Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Venho pedir opiniões/ajuda para o seguinte... Preciso de transformar o quarto extra da minha casa em quarto de bebé. O quarto mede 10m2 e nao tem roupeiro embutido. Queria mandar fazer um roupeiro por medida (ou seja, do chao ao tecto), ate ja tenho um orçamento com a empresa que me fez ja outros trabalhos/roupeiros. Vai medir 1,35 de largura, e a altura é 2,40. Prefiro portas de abrir, e no caso vou pedir com 3 portas de abrir, e em cima "maleiro", ou seja, mais 3 portinhas de abrir, pois penso q torne o movel menos "pesado". Vou colocá-lo à entrada da porta, ou seja, tal como se vê nas casas com roupeiros embutidos, é sempre essa localizaçao, penso que por dever ser a melhor/mais adequada, nao sei... Pretendo nao fazer nada que possa baixar o valor comercial da casa, pois pretendo vender a casa no maximo daqui a 10 anos (enfim!se a vida nao der muitas voltas), ou seja, nao quero viver aqui para sempre e como tal tenho que pensar que seja vendável as obras que faça aqui. Penso que este roupeiro vai valorizar a casa. No entanto, quanto ao material do roupeiro, estou em muitas duvidas:

    1 - que material escolher? branco ou maple (trata-se de madeira muito clarinha)? Nao queria carvalho (apesar de ter o chao em flutuante carvalho clarinho) pois acho que vai ficar muito pesado, e dado o tamanho do quarto... Eu adoro o toque da madeira, e tb acredito que seja mais resistente o "maple" (será bétula??) do que o branco (lacado em mate, garantiu o fabricante), a sujidades etc... Por outro lado, tb penso na perspectiva de um potencial comprador de casa, valoriza sempre mais a madeira?? Mas o facto de ser madeira diferente do chao (maple vs. carvalho), pode ficar estranho?? O fabricante tb me garante que por ser lacado e nao MDF o roupeiro em branco nao fica amarelado com o tempo...
    A vantagem do branco é ficar mais "leve" (ja que alem das portas, vai ver-se um dos lados, pois nao é um roupeiro embutido mas sim feito por medida e ate ao tecto, poderá ficar uma peça muito "pesada"), e tornar o quarto mais luminoso/parecer maior. Assim, em branco, ficava mais leve... E adequado a quarto de bebé, criança e até mais tarde adolescente/adulto, julgo eu! Defeito: será que se poderá sujar muito?? Vai ser o 1º filho, nao tenho bem noçao! Será lavável? Notam-se muito as mossas?? Estou a imaginar a criança a bater com os brinquedos no roupeiro :D

    2 - a profundidade do roupeiro... o standard, e o q estes fabricantes ja me fizeram em casa, foi de 60cm. No entanto, também ja li algures que ha roupeiros com 50cm de profundidade em espaços pequenos... num quarto pequeno, como este, quaisquer cm que se poupem sao uteis... Alem disso, quando visualizo (e como se vai ver uma das paredes laterais do roupeiro) logo à entrada, faz mm mt diferença visualmente os 50cm ou 60cm... os 60cm é mais para casacos, nao? e para casacos, tenho outros roupeiros no corredor onde colocar... será que os 50cm nao chegam perfeitamente? ate mesmo para um adolescente (caso fique ca nesta casa mais do que os 10 anos máximos previstos)? Poderá no entanto desvalorizar a casa? É assim tao estranho ter so 50cm de profundidade? acho que ganhamos em espaço e visualmente no quarto... Ainda mais se um dia (como poderá acontecer) tiver que dar para 2 crianças....

    3 - ao colocar um roupeiro assim, por medida (é como se ficasse embutido) poderei ter mais tarde dificuldades em mudar o chao flutante caso algum dia precise? ou pode ficar cortado pela medida onde fica o roupeiro?

    4 - ja experimentaram colocar papel de parede em roupeiros embutidos? acham que pode ser uma hipotese mais tarde (ou para evitar sujar o roupeiro, ficava com papel de parede enqto fosse criança)? aplicar fica giro e acho que é possivel, mas e retirar sem estragar? essa é a minha duvida... se soubesse que poderia retirar sem estragar nada, ficar exactamnete como dantes... as portas se ficarem mt estragadas, ate se podem mudar, mas a lateral que fica visivel é q é mais complicado......

    ah! caso alguem sugira portas de correr para poupar espaço, eu de facto nao gosto mt de portas de correr... os que tenho aqui assim, ganham imenso pó/cotao (coisa q nunca me aconteceu com os que mandei fazer com portas de abrir), e tambem aproveito as portas de abrir para colocar espelho, e ate pendurar gravatas/colares/lenços, acho muito pratico e mais protector do pó. Pode ser da minha má experiencia, mas pronto. Alem disso, as de correr ficam mais caras :) Mas pronto, no caso estao mm fora de questao.

    Desculpem o testamento :)

    Muito obrigada desde ja!
    C.R.
 
0.0086 seg. NEW