Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    como sou um pouco leigo nesta questão, venho pedir a vossa ajuda para me darem algumas orientações.

    É o seguinte tenho uma casita velha que apesar de poder ser habitada, já não oferece grandes condições. A questão do restauro já coloquei de parte pelo que disse atrás.
    Os pisos são em madeira, a fachada está mt detiorada e a recuperação em comparação a fazer novo penso que não compensa.

    O terreno tem 10x10, mas existe a possibilidade de a casa ter que recuar 1m (caso seja demolida) para obedecer ao novo plano de ornamento, coisa que não me irá afectar muito.
    O objectivo será no R/C manter uma loja que já existe, no 1º piso: Sala, cozinha e um wc, 2º piso quartos e wc.

    As orientações que necessito é.. por onde começar, a que pessoas me devo dirigir, como se desenvolve todo o projecto?

    Obviamente que irei necessitar de um arquitecto, quais os preços praticados, como procurar, o que devo ter em atenção?

    Quais os preços praticados na construção, sem contabilizar as carpintarias e caixilharias, e incluindo todo o resto (canazlizações, acabamentos interiores/exteriores)?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquivolta
  2.  # 2

    RuiF

    Em 1º lugar, onde se localiza a intervenção?
    Depois é possível surgirem aqui colegas que poderão vir a colaborar consigo e elucidá-lo sobre todo o processo de licenciamento.

    Cmps
  3.  # 3

    Rui F

    Deve começar por:

    - Apresentar o que pretende, ou seja, se pretende remodelação, recuperação ou reconstrução. Isto seria lavo de visita ao local e verificar o estado de conservação do edificio.
    - Posteriormente, o arquitecto terá de elaborar os desenhos, juntamente com os projectos de engenharia para entregar na camara para licenciamento.
    - Após essa fase, se o RuiF decidir que será melhor elaborar um projecto de execução, para garantir custos e trabalhos, os mesmos podem fazê-lo.
    - Posteriormente, quando adjudicar o trabalho ao Atelier, garanta sempre que existe por parte do projectista visitas pontuais à obra, isto para garantir a boa execução dos trabalhos.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
  4.  # 4

    deve procurar um arquitecto ou gabinete,
    mas antes de escolher procure saber informações sobre o mesmo, como referencias, projectos, portfolio, experiencia etc.
    atenção que é uma fase primordial, esta deve ser começada em consciência.
    • RuiF
    • 18 junho 2011 editado

     # 5

    Em 1º lugar peço desculpa pela 'ausência' do fórum depois de ter criado o post.

    Em 2º lugar, quero agradecer aos que já postaram e me deram algumas luzes.

    O tipo de intervenção será construir novo de raiz. (demolir o velho edificio existente). E o local da intervenção será na Nazaré.

    No entanto a minha dúvida neste momento é, em que valores se pode situar um projecto para a seguinte moradia, tendo em conta a dimensão do terreno (9x8):

    R/C: (Escadaria de acesso à habitação, espaço comercial)
    1º Piso: Habitação (sala, cozinha...)
    2º Piso: Habitação (quartos, wc..)


    Entre os 4000-5000€
    Entre os 5000-6000€
    Entre os 6000-7000€

    Esse projecto já inclui tudo? Projecto de canalizações, instalações eletricas, etc etc
  5.  # 6

    Rui F,

    O ideal será consultar alguns gabinetes de projecto e solicitar uma proposta de honorários para o que pretende.
    Os valores certamente serão diferentes. Procure consultar alguns gabinetes e não um só.

    Algum esclarecimento adicional disponha.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 7

    Caro Rui,

    Como Já foi dito marque reuniões com os gabinetes, mas tenha em conta que os preços muitas vezes significam qualidade, um projecto muito barato pode ter consequências em obra, enquanto que um projecto mais completo e bem elaborado obviamente sai mais caro.

    Lá diz o ditado que o barato sai caro....por isso não se preocupe muito com aquilo que o gabinete lhe vai levar, mas sim no que ele lhe pode trazer.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • RuiF
    • 23 junho 2011

     # 8

    Obrigado.

    No entanto eu estou a pensar agarrar-me mesmo à questão apenas daqui a 2, 3 meses.

    Neste momento queria apenas começar a ganhar algumas luzes, sobre técnicas, materiais (que tenho vindo a ganhar através da leitura do fórum). E queria também ficar com umas luzes da fase incial do processo que seria a fase do projecto. A quem me devo dirigir, do que devo eu tratar, etc etc
  7.  # 9

    Rui F,

    O ideal será consultar alguns gabinetes de projecto e solicitar uma proposta de honorários para o que pretende.
    Os valores certamente serão diferentes. Procure consultar alguns gabinetes e não um só.


