Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

    Colocado por: Anonimo16062021Você está mas é para ai cheio de vírus é o que é:-)

    Às tantas algum "amigo" enviou-lhe um documento a dizer "- Não sabe que torneira é esta...", e ele abriu aquilo com uma rapidez que nem pensou 2 vezes... e bota vírus...
    :-)
  2.  # 822

    Só tenho dúvida nas tomadas e interruptores nas wc, e numa luz que queria colocar por cima da zona de duche.
    Tenho na zona em frente ao duche, o comando dos estores, a luz para colocar por cima do duche, e o interruptor para ligar o extractor. Queria saber se vou ter problemas com isso...
  3.  # 823

    Colocado por: nandogoncaA questão prendia-se com a substituição de12caixas para tomadas individuais na ZAP, por caixas que levassem Fibra óptica, par de cobre e tv, o que iria reduzir o calhamaço de tomadas que tenho agora

    esta ainda vai a tempo, existem umas caixas múltiplas que acabam com esta salganhada, na Shchneider Electric tem postos multiplos de trabalho para embutir, e já agora o que manda o seu projecto ITED?
  4.  # 824

    offtopic
    Colocado por: nandogoncaEsse boneco tem lá um geocache...

    http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=e3167389-0695-4ba7-be5f-b76487d1d7db



    ó nandogonca és adepto do geocaching?

    tenho tudo para começar e nunca mais arranjo tempo para isso. tens de me dar umas luzes do assunto.
  5.  # 825

    Colocado por: jorgealvesjá agora o que manda o seu projecto ITED?

    Vou ver, mas diz que são individuais ou não???
    E se disser que são individuais, não posso alterar???
  6.  # 826

    Colocado por: nandogoncaTenho na zona em frente ao duche, o comando dos estores, a luz para colocar por cima do duche, e o interruptor para ligar o extractor. Queria saber se vou ter problemas com isso

    se for mal feito é mais do que certo,
    para fazer como deve ser, tem nas regras técnicas as dimensões do volume de interdição onde só pode instalar equipamentos alimentados por baixa tensão de segurança e transformador de isolamento, ou outro qualquer sistema que possa ser considerando como tal ou uma solução em que os elementos ativos (com tensão) fiquem fora deste volume, por exemplo uma solução usando fibra óptica,

    atenção que se ficar no tecto falso também conta para o volume de interdição,
  7.  # 827

    Colocado por: ultrahipermegaó nandogonca és adepto do geocaching?

    tenho tudo para começar e nunca mais arranjo tempo para isso. tens de me dar umas luzes do assunto.

    Gosto de experimentar de tudo um pouco e já andei nisso também... mas o geocaching serve mais para passear e conhecer lugares diferentes, ao mesmo tempo que se pratica exercício. Eu como tempo para férias e passear não existem, deixei-me disso... Nem as caches aqui na minha zona eu tenho-as completas... Quando o **** começar a correr e a interessar-se por isto pode ser que volte a pegar nisso...
  8.  # 828

    Colocado por: jorgealvesse for mal feito é mais do que certo,
    para fazer como deve ser, tem nas regras técnicas as dimensões do volume de interdição onde só pode instalar equipamentos alimentados por baixa tensão de segurança e transformador de isolamento, ou outro qualquer sistema que possa ser considerando como tal ou uma solução em que os elementos ativos (com tensão) fiquem fora deste volume, por exemplo uma solução usando fibra óptica,

    atenção que se ficar no tecto falso também conta para o volume de interdição,


    Já estou a ver que não me vou safar ao ler o manual... Se com estas palavras não entendo nada...
    Eu pensava que se aplicasse os interruptores com protecção IP44, seria suficiente...
  9.  # 829

    Colocado por: nandogoncaVou ver, mas diz que são individuais ou não???

    esta defenido no projecto ITED (tem que estar),

    Colocado por: nandogoncaE se disser que são individuais, não posso alterar

    a solução dos concentradores é entendida como multiplos pontos no mesmo espelho, como seja 2 filas de 4 caixas sobrepostas em que tem 8 caixas interiores separadas ou não, este é um exemplo existindo muitas outras possibilidades mesmo noutros fabricantes
      unica Top.jpg
  10.  # 830

    Colocado por: nandogonca
    Gosto de experimentar de tudo um pouco e já andei nisso também... mas o geocaching serve mais para passear e conhecer lugares diferentes, ao mesmo tempo que se pratica exercício. Eu como tempo para férias e passear não existem, deixei-me disso... Nem as caches aqui na minha zona eu tenho-as completas... Quando o **** começar a correr e a interessar-se por isto pode ser que volte a pegar nisso...


    pois eu tb estou nesse tema, daqui a 2 ou 3 anitos já dá para dar umas voltas com o **** que já se aguenta bem para dar umas voltas
  11.  # 831

    Não comuniquei nada com a certiel.... peço desculpas.... foi sim com a anacom, por causa do projecto ited em relação às tomadas do ited se podiam ser conjuntas....
    Em Portugal há tantas instituições e institutos e afins...
  12.  # 832

    Colocado por: nandogoncaJá estou a ver que não me vou safar ao ler o manual... Se com estas palavras não entendo nada...
    Eu pensava que se aplicasse os interruptores com protecção IP44, seria suficiente...
    vai-me obrigar a consultar o manual, que não tenho estas definições de cor (não faço residencial), depois envio-lhe os detalhes e as diferentes hipóteses de solução para isso,
  13.  # 833

    Colocado por: nandogoncaNão comuniquei nada com a certiel.... peço desculpas.... foi sim com a anacom, por causa do projecto ited em relação às tomadas do ited se podiam ser conjuntas....
    Em Portugal há tantas instituições e institutos e afins...

