Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Pretendo adquirir uma casa grande que não tem aquecimento, apenas uma lareira.
    Como tal, mais cedo ou mais tarde vou ter que instalar ar condicionado. A casa não tem pré-instalação.
    Será possível facultarem-me uma estimativa de custo, por alto, tendo em consideração as seguintes áreas (tb são estimativas, porque não tenho a planta comigo):
    Sala - 70 m2
    Sala de Refeições - 33 m2
    Cozinha - 17 m2
    Escritório - 16 m2
    Quarto 1 - 20 m2
    Quarto 2 - 15 m2
    Quarto 3 - 15 m2
    Suite - 20 m2

    Isto é mais coisa, menos coisa...
    Tratando-se da zona de Palmela/ Arrábida, os invernos são frios e eu sou uma friorenta do pior, como tal, preciso de aparelhos eficientes, que aqueçam mesmo os espaços.
    Não percebo nada sobre o assunto. Na minha casa actual tenho Daikin e gosto, mas acho acho que o aparelho que tenho no meu quarto, que tem 23 m2, não é suficiente, pois o quarto nunca fica muito quente...só programando a temperatura para 30 graus é que fica quentinho, mas nada de espectacular.

    Se me puderem dar uma ideia de quanto poderei gastar, agradeço.

    Obrigada desde já os contibutos que possam dar!

    Filipa
    •  
      FD
    • 2 junho 2011

     # 2

    Colocado por: filipa02não é suficiente, pois o quarto nunca fica muito quente...só programando a temperatura para 30 graus é que fica quentinho, mas nada de espectacular

    Não é suposto ficar quentinho, é suposto ficar com uma temperatura em que não tenha frio.
    Ao querer que fique quentinho vai gastar muita electricidade desnecessariamente. ;)
  2.  # 3

    Sim sim, eu entendo :) e reconheço que "tenho o termostato avariado", lol.
    Mas sempre me disseram que devemos programar o ar condicionado para os 22 a 24 graus e se eu os programar para essa temperatura, não consigo antigi-la, ou seja, só programando para 28 ou 30 é que vou conseguir atingir uma temperatura na casa de 24, faço-me enteder?
    Apesar de leiga, acho que a grande desvantagem do ac é não proporcinar um calor uniforme, homogeneo...o aquecimento central é mais confortável nesse aspecto.
    No entanto, é menos prático. São precisos fazer muitos rasgos nas paredes, por causa da canalização, blá blá blá...e apenas dá para o inverno.

    Mas fico a aguardar uma estimativa!
  3.  # 4

    Colocado por: filipa02...devemos programar o ar condicionado para os 22 a 24 graus e se eu os programar para essa temperatura, não consigo antigi-la, ou seja, só programando para 28 ou 30 é que vou conseguir atingir uma temperatura na casa de 24, faço-me enteder?


    Cara filipa02, que tipo de isolamento térmico foi aplicada nessa habitação?

    Cumprimentos.
  4.  # 5

    Colocado por: filipa02Mas sempre me disseram que devemos programar o ar condicionado para os 22 a 24 graus

    em arrefecimento, para aquecimento deverá ser 18º a 20º graus,

    Colocado por: filipa02só programando para 28 ou 30 é que vou conseguir atingir uma temperatura na casa de 24

    provavelmente as maquinas interiores não estão instaladas no melhor local, para somente conseguir elevar a temperatura á custa da anulação do termostato integrado, e a custa do consumo exagerado,

    Colocado por: filipa02acho que a grande desvantagem do ac é não proporcinar um calor uniforme, homogeneo

    se houver algum cuidado na escolha do local de instalação e em Palmela, a distribuição de calor também pode ser homogénea

    e sem os consumos exorbitantes de uma solução de aquecimento central, seja na aquisição no caso de bombas de calor de alta temperatura ou no consumo nas caldeiras a gás natural,

    Colocado por: filipa02Será possível facultarem-me uma estimativa de custo, por alto, tendo em consideração as seguintes áreas (tb são estimativas, porque não tenho a planta comigo):
    Sala - 70 m2
    Sala de Refeições - 33 m2
    Cozinha - 17 m2
    Escritório - 16 m2
    Quarto 1 - 20 m2
    Quarto 2 - 15 m2
    Quarto 3 - 15 m2
    Suite - 20 m2

    apresentar-lhe uma estimativa de custos com uma sala deste tipo é complicado mas creio que no total poderá ficar por 9200€ com equipamento Daikin.
  5.  # 6

    Para Rui Moreira:
    Ora aí está uma boa pergunta...
    Pois, eu não sei. Se lhe disser que a casa foi construída com tijolo duplo, com uma "esponja" azul ou esverdeada entre os tijolos, ajuda??
    As janelas são em aluminio, com vidros duplos.
    No Verão é raro recorrer ao ac porque a casa é terrea e tem sotão, por isso, o piso térreo é muito fresco.
    No inverno consigo aquecer a casa, mas nunca programando o ac para 24 graus...tem que estar sempre nos 27 para cima.
    Depois há sempre a questão de que na sala tenho ac, na cozinha tenho ac, mas no hall que dá acesso aos quartos não tenho ac. Então a sala está quente, o hall está um gelo, os quartos estão quentes, as casas de banho estão frias...enfim, para concentrar o calor tenho que ter as portas fechadas, o que não é prático, porque preciso de circular pela casa.
    Agora que pondero instalar ac na nova casa e as áreas são muito grandes, receio que esteja a fazer um grande investimento, para no final não obter o resultado pretendido.
    Se há coisas que detesto, é estar na minha própria casa e ter frio, ou estar desconfortável.

