Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: JJesusPreço do PIR para ETICS (por exemplo 50 mm de espressura)
    Obrigado.

Ronda os 16,5/m2 - Preço de tabela.

Cumps,
    Hélio Pinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JJesus
  2.  # 2

Bom dia.

Pelo que entendi desta última fase da discussão esse sistema PIR é mais barato e considerado melhor do que o sistema Capotto?
  3.  # 3

Mas será que alguém está com vontade de dar opinião acerca do tema para o qual foi aberto este tópico??
  4.  # 4

Colocado por: sergiobMas será que alguém está com vontade de dar opinião acerca do tema para o qual foi aberto este tópico??

A melhor resposta já a teve:
    Colocado por: Anonimo16062021No meu ponto de vista sim..não só em termos térmico como também acústico,não queiram comparar o bloco térmico com o tijolo tradicional..

Agora, a opção é sua (e os €uros também).

Cumps,
    Hélio Pinto.
  5.  # 5

Independentemente do preço. Com a sua experiência, este (PIR) é o melhor isolante para o sistema ETICS?
    Já agora qual seria a cola que recomendaria. Eu estou a pensar em aplicar com a mapei (mapetherm AR1), é boa escolha?
    Obrigado
  6.  # 6

A fábrica que se refere é a masterblock?
  7.  # 7

talvez um pequeno senão seja a reacção ao fogo, não ?? ou seja, arde mesmo.
  8.  # 8

a classificação de reacção ao fogo de sistemas compósitos (do sistema), só é verdadeiramente importante na escolha do sistema ETICS, em edificios em altura.
    Sendo que, em Portugal é necessário cumprir:
    - Para edificios até 9m, a classificação mínima é C-s3 d0
    - Para edificios até 28m, a classificação mínima é B-s3 d0
    Comulativamente o material isolante deve ter a classificação mínima - E-d2

- Para edificios > 28m, a classificação mínima é B-s2 d0
    Comulativamente o material isolante deve ter a classificação mínima - B-s2 d0

NOTA: Portanto a Casse de reacção ao fogo.. só C.. não chega, falta definir o d (drop/produção de goticulas/ particulas incandescentes), e o s (smoke/ produção de fumo)

Cábula:
    As classes de reacção ao fogo ( EUROCLASSES) vão de A a F
    Sendo o A, o melhor desempenho (incombústivel) e o F, sem classificação (desempenho não determinado).
    Existem Estados-membros que não permitem materiais de construção da classe F

abraços...
  9.  # 9

Colocado por: Hélio Pinto

Cumps,
    Hélio Pinto.

Cumps,
    Hélio Pinto.

Mas eu nunca comparei bloco termico com tijolo tradicional..........mas sim bloco termico com tijolo termico.
  10.  # 10

Colocado por: sergiob

Mas eu nunca comparei bloco termico com tijolo tradicional..........mas sim bloco termico com tijolo termico.

O que quis dizer é que a opção tomada (térmico), é já por si, vantajosa. Agora, e sobre escolha entre tijolo e bloco (térmicos) dependerá, no meu entender, das características de cada um e do preço.

Cumps,
    Hélio Pinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergiob
  11.  # 11

Pedro

a ficha técnica que eu tenho diz apenas inflamadilidade (norma EN 13501:2007) E

o que é certo é que com um isqueiro no eps ele derrete e no pir ele arde mesmo.
  12.  # 12

O que quis dizer é que a opção tomada (térmico), é já por si, vantajosa. Agora, e sobre escolha entre tijolo e bloco (térmicos) dependerá, no meu entender, das características de cada um e do preço.

Cumps,
    Hélio Pinto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergiob

Pois....essa é a minha duvida.

Cumprimentos
  13.  # 13

Colocado por: rui moreira

Caro sergiob, o bloco e o tijolo referido equiparam-se em relação às características térmicas. O factor de escolha pode passar pelo preço, mão-de-obra, peso...

Caro sergiob, já tinha respondido a essa questão.

Cumprimentos.
  14.  # 14

Ora vejam o que aqui diz.

"As placas master iso resistem À chama directa.
    Em contacto com o fogo não existem queda de
    partículas nem gotas inflamadas. Não existe
    produção de fumo."

Cumps,
    Hélio Pinto.
  15.  # 15

Colocado por: marco1a ficha técnica que eu tenho diz apenas inflamadilidade (norma EN 13501:2007) E

o que é certo é que com um isqueiro no eps ele derrete e no pir ele arde mesmo.

Essa é a norma europeia .. para as EUROCLASSES
    Portanto são ambos E.
    Em termos de SCIE, pode ser utilizado até edificos de altura 28m.
    Desde que o sistema tenha o comportamento de reacção ao fogo acima descrito.

Se estão mesmo preocupados com o desempenho de reacção ao fogo, é utilizar no isolamento térmico, lã de rocha.

PS: O aglomerado de cortiça, também é classe E.
  16.  # 16

Hélio

realmente tenho aqui duas amostras ( ambas pir, amarelas) e uma delas larga muito um pozinho quando passamos o dedo e arde mesmo e outra tambem pir que já não larga esse tal pozinho e não arde embora fique chamuscado tambem mas sem deformar muito ao inves do eps.
  17.  # 17

Colocado por: Hélio PintoAs placas master iso resistem À chama directa.
    Em contacto com o fogo não existem queda de
    partículas nem gotas inflamadas. Não existe
    produção de fumo."

...mas não deixam de ser altamente inflamáveis, daí serem classe E ;)
    O que o pessoal do marketing escreve.. de nada serve, só para os menos atentos (ou sem conhecimentos técnicos suficientes) o importante são as classificações do material... de acordo com a NORMA.
  18.  # 18

Colocado por: Anonimo16062021material B2

B2, não faz parte da norma das EUROCLASSES.. é uma especificidade dos alemães.
    ... mas temos A1 e A2 ;)
  19.  # 19

Já utilizei destas numa cobertura, revestidas a alumínio gofrado em ambas as faces, que melhora substancialmente o seu comportamento ao fogo.
  20.  # 20

.. pois, mas NÓS estamos em PORTUGAL, portanto são as EN, quando não dispomos de Normalização para os materiais poderemos utilizar outras Normas de referência, por exemplo as NF, ou as BS.. e as DIN.
    Para eu prescrever o material.. vou exigir o certificado, de acordo com a EN.

PS: Ainda não fomos totalmente comprados pela Alemanha... ;).. para lá caminhamos.. deixa ver....
    Concordam com este comentário: j cardoso

0.0219 seg. NEW