    Mas se o instalador é que tem que certificar a instalação, o que a anacom lhe diz não interessa para nada, quem assuma a responsabilidade é que tem que saber o que é que está a fazer.
  14.  # 834

    Colocado por: jorgealves
    esta defenido no projecto ITED (tem que estar),


    a solução dos concentradores é entendida como multiplos pontos no mesmo espelho, como seja 2 filas de 4 caixas sobrepostas em que tem 8 caixas interiores separadas ou não, este é um exemplo existindo muitas outras possibilidades mesmo noutros fabricantes
      unica Top.jpg

    As que eu tinha visto eram umas da efapel que são para a Zap.
  15.  # 835

    Colocado por: nandogoncafoi sim com a anacom

    esses nem respondem NUNCA e quando se colocam duvidas reais, a resposta é : "consultar o manual na secção referente ao solicitado",

    Colocado por: nandogoncapor causa do projecto ited em relação às tomadas do ited se podiam ser conjuntas....

    sim podem e devem se for tecnicamente viável, até aconselham esta disposição,
  16.  # 836

    Colocado por: PicaretaMas se o instalador é que tem que certificar a instalação, o que a anacom lhe diz não interessa para nada, quem assuma a responsabilidade é que tem que saber o que é que está a fazer.

    Pois, mas eu quando vi que aquilo ia ficar com tantas tomadas, não gostei do que vi...
    Ao consultar o catálogo da efapel, vi uma tomada para a Zap e reduzia as tomadas.
    Ao falar com o electricista, ele disse que não dava para mudar, mas eu como gosto de ter uma 2ª opinião, tentei entrar em contacto com a anacom, mas eles não responderam e eu fiquei sem saber se podia substituir ou não...
    Em relação ao certificado, eu só entreguei o trabalho para esta fase (passagem de tubos), ele colocou lá as caixas, mas e agora saber se passa na inspecção?

    Por exemplo tenho aqui os tais interruptores a menos de 1m da misturadora do lavatório...
    f
  17.  # 837

    Colocado por: nandogoncaEm relação ao certificado, eu só entreguei o trabalho para esta fase (passagem de tubos), ele colocou lá as caixas, mas e agora saber se passa na inspecção?

    o certificado e respectivo pedido de vistoria é passado por quem concluir a instalação, e só se considera concluída uma instalação quando a mesma for aprovada apelo organismo inspector,


    Colocado por: nandogoncainterruptores a menos de 1m da misturadora do lavatório


    e não se preocupe muito com estes detalhes, existem sempre formas corretas de fazer as coisa, o técnico em obra é que tem que as analisar e sem ser chapa 5 habitual, por vezes isto dá muito trabalho, mas uma instalação tem que ser em função da casa e não o contrario.
  18.  # 838

    Colocado por: jorgealvese não se preocupe muito com estes detalhes

    Da maneira que isto anda, não posso facilitar... olhe a canalização... tenho que saber... o problema é que se não passa na inspecção, tenho que partir tudo...
  19.  # 839

    Colocado por: nandogoncao problema é que se não passa na inspecção, tenho que partir tudo

    compreendo a sua decepção e a sua preocupação, mas estas coisas mais técnicas podem dar consigo em doido, literalmente, e como disse existem formas corretas de fazer as coisas, um exemplo, os aparelhos de manobra não podem ser colocados dentro dos volumes de interdição, mas nada impede de ter um cordão plastico a acionar um mecanismo que está no exterior desse volume, e isto é um exemplo corriqueiro, existindo muitos outros mais elaborados, os técnicos é que têem de encontrar as melhores soluções para a obra,
    no capitulo 7 das regras técnicas tem lá as dimensões dos diferentes volumes e tem um quadro com a descrição daquilo que lá pode colocar, e isso é lei e a Certiel ou outra só tem que ver se foram cumpridas ou não,

    vá com calma e qualquer duvida vá perguntando, que alguém o auxiliará ,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  20.  # 840

    Colocado por: jorgealvescompreendo a sua decepção e a sua preocupação, mas estas coisas mais técnicas podem dar consigo em doido

    Eu não quero tirar nenhum curso... Mas gosto de saber para não ser enrolado...

    Então posso colocar ali os interruptores sem problemas, o que tenho que tomar atenção é se depois é material estanque ou não é isso??? ainda não percebi o que quer dizer com
    Colocado por: jorgealvesvolumes de interdição
 
0.2470 seg. NEW