se for caso disso o Perito que emitiu a DCR.

    Já agora qual a data desse projecto RCCTE?
  3.  # 3

    A data do RCCTE é de 16/08/2010. Pretendo colocar um sistema termossifão de 300 lt, o que me parece que para 2 pessoas é amis que suficiente. Já questiomei a autora do projecto mas parece que o projecto foi feito por um programa pois a resposta é que tenho que colocar 6 m2. Enfim.....
  4.  # 4

    Pois, o RCCTE diz que, se tiver um T5, precisa de 6m² de painel. O que eu costumo fazer em fase de projecto é calcular a energia fornecida por colectores padrão. Qualquer sistema que forneça a mesma quantidade, independentemente da área, é aceitável. Fale com o seu projectista.
  5.  # 5

    Pois é mas ea minha casa é um T3!!!
  6.  # 6

    Só se necessita disso tudo para o edifício chegar ao B-. Ou então o projectista quis que isso tivesse A+. Ou uma data de outras coisas que poderá esclarecer melhor se falar com ele.
  7.  # 7

    a resposta é que tenho que colocar 6 m2


    Pois é mas ea minha casa é um T3!!!


    A autora do projecto está enganada. Se fizer as contas pelo colector padrão necessita apenas de 4 m2 - e segue procedimento indicado pelo AugstHill.
  8.  # 8

    Pois então esse program não está bom, a sua projectista não sabe mexer com ele, ou os dados foram mal introduzidos.

    Um T3, são 5 pessoas = 40lx5 = 200l (mínimo). teoricamente um TS de 200l chega,

    Tem de questionar a projectista e ela que faça a simulação com um TS da marca que quer instalar.
  9.  # 9

    Obrigado! É isso mesmo que vou fazer. Desde que o instalador garanta a mesma energia com 4 ou 5 m2 , nem vou pensar duas vezes.
  10.  # 10

    Colocado por: SerranoDesde que o instalador garanta a mesma energia com 4 ou 5 m2

    Não é o instalador que garante.
    O software para calculo do ESolar ( é obrigatório utilizar o SOLTERM), tem todos dados do sistema solar térmico dos fabricantes... e consoante a localização, exposição e sistema de apoio ELABORARÁ UM RELATÓRIO, onde incluirá o valor Esolar, que será inserido nos calculos do Projecto RCCTE.
  11.  # 11

    De facto o programa utilizado foi o SOLTERM e a imagem que inclui no forum é desse relatório. Não encontro é esse valor Esolar.
  12.  # 12

    Aparece no quadro " Balanço energético mensal e anual", na coluna "fornecido"
  13.  # 13

    Ora aí está!
      solar2.jpg
  14.  # 14

    Pronto, o seu Esolar é de 2355kWh/ano. Agora tem de saber qual seria o valor com 4m² de colector padrão, e qual a influência classificação energética.
  15.  # 15

    Exactamente como o AugstHill comentou.
    e atenção ao tipo de apoio ao sistema solar. se é gás , se é eléctrico, se outro qualquer... Pergunte qual foi equacionado.. e se realmente é a seu gosto.. e claro se a opção final vai garantir pelo menos a classificação energética B-.

    EDIT: 4m2 de colector padrão... e 200l no depósito.
  16.  # 16

    O apoio ao sistema solar vai ser a gás. Obrigado pela vossa ajuda!
  17.  # 17

    Boa Tarde,

    Também tenho o meu projecto térmico aprovado com colectores solares com 4 m2. No projecto está referido apoio a gás.
    Também tenho o projecto de gás aprovado mas na zona não existe gás natural.
    Sou obrigada a colocar gás engarrafado porque no projecto refere apoio a gás? ou posso trocar por apoio por resistência elétrica ?
    Obrigada
 
0.0195 seg. NEW