    Algum esclarecimento adicional disponha.

    cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 10

    Caro Rui,

    Deve-se dirigir a um gabinete como já foi dito. E se pretende agarrar isso daqui a 2 ou 3 meses, então está na altura de procurar esses gabinetes.

    1º Selecione alguns gabinetes
    2º marque reuniões e peça orçamentos
    3º não incida a sua escolha só pelos honorários, mas sim com: experiência, facilidade de comunicação com os intervenientes, clareza da proposta etc

    boa sorte

    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 11

    Boa Tarde RuiF,

    À semelhança do que já lhe foi dito por colegas nos outros post`s, em primeiro lugar é fundamental definir o que pretende (que parece já ter feito) e contactar ateliers de arquitectura e engenharia para expor as suas ideias, a partir das quais lhe será apresentada a propostas de honorários para desenvolver o projecto.
    A sua escolha deve sobretudo assentar sobre aquele que lhe apresentar a proposta mais credível, com um conteúdo bem elaborado e onde se percebam todas as fases do trabalho, bem como as inclusões e exclusões da mesma. O portfólio do atelier é também um factor de importância na decisão. Mas, a nosso ver, deve sobretudo apostar na equipa que lhe inspira mais confiança nas abordagens que lhe fizer, e que tenha a proposta mais coerente. Para nós, um dos factores base para apresentar uma proposta de honorários adaptada ás necessidades do cliente, é a deslocação ao local de intervenção, para tomar contacto com a realidade, sendo também fundamental fazer uma "pré-avaliação" dos condicionalismos a que a obra está sujeita (sem que isso represente qualquer encargo ou vinculo ao cliente).
    A fase seguinte, e após a escolha da equipa de trabalho, é a do desenvolvimento do projecto, composta por várias "etapas" (que devem estar explicadas na proposta de honorários), que dado o seu enquadramento se pode processar de duas formas distintas. Ou através de um processo de Licenciamento, onde vai numa primeira fase a aprovar o projecto de arquitectura, e só após esta fase aprovada se submetem as diferentes especialidades de engenharia a aprovação. Ou através de um processo de comunicação prévia, em que todos os elementos do projecto (arquitectura + engenharia) são entregues em conjunto para aprovação, tendo ainda de ser entregue com eles o alvará do construtor que vai executar a obra e os termos dos técnicos responsáveis pela direcção e fiscalização da obra. Importa referir, e uma vez que vai proceder à demolição da construção existente, que terá de apresentar o projecto de demolição e o alvará de uma empresa capacitada para a fazer, este alvará terá de ser entregue, caso seja um processo de licenciamento, com o processo de arquitectura (podendo a câmara municipal permitir que seja entregue numa fase seguinte), no caso da Comunicação Prévia é entregue em conjunto com a restante documentação.
    Ainda na fase de projecto, e caso opte por desenvolver um projecto de execução, este terá inicio após o desenvolvimento de todos os elementos do processo de arquitectura e de engenharia, sendo um processo demasiado extenso para explicar aqui.
    Relativamente à questão que coloca do custo m2 de construção, na zona de Leiria que pode ser dada como referência, os preços têm sofrido bastantes oscilações (devido à situação que o país atravessa) mantendo-se em média nos 600,00€ (com carpintarias e caixilharias), no entanto pode conseguir preços mais em conta, tendo também em conta o tipo de acabamento que pretende.
    Neste caso, e dada a proximidade com o mar, um dos factores que certamente vai ditar o valor da construção é a classe do betão e do aço a aplicar na estrutura. Caso a obra seja no aglomerado urbano mais condensado da Nazaré (núcleo junto á praia) a acessibilidade de viaturas ao local da obra para cargas e descargas pode também ditar o custo.
    Por fim, e em nota de rodapé, dada a proximidade que a que estamos da Nazaré, e se assim o entender teremos todo o gosto em lhe apresentar uma proposta de honorários para o projecto que pretende. Caso o entenda, ou queria ver esclarecida qualquer outra dúvida, pode solicitar pelos nossos contactos expostos em www.flash-arquitectos.com.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq. e restante equipa flash_arquitectos
  10.  # 12

    Boa Tarde,

    Sem um conhecimento mais profundo do assunto, arrisco dizer que entre os 4000 e 5500€ tudo é possivel.


    Cpts
 
0.0186 seg. NEW