Colocado por: andy77Desde já, cumprimentos a todos.boas!no meu entender uma soluçao possivel seria trocar o vidro duplo que tem(a verificar composicao)por um conjunto verdadeiramente eficiente em termos de control solar!sei que é possivel e funciona para atenuar de forma clara a temperatura interior de sua casa por valores relactivamente baixos!
Preciso da v/ ajuda. A minha casa (Paredes - Porto) tem uma grande exposição solar, e os estores são interiores.
Isto causa um enorme sobreaquecimento.
Uma fachada é virada a este/norte, pelo que apanha sol desde o seu nascer até meio da tarde; atrás, apanha sol desde o meio da tarde até o pôr-do-sol.
À frente tenho:
-> 2 janelas c/ +/- 210x120cm (piso 1, quartos; caixilharia à face exterior da parede)
-> 1 janela c/ +/- 270x135cm (piso 0, cozinha; caixilharia cerca de 80cm recuada face à fachada, devido à rampa do portão)
-> 1 janela c/ +/- 120x130cm (piso 0, lavandaria; caixilharia à face exterior da fachada)
Atrás, tenho varandas, portanto as janelas estão cerca de 1m recuadas, mas na mesma à face da parede:
-> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 1, quarto)
-> 1 janela c/ +/- 400x200cm (piso 0, quarto)
Para «ajudar», tenho ainda uma clarabóia, com cerca de 180x100cm, na cobertura; sob o vidro, apenas uma placa acrílica
O que preciso, é de soluções para diminuir o calor que me entra e fica dentro de casa! Estou a pensar colocar AC, mas tenho medo de não resolver nada, e de consumos elevadíssimos.
Já fiz algumas pesquisas em termos de estores, brisas solares e toldos; para as traseiras, como tem as varandas, parece mais ou menos resolúvel; à frente, é que parece um grande problema, pois não pareço ter onde colocar nada...
Chego a ponderar trocar os vidros! Será que isto resolve, ou pelo menos ajuda?
Na clarabóia, também trocar o vidro, ou aplicar película reflectora, que vos parece?
Agradeço imenso a quem poder trocar umas opiniões e orientar-me no melhor caminho.
Se houver mais dados que precisem para ajudar, por favor perguntem, que informo logo!
André
Colocado por: andy77Na clarabóia, também trocar o vidro, ou aplicar película reflectora, que vos parece?
Colocado por: lourandre
Caro Andy77,
Para o seu problema na claraboia, sempre poderá solucionar com a colocação de película de vidro (sempre pelo exterior).
Colocado por: andy77Nas varandas, tenho vários tipos de orçamento, nomeadamente estores de rolo em tecido. Mas, tendo em vista também o custo, a opção poderá recair em toldos, também em tecido (bastante semelhante aos estores, desconheço contudo o factor); no quarto, um que desce na vertical (tipo estore) e que na parte final dá para colocar em avanço face à varanda, para circular o ar; e na sala, um mais curto, para protecção do vidro (pois aqui só perto no final da tarde o sol lá incide).
Colocado por: rjafonsoParti do principio que era cobertura plana!!!
Para a janelas, sem duvida que a solucao terá que ser pelo exterior!
Tem que criar sombra ás superficies de vidro... Existem muitas solucoes, as melhores são as amoviveis, pois no inverno pode dar jeito apanhar sol para aquecer!
Se fosse sol e calor o ano todo, sugeria umas arvores (caso tivesse espaço para o fazer)!Estas pessoas agradeceram este comentário:andy77
Colocado por: lourandre
Caro andy77,
Confesso que não estou a visualizar que tipo de toldos está a falar (se tiver fotos envie).
Eu, aconselho estores de rolo interiores em tecido screen, pois assim tem a visão para o exterior e mantém a sua privacidade pelo interior. (não descurando os estores exteriores)
Sabe que aqui no fórum é difícil dar uma opinião,mais concreta pois não temos noção da habitação em si.
Caso tenha interesse posso dar-lhe um contacto de uma empresa de estores (também instalam películas de vidro).
Atentamente,Estas pessoas agradeceram este comentário:andy77