Iniciar sessão ou registar-se
    • fpc
    • 9 junho 2011

     # 1

    Boa tarde!
    Há alguns meses comprei uma base de chuveiro num outlet da minha zona. Acontece que quando o fui aplicar, as medidas não eram aquelas, pelo que me desloquei novamente ao outlet para fazer a troca por um de medidas correctas. Aí disseram-me que não faziam trocas e que ficavam lá com a base de chuveiro e quando a vendessem davam-me o dinheiro. Teria assim de pagar a base de que necessitava. A minha questão é: será legal os outlets não fazerem trocas, ou isto é uma artimanha daquela loja? Valerá a pena recorrer a alguma instituição tipo DECO, para tentar uma solução?
    Agradeço Respostas.
  1.  # 2

    Bem eu sobre a legislação não sei, mas por exemplo na Outlet da loja de roupa salsa trocam a roupa sem qualquer problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  2.  # 3

    Até agora só comprei em outlets de roupa e trocaram-me sempre as coisas sem problemas. Se NÃO trocarem isso tem de estar bem explícito nalgum lado (na própria loja, no recibo, ...). Por ex., há outlets que têm uma secção de peças com defeito e nessas zonas está escrito claramente que não se fazem trocas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
    • fpc
    • 9 junho 2011

     # 4

    Agradeço as respostas. Mas não haverá ninguém que me possa indicar a legislação por que se regem os outlets?
  3.  # 5

    Colocado por: fpcBoa tarde!
    Há alguns meses comprei uma base de chuveiro num outlet da minha zona. Acontece que quando o fui aplicar, as medidas não eram aquelas, pelo que me desloquei novamente ao outlet para fazer a troca por um de medidas correctas. Aí disseram-me que não faziam trocas e que ficavam lá com a base de chuveiro e quando a vendessem davam-me o dinheiro. Teria assim de pagar a base de que necessitava. A minha questão é: será legal os outlets não fazerem trocas, ou isto é uma artimanha daquela loja? Valerá a pena recorrer a alguma instituição tipo DECO, para tentar uma solução?
    Agradeço Respostas.


    A troca, substituição do bem ou reembolso só são obrigatórios se o bem tem defeito.

    Deste modo, se o bem comprado não tem defeito o vendedor não é obrigado à troca, substituição ou reembolso.
    No entanto, alguns agentes económicos utilizam como prática comercial facilitar aos consumidores estes direitos, mesmo não sendo obrigados por lei. Por vezes, também concedem um vale com prazo de validade.

    Quando compra informe-se se o local onde o fez permite essa facilidade.
    Fonte:http://www.consumidor.pt/
    Espero ter ajudado.
    A. Madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  4.  # 6

    Colocado por: A. MadeiraA troca, substituição do bem ou reembolso só são obrigatórios se o bem tem defeito.

    Exacto

    e a devolução (em loja) é legalmente suportada nos primeiros 7 dias e desde que a mercadoria seja devolvida no estado em que a comprou (embalagem e tudo). Nestes casos a devolução é obrigatoriamente feita de acordo com a forma de pagamento (nada de vales)!

    Parece-me que o seu caso nada tem a ver com estes acima, nem com o facto de ser um Outlet. A Base de chuveiro deve ter sido desembalada para ser colocada... certo? logo não a pode devolver no seu estado original...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  5.  # 7

    Colocado por: moraisdde a devolução (em loja) é legalmente suportada nos primeiros 7 dias e desde que a mercadoria seja devolvida no estado em que a comprou (embalagem e tudo). Nestes casos a devolução é obrigatoriamente feita de acordo com a forma de pagamento (nada de vales)!


    Ainda há uns meses andei a procura de lei que confirmasse isto. mas não encontrei nada que refira que a loja é obrigada a devolver o dinheiro. Consegue-me dizer a lei onde isto está referido?

    O que consigo ver é o contrário.

    Por exemplo:


    http://www.consumidor.pt/
    A troca, substituição do bem ou reembolso só são obrigatórios se o bem tem defeito.

    Deste modo, se o bem comprado não tem defeito o vendedor não é obrigado à troca, substituição ou reembolso.
    No entanto, alguns agentes económicos utilizam como prática comercial facilitar aos consumidores estes direitos, mesmo não sendo obrigados por lei. