Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Desde já, cumprimentos a todos.

Preciso da v/ ajuda. A minha casa (Paredes - Porto) tem uma grande exposição solar, e os estores são interiores.

Isto causa um enorme sobreaquecimento.

Uma fachada é virada a este/norte, pelo que apanha sol desde o seu nascer até meio da tarde; atrás, apanha sol desde o meio da tarde até o pôr-do-sol.

À frente tenho:

-> 2 janelas c/ +/- 210x120cm (piso 1, quartos; caixilharia à face exterior da parede)
    -> 1 janela c/ +/- 270x135cm (piso 0, cozinha; caixilharia cerca de 80cm recuada face à fachada, devido à rampa do portão)
    -> 1 janela c/ +/- 120x130cm (piso 0, lavandaria; caixilharia à face exterior da fachada)

Atrás, tenho varandas, portanto as janelas estão cerca de 1m recuadas, mas na mesma à face da parede:

-> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 1, quarto)
    -> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 0, quarto)

Para «ajudar», tenho ainda uma clarabóia, com cerca de 180x100cm, na cobertura; sob o vidro, apenas uma placa acrílica

O que preciso, é de soluções para diminuir o calor que me entra e fica dentro de casa! Estou a pensar colocar AC, mas tenho medo de não resolver nada, e de consumos elevadíssimos.

Já fiz algumas pesquisas em termos de estores, brisas solares e toldos; para as traseiras, como tem as varandas, parece mais ou menos resolúvel; à frente, é que parece um grande problema, pois não pareço ter onde colocar nada...

Chego a ponderar trocar os vidros! Será que isto resolve, ou pelo menos ajuda?

Na clarabóia, também trocar o vidro, ou aplicar película reflectora, que vos parece?

Agradeço imenso a quem poder trocar umas opiniões e orientar-me no melhor caminho.

Se houver mais dados que precisem para ajudar, por favor perguntem, que informo logo!

André
  2.  # 2

Olá a todos

Suponho que a ninguém foi possível contribuir, para o meu caso específico.

Mas gostava na mesma de agradecer a todos.

Continuarei na pesquisa de soluções, se me aparecer algo que me pareça que possa interessar a mais alguém, postarei aqui.

Cumprimentos.
    • eu
    • 4 julho 2011

# 3

Penso que a solução mais eficaz é o sombreamento dos vãos onde isso seja possível e a aplicação de películas nos outros vãos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andy77
  3.  # 4

Caro andy77,
    parece-me mais que óbvio que só com protecção exterior (brise soleil) ou portadas evitará que a casa se transforme numa "sauna"......
    eu também fui "obrigado" a investir em protecção exterior (optei pelos lamelados orientáveis vulgo brise soleil) e apesar do preço (cerca de 7500 euros) os resultados justificam o investimento. Muito "pior" é ter de gastar quase 5000 euros com painéis solares CF com respectiva "casinha" de máquinas numa casa nova com 3 quartos. Sendo eu divorciado e considerando que deixo de gastar cerca de 150 euros/ano em combustiveis (ex. gás), o "break even point" ou momento de retorno do investimento será alcançado lá por volta do ano de 2045......(tenho 44, ou seja, terei pago o investimento quando tiver 78 (se lá chegar claro!!!)
  4.  # 5

Boa tarde,
    Consulte o sítio represtor.com
    Tome nota: 4 estores verticais tipo Sombroll, abertura manual , com caixa (hxl - 1,00mx0,70m + 1,00mx0,80m +1,00mx1,00m + 1,00mx1,20m) cerca de 2600,00 €, se forem sem caixa (proteção) cerca de 1900,00 €.
  5.  # 6

Colocado por: andy77Desde já, cumprimentos a todos.

Preciso da v/ ajuda. A minha casa (Paredes - Porto) tem uma grande exposição solar, e os estores são interiores.

Isto causa um enorme sobreaquecimento.

Uma fachada é virada a este/norte, pelo que apanha sol desde o seu nascer até meio da tarde; atrás, apanha sol desde o meio da tarde até o pôr-do-sol.

À frente tenho:

-> 2 janelas c/ +/- 210x120cm (piso 1, quartos; caixilharia à face exterior da parede)
    -> 1 janela c/ +/- 270x135cm (piso 0, cozinha; caixilharia cerca de 80cm recuada face à fachada, devido à rampa do portão)
    -> 1 janela c/ +/- 120x130cm (piso 0, lavandaria; caixilharia à face exterior da fachada)

Atrás, tenho varandas, portanto as janelas estão cerca de 1m recuadas, mas na mesma à face da parede:

-> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 1, quarto)
    -> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 0, quarto)

Para «ajudar», tenho ainda uma clarabóia, com cerca de 180x100cm, na cobertura; sob o vidro, apenas uma placa acrílica

O que preciso, é de soluções para diminuir o calor que me entra e fica dentro de casa! Estou a pensar colocar AC, mas tenho medo de não resolver nada, e de consumos elevadíssimos.

