Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, é a primeira vez que estou a participar, espero conseguir tirar a minhas duvidas e ajudar tb.
    Estou a construir casa, neste momento estou na fase da estrutura, em termos de revestimento vou aplicar o sistema ETICS mais conhecido por capoto. Desde o inicio que tinha a ideia de fazer as alvenarias exteriores com Bloco em betão leve de agregados de argila expandida 50x20x25 da Artebel - Termicoproetics, "http://www.artebel.pt/?page=produto&idCategoria=1&idProduto=24&action=dadostecnicos" entretanto tive conhecimento de um tijolo cerâmico concebido para capoto 30x20x24 da Termotecno "http://www.construcer.com/TermoTecno/news.php".
    Neste momento estou não sei qual deles utilizar, em termos de Coeficiente de transmissão térmica parece ser ligeiramente melhor, penso que tb poderá ter vantagem na abertura de roços...
    Se alguém me poder aconselhar eu agradecia.
    Cumprimentos
  2.  # 2

Boa tarde.

A meu ver é um tema interessante. Aguardo respostas dos entendidos. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiob
  3.  # 3

Colocado por: sergiob... penso que tb poderá ter vantagem na abertura de roços...

Caro sergiob, o bloco e o tijolo referido equiparam-se em relação às características térmicas. O factor de escolha pode passar pelo preço, mão-de-obra, peso...

Mas se está a pensar aplicar um material com melhoria de características térmicas, porquê que não evita roços nessa alvenaria? Vai rasgar, aplicar tubos e depois preenche com argamassa com características muito inferiores às do bloco ou tijolo térmico? Não compreendo.

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: sara_portela
  4.  # 4

Quer a minha opinião?
    Eu também fui na onda do bloco térmico e vou ter um acréscimo de 800€ no total da obra, mas pensado bem, o bloco térmico ou tijolo térmico, em que é que vai melhorar no isolamento???
    Então se o sistema ETICS não garante o isolamento a 100%, acha mesmo que o bloco térmico vai ajudar assim tanto comparado com outro tipo de alvenaria??
    O que quero dizer e em conclusão é: Se o frio ou calor, passar o isolamento, não será de certeza a alvenaria que vai impedir essa transferência de temperatura de acontecer...

E contra mim falo que mesmo depois de ser projectado com tijolo normal e o caderno de encargos ter sido elaborado com tijolo normal, quando chegou a altura de decidir, pumba deixei-me ir na onda e no pensamento de " são só 800€".....

A minha casinha
  5.  # 5

Colocado por: rui moreira

Caro sergiob, o bloco e o tijolo referido equiparam-se em relação às características térmicas. O factor de escolha pode passar pelo preço, mão-de-obra, peso...

Mas se está a pensar aplicar um material com melhoria de características térmicas, porquê que não evitaroçosnessa alvenaria? Vai rasgar, aplicar tubos e depois preenche com argamassa com características muito inferiores às do bloco ou tijolo térmico? Não compreendo.

Cumprimentos.

Rui Moreira, obrigado por manifestar a sua opinião em relação ao assunto, mas eu quando falei em abertura de roços foi só um pequeno exemplo, porque é claro que vou tentar evitar ao máximo tais situações (a não ser na colocação de tomadas e interruptores elétricos)...
    A minha duvida é que em termos de preço e peso o tijolo cerâmico leva vantagem, em termos de caracteristicas térmicas tb me parece que leva alguma vantagem em termos de mão de obra estará o bloco ligeiramente com mais vantagem pois consegue-se em rendimento maior devido ás suas dimensões...mas no entanto aqui na minha zona (Guarda, Viseu) tenho visto construções com o bloco térmico (+ capoto) e não conheço nada nem tenho experiência nenhuma com o tijolo térmico em causa. Perante todas as situações fico com algumas duvidas e desconfianças pois o tijolo tem ainda a vantagem de ser mais barato.
  6.  # 6

img
      CIMG4876.jpg
    • eu
    • 7 junho 2011

# 7

No meu ponto de vista, se vai aplicar ETICS, não vale a pena usar tijolo especial. Se pretender melhorar o isolamento, então aplique EPS com maior espessura.

Eu apliquei tijolo normal de 24 cm e ETICS com 8 cm de EPS e a solução funciona muito bem. Para já, noto que as transferências térmicas (que são pequenas) se dão acima de tudo pelas portas e janelas. Pelas paredes, não noto nenhuma transferência...
  7.  # 8

• eu
    • 7 junho 2011

# 9

Colocado por: Anonimo16062021
    No meu ponto de vista sim..não só em termos térmico como também acústico,não queiram comparar o bloco térmico com o tijolo tradicional..

