Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    pretendo adquirir uma moradia de um familiar construída no final dos anos 70, no entanto, deparei que a moradia em questão não tem o certificado de habitabilidade emitida pelo que consultei a câmara local para ver o que seria necessário para obter o tal certificado; foi me dito que havia uma divisão construída atrás da moradia que não constava do projecto inicial e como tal teria que ser alterado o projecto, obter a aprovação por parte da câmara local de forma a que possa depois ter o certificado.
    Poderão ajudar-me quanto ao custo que esta alteração ao projecto terá?
  2.  # 2

    O que irá acontecer é que esse tipo de processo será alvo de uma legalização.

    Quanto a custos, depende de caso para caso, neste caso de casa para casa.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    Obrigada Adarq

    os custos dependerão das dimensões das áreas a anexar?
  4.  # 4

    Dependerá do tipo de instrução do processo.

    OU seja, se tem de efectuar o levantamento dos edificios existentes, a produção dos elementos e a instrução do processo para a câmara municipal.

    Onde se localiza a casa?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  5.  # 5

    trata-se de uma moradia independente situada em V.N.Gaia;
    Tem todos os documentos afectos à obra apenas faltou pedir o certificado de habitabilidade na altura;
  6.  # 6

    Deve haver por exemplo aqui quem faça esse tipo de trabalho perto da sua zona. O que seria uma vantagem para si devido à deslocação.

    Deixe desenvolver o tópico, verá que se resolve a sua situação.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 7

    Bom dia Patri,

    Existe um vasto conjunto de factores que ditam o custo do projecto de alteração/legalização. A área do anexo em questão, é fundamental perceber se a moradia está construída de acordo com o projecto licenciado (caso exista), e se também ela não terá de ser objecto de projecto de alterações, é também necessário conhecer os condicionalismo do terreno de intervenção (PDM,...). O município onde a construção vai ser legalizada também é um factor a ter em conta, uma vez que em alguns município para as construções que já são existente e já com alguns anos, basta que na parte de Especialidades de Engenharia seja feito um termo pelo técnico a pedir isenção às engenharias que se aplicam ao tipo de construção, já noutras autarquias é obrigatório a entrega desses projecto. Como pode ver é difícil dar-lhe um valor, é necessário analisar a situação em especifico.

    Cumprimentos,

    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos [pub](www.flash-arquitectos.com)[/pub]
  8.  # 8

    Acrescento que a legalização do tal anexo pode também estar sujeita a alterações para não ser reprovado, dependendo de caso a caso.

    Cmps
  9.  # 9

    Boa tarde Rui

    a área a anexar rondará os 20m2; a moradia está construída de acordo c/o projecto aprovado na altura, finais dos anos 60.
    Será que com estes elementos já conseguirá dar uma ideia de custo?
    Obrigada
  10.  # 10

    Boa tarde Rui

    Terei todo o gosto em apresentar uma estimativa para esse tipo trabalho - a minha área de actuação é V.N. de Gaia por isso não há problemas com a deslocação.
    O anexo possui alimentação eléctrica, água , gás? ou são 4 meras paredes ao alto?
    Para qualquer contacto [email protected]

    Cumprimentos,
    nuno miguel
  11.  # 11

    nddarquitectos,

    teria todo o gosto em ter uma estimativa sua para este trabalho, mas não sou eu que necessito desses valores, é o Patri!!!! :)
  12.  # 12

    Boa noite Patri,

    Sendo o nosso atelier no concelho de Pombal, e à semelhança do que o colega adarq lhe disse anteriormente, dadas as caracteristicas do trabalho, nomeadamente a dimensão/quantificação de trabalho, devem haver colegas nossos na sua zona capazes de lhe fazerem um preço mais "apetecível" para o projecto.
    Mas dada a área que refere, e caso este não necessite de sofrer alterações, o custo do projecto não será expressivo certamente. Tenha também em atenção a questão das especialidades de engenharia que lhe falei, caso se aplique por norma irá poupar uns euritos com o pedido de isenção.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash-arquitectos (www.flash-arquitectos.com)
  13.  # 13

    Patri,

    Já lhe deram as dicas certas aí em cima.
    Há algumas coisas que vão aí faltar quase de certeza... se não pediu a Licença de Utilização (ou Habitabilidade, como lhe chamou) há que ressalvar algumas questões como a entrega (ou não) do Livro de Obra ter sido feita, de quem foi o D. Técnico e se deixou a papelada assinada, se ela existe de todo, etc.
    Com sorte, é como os meus colegas disseram; se a obra cumpre com tudo (excepto o tal acrescento) pode ser que aceitem o pedido de isenção da entrega das especialidades, somente tendo que legalizar o que não está legal. Isto, claro está, se for possível (depende de vários factores como alinhamentos, coeficientes de ocupação do solo, cumprimento do projecto aprovado, etc.).
    Nós estamos no Porto, perto da Boavista. Se quiser, sem compromisso algum, traga a papelada, damos uma vista de olhos nisso, e depois "descortina-se" na Gaiurb o que se tem que fazer para obter a Licença de Utilização.
    O custo não deverá ser nada de especial, com a ressalva de pedirem os projectos das especialidades novamente. Em suma, isto tanto lhe pode custar 300 Euros como 3000, dependendo do que disserem na Gaiurb... mas esperemos pelo melhor.

    Cumprimentos,
    A. Cardoso
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsa.construcoes
  14.  # 14

    Obrigada pela ajuda que deram; estou a reunir a documentação toda do processo e depois darei notícias;
 
0.0193 seg. NEW