Já fiz algumas pesquisas em termos de estores, brisas solares e toldos; para as traseiras, como tem as varandas, parece mais ou menos resolúvel; à frente, é que parece um grande problema, pois não pareço ter onde colocar nada...

Chego a ponderar trocar os vidros! Será que isto resolve, ou pelo menos ajuda?

Na clarabóia, também trocar o vidro, ou aplicar película reflectora, que vos parece?

Agradeço imenso a quem poder trocar umas opiniões e orientar-me no melhor caminho.

Se houver mais dados que precisem para ajudar, por favor perguntem, que informo logo!

André
    boas!no meu entender uma soluçao possivel seria trocar o vidro duplo que tem(a verificar composicao)por um conjunto verdadeiramente eficiente em termos de control solar!sei que é possivel e funciona para atenuar de forma clara a temperatura interior de sua casa por valores relactivamente baixos!
  6.  # 7

Colocado por: andy77Na clarabóia, também trocar o vidro, ou aplicar película reflectora, que vos parece?

Caro Andy77,

Para o seu problema na claraboia, sempre poderá solucionar com a colocação de película de vidro (sempre pelo exterior).
    O restante problema poderá ser resolvido com estores tipo brisa solar.

Depois de ter reunido todas estas opiniões confronte um ou mais técnicos de empresas de estores, para ver o que lhes dizem.

Atentamente,
  7.  # 8

Eu também tinha o seu problema... talvez um pouco pior!

Após muitas indecisões e conclusões, concluí que deveria colocar estores exteriores orientáveis. Como os Metalpac/Metalunic/GM200 (aproveito para informar os foristas que é tudo a mesma coisa, são feitos todos pela mesma empresa - Schenker, os importadores é que criam marcas/modelos próprios) eram muito caros optei por encomendar os brise solar - lámina Z. Contudo só optei por encomendar, porque nunca chegaram a instalar e eu não me preocupei muito com isso, pois entretanto adquiri uma bomba de calor que me permite o controlo da temperatura da casa. Claro que gasto energia (cerca de 3€ num dia muito quente).

Contudo, os estores são para colocar, bem como a aplicação de um maior isolamento (XPS ou PIR) na cobertura plana (só tenho 4 cm)
  8.  # 9

Colocado por: lourandre

Caro Andy77,

Para o seu problema na claraboia, sempre poderá solucionar com a colocação de película de vidro (sempre pelo exterior).

Obrigado a todos!

Caro lourandre, tenho como alternativa de uma empresa de películas, um tipo que será de colocar pelo interior... conhece esta alternativa? O que lhe parece? Supostamente, é menos eficiente no controlo solar (eficiência de 68% ao invés de 86% de película exterior reflectora) mas por outro lado, dizem que aumenta o isolamento do vidro, nomeadamente no inverno (mantém o calor, devido à baixa emissividade)...

Por uma questão de facilidade de colocação, na clarabóia é mais fácil pelo exterior; mas, nos dois quartos que não têm varanda, a película interior seria a mais fácil de instalar (embora mais cara).

Quanto aos restantes vãos, que têm varanda, penso optar por toldos tipo estore, para sombreamento - conseguirei resolver por cerca de 850€ as duas janelas maiores; quanto à cozinha, tenho essa possibilidade; mas, como fica debaixo dos outros quartos, ainda não sei se opto também pela película...

Muito obrigado de novo a todos!
  9.  # 10

Caro Andy77,

Uma coisa eu não tenho dúvidas, para diminuição de calor (e protecção de madeiras) a colação de pelicula de vidro em claraboias, para mim é sempre a melhor solução.
    Questiona onde colocar a pelicula, se pelo interior ou exterior... em minha opinião em claraboias a sua colocação deverá ocorrer sempre pelo exterior, pois terá uma maior eficiência no controlo solar (apesar que cada obra é uma obra). A sua colocação pelo exterior poderá ser sempre mais dificil (devido aos acessos)mas isso os técnicos estão certamente preparados para tal.

Verifique a ficha técnica das peliculas tanto de interiores como exteriores, mas tenha em atenção com o tipo de vidro que actualmente tem em sua habitação, para que a pelicula a ser colocada, futuramente não lhe parta os vidros da claraboia (fale disso com o técnico).

Apesar de não conhecer a sua casa, eu optaria sempre pela colocação da pelicula pelo exterior em todas as situações acima mencionadas por si (é a minha opinião).

Para os restantes vãos, estores de rolo em tecido screen com factor de 10% a 1% (depende a privacidade que pretenda).

Já agora em que zona é a sua residência?

Atentamente,
  10.  # 11

Caro lourandre

De facto, essa questão da película pelo interior (de vidros duplos) poder provocar a quebra dos mesmos, passou-me logo pela ideia; embora segundo o instalador, não exista esse risco... Mas parece-me que pelo exterior é de facto melhor.

Nas varandas, tenho vários tipos de orçamento, nomeadamente estores de rolo em tecido. Mas, tendo em vista também o custo, a opção poderá recair em toldos, também em tecido (bastante semelhante aos estores, desconheço contudo o factor); no quarto, um que desce na vertical (tipo estore) e que na parte final dá para colocar em avanço face à varanda, para circular o ar; e na sala, um mais curto, para protecção do vidro (pois aqui só perto no final da tarde o sol lá incide).

É que estes tais toldos ficam muito mais baratos que os estores (pelo menos, os orçamentos que tive até agora...)

A casa é perto de Paredes, distrito do Porto.

Tem mais alguma dica para mim?

Muito obrigado!
  11.  # 12

ola.
    Para a claraboia, dependendo da incidencia solar, e da estetica, pode facilmente criar sombreamento ao vidro.
    Cria uma estrutura que desde que tenha algum peso na base, pode assentar na cobertura sem ter que furar.
    Pode fazer uma base em cimento. O desenho é arcaico mais fica a ideia.
  12.  # 13

algo assim
      claraboia.jpg
  13.  # 14

Parti do principio que era cobertura plana!!!

Para a janelas, sem duvida que a solucao terá que ser pelo exterior!

Tem que criar sombra ás superficies de vidro... Existem muitas solucoes, as melhores são as amoviveis, pois no inverno pode dar jeito apanhar sol para aquecer!

Se fosse sol e calor o ano todo, sugeria umas arvores (caso tivesse espaço para o fazer)!
  14.  # 15

Colocado por: andy77Nas varandas, tenho vários tipos de orçamento, nomeadamente estores de rolo em tecido. Mas, tendo em vista também o custo, a opção poderá recair em toldos, também em tecido (bastante semelhante aos estores, desconheço contudo o factor); no quarto, um que desce na vertical (tipo estore) e que na parte final dá para colocar em avanço face à varanda, para circular o ar; e na sala, um mais curto, para protecção do vidro (pois aqui só perto no final da tarde o sol lá incide).

Caro andy77,

Confesso que não estou a visualizar que tipo de toldos está a falar (se tiver fotos envie).

Eu, aconselho estores de rolo interiores em tecido screen, pois assim tem a visão para o exterior e mantém a sua privacidade pelo interior. (não descurando os estores exteriores)
    Sabe que aqui no fórum é difícil dar uma opinião,mais concreta pois não temos noção da habitação em si.

Caso tenha interesse posso dar-lhe um contacto de uma empresa de estores (também instalam películas de vidro).

Atentamente,
  15.  # 16

Creio que esta pode ser uma boa solução, consoante o caso

toldo
  16.  # 17

Colocado por: rjafonsoParti do principio que era cobertura plana!!!

Para a janelas, sem duvida que a solucao terá que ser pelo exterior!

Tem que criar sombra ás superficies de vidro... Existem muitas solucoes, as melhores são as amoviveis, pois no inverno pode dar jeito apanhar sol para aquecer!

Se fosse sol e calor o ano todo, sugeria umas arvores (caso tivesse espaço para o fazer)!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andy77

Obrigado!

Sim, de facto a cobertura é plana; como a clarabóia é inclunada, deram-me a sugestão de colocar um «pano de toldo», fixo de alguma forma (amarrado, talvez) - neste caso, no Inverno querendo aproveitar o sol, é «só» retirá-lo.

Ou seja, subir à cobertura 2 vezes por ano... Até já sei quem tem uma escada!!
  17.  # 18

Colocado por: lourandre

Caro andy77,

Confesso que não estou a visualizar que tipo de toldos está a falar (se tiver fotos envie).

Eu, aconselho estores de rolo interiores em tecido screen, pois assim tem a visão para o exterior e mantém a sua privacidade pelo interior. (não descurando os estores exteriores)
    Sabe que aqui no fórum é difícil dar uma opinião,mais concreta pois não temos noção da habitação em si.

Caso tenha interesse posso dar-lhe um contacto de uma empresa de estores (também instalam películas de vidro).

Atentamente,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:andy77

Caro lourandre

O toldo é muito semelhante ao que o bmxer colocou... como alternativa, tenho sem caixa, uma vez que ficam sob as varandas. Isto para a sala e cozinha.

Quanto ao meu quarto, é um toldo que desce mais paralelo ao vidro, e que tem um braço no final, para o afastar da varanda, se quisermos.

Se tiver a gentileza, envie-me esse contacto; pois essa dupla possibilidade estores/películas interessa, até por causa dos outros quartos (sem varanda)

Obrigado
  18.  # 19

No caso de varandas ou acesso para quintais etc o toldo que eu postei é para mim sem duvida a melhor opção dada a sua versatilidade, principalmente se for virado a sul reduz a incidência de radiação nas janelas, mantém a vista desafogada, cria mais um espaço exterior agradável, afasta alguma chuva e pode recolher quando o sol é mais escasso. Já se a orientação for poente ou nascente perde alguma eficácia devido ao ângulo(o sol está mais baixo) logo o toldo teria de ser mais comprido ou descair mais.

0.0232 seg. NEW