A acústica de uma casa depende muito pouco (eu diria mesmo quase nada) das paredes, pois o som é transmitido acima de tudo pelas portas e janelas.
  8.  # 10

Colocado por: euNo meu ponto de vista, se vai aplicar ETICS, não vale a pena usar tijolo especial. Se pretender melhorar o isolamento, então aplique EPS com maior espessura.

Eu apliquei tijolo normal de 24 cm e ETICS com 8 cm de EPS e a solução funciona muito bem. Para já, noto que as transferências térmicas (que são pequenas) se dão acima de tudo pelas portas e janelas. Pelas paredes, não noto nenhuma transferência...

Rui Moreira, esse tijolo que apresenta na imagem é um tijolo normal? Tenho ideia que a Preceram tem um tijolo igual a esse e segundo eles dizem no site esse mesmo tijolo é térmico e acústico.
  9.  # 11

Não quero que interpretem como um mal agradecido, antes pelo contrario.... estou mto agradecido por estarem a tentar dar a vossa opinião, mas julgo que estamos a fugir da questão, pois a minha duvida neste momento é qual destes dois materiais utilizar, Bloco em betão leve de agregados de argila expandida 50x20x25 da Artebel - Termicoproetics, "http://www.artebel.pt/?page=produto&idCategoria=1&idProduto=24&action=dadostecnicos" ou tijolo cerâmico concebido para capoto 30x20x24 da Termotecno "http://www.construcer.com/TermoTecno/news.php".
    Cumprimentos
    • eu
    • 8 junho 2011 editado

# 12

Colocado por: Anonimo16062021Então fique com a sua que eu fico com a minha..basta ter uma ideia nas casas tipo português com tijolo de 11cm pelo interior das divisões que um ruído pelo ânus ouve-se na casa toda mesmo com as portas todas fechadas

Excelente exemplo ;)

Mas não queira comparar as paredes interiores de 11 com as paredes exteriores de 24 ou melhor ainda, 11 +11 ... e no seu exemplo, digo-lhe que esses sons passam acima de tudo pelas portas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tsantos
  10.  # 13

concordei com o Anonimo110722 sobretudo pelo ultimo paragrafo.(nao percebi mas escreveu bonito )
  11.  # 14

Colocado por: paulo raminhosconcordei com o Anonimo110722 sobretudo pelo ultimo paragrafo.(nao percebi mas escreveu bonito )

Eu concordo com o "etc"
  12.  # 15

desculpe-me uma pequena intromissão

Anonimo16062021

já ouviu falar de sistema etics com um material pir( em vez de eps) associado á robiolac??
  13.  # 16

.. A robbialac, penso que é sistema etics da viero ( capotto).

EDIT:
    do site:
    A Viero, marca promovida pela Tintas Robbialac, S.A. alargou o seu conjunto de soluções para Isolamento Térmico pelo Exterior. Segundo a empresa, o Sistema Cappotto contempla 5 soluções distintas. Para além da utilização das placas isolantes de poliestireno expandido (EPS 100), o Sistema Cappotto pode ser aplicado sobre placas isolantes de poliestireno extrudido (XPS), sobre placas isolantes de Lã de Rocha, sobre placas isolantes de poliisocianurato (PIR) e sobre placas isolantes de aglomerado negro de cortiça expandida (ACE). “A selecção do tipo de isolante e respectiva espessura é definido no projecto, de acordo com a solução construtiva a adoptar, da zona geográfica em que se situa a obra e da interacção dos vários parâmetros que configuram a avaliação do comportamento térmico do edifício”, pode ler-se no comunicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  14.  # 17

Sr Anonimo16062021, sabe-me dizer o preço do PIR?

Tenho os preços do EPS, XPS, Cortiça, mas este (PIR) tem boas prestações.

Obrigado.
    • eu
    • 9 junho 2011

# 18

Colocado por: JJesusSr Anonimo16062021, sabe-me dizer o preço do PIR?

Agora é que tocou no ponto chave... ;)
  15.  # 19

Colocado por: JJesusSr Anonimo16062021, sabe-me dizer o preço do PIR?

Começa nos 11€ e vai até aos 25€/m2 (dependendo das espessuras e acabamentos das faces).

Cumps,
    Hélio Pinto.
  16.  # 20

Preço do PIR para ETICS (por exemplo 50 mm de espressura)
    Obrigado.

0.0231 seg. NEW