    Para Jorge Alves:
    Essa estimativa já é com o trabalho completo? Ou seja, instalação e equipamentos?

    Cumprimentos,
    Filipa
  6.  # 7

    Colocado por: filipa02instalação e equipamentos?

    é só com os equipamentos e é uma estimativa por alto, para sua orientação a instalação poderá andar na casa dos 800 a 1000€.

    Colocado por: filipa02Agora que pondero instalar ac na nova casa e as áreas são muito grandes, receio que esteja a fazer um grande investimento, para no final não obter o resultado pretendido.
    Se há coisas que detesto, é estar na minha própria casa e ter frio, ou estar desconfortável.

    é o problema das casas muito grandes,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipa02
  7.  # 8

    Muito obrigada pela colaboração.
    Ok, então posso dizer que de 10 mil euros não me livro. Oh gaita!
    Sim, na casa o que mais me preocupa é a sala que é grande e faz ligação para a sala de refeições, apesar de ter porta...mas que se estiver aberta se torna numa sala ainda maior, uns 100 m2...
    Já me imagino no Inverno a tiritar de frio, metida dentro da lareira, a dizer mal da minha vida e a desejar comprar um T1, lololol.

    Actualmente, na factura de electricidade, pago conta certa, 78 euros mensais. Eu acho imenso, porque se considerar que estou o dia inteiro fora, que chego a casa por volta das 19h00 e só a partir dessa hora é que faço consumo... e ao fds, óbvio. E tenho bi-horário.

    Saudações,
    Filipa
  8.  # 9

    Colocado por: filipa02Actualmente, na factura de electricidade, pago conta certa, 78 euros mensais

    lamento dizer-lhe assim, mas com uma dimensão dessas não vai ser fácil conseguir menos de 120€ mensais,
  9.  # 10

    Que horror...é mesmo de lamentar.
    Isto das casas grandes é tudo muito bonito, mas de facto também têm muitos contras.

    Não há mundos perfeitos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  10.  # 11

    Colocado por: filipa02Se lhe disser que a casa foi construída com tijolo duplo, com uma "esponja" azul ou esverdeada entre os tijolos, ajuda??
    As janelas são em aluminio, com vidros duplos.


    Ajuda! Aplicaram xps na caixa de ar da envolvente exterior. As questões são:

    Qual a espessura do isolamento?
    Qual o ano de execução da habitação?
    Respeitaram o projecto de térmica(RCCTE)?
    Aplicaram isolamento térmico na cobertura?

    Se bem dimensionada a distribuição e potência das máquinas de AC, não terá dificuldades de obter temperatura de conforto. Contudo, não adianta aplicar um sistema de aquecimento/arrefecimento xpto se o isolamento térmico da habitação for insuficiente(ou inexistente em algum plano). A factura de energia o dirá...
  11.  # 12

    A casa tem 6 anos.
    Não lhe sei dizer a espessura do isolamento... sei que os tijolos são daqueles mais grossos e a placa do meio terá cerca de 5 ou 6 cm.
    A casa também tem uma caixa de ar, de grande profundidade (talvez 1 metro).
    O sotão é todo ele em placa de betão.
    Estou muito satisfeita com a construção da casa, não tenho humidades, não sinto que o problema seja esse.
    Se calhar são os equipamentos que não serão os mais adequados, face à dimensão das assoalhadas.

    Aqui no escritório, ligo o ac, que é daqueles antigos, tipo móvel, por baixo da janela e num instante fico com a sala a ferver...parece que estou nas caraíbas.
    Na casa dos meus pais, eles têm ac por conduta, porque têm pladur no tecto, onde estão escondidas as condutas e têm um comando centralizado, que quando ligado, emite calor ou frio para todas as divisões...e estando nos 22 ou 23 graus, a casa torna-se muito acolhedora (sendo um apartamento de 120 m2).

    Também poderia ponderar adoptar esta solução, colocando tecto falso na casa toda, onde passariam as condutas. O custo é mais elevado?

    Obrigada,
    Filipa
  12.  # 13

    Colocado por: filipa02O custo é mais elevado?

    no conjunto acaba por ser mais baixo, tem é muitas outras possibilidades impossíveis noutras soluções,
  13.  # 14

    Desculpe Jorge, mas não percebi a sua resposta...

    Obrigada.
 
0.0117 seg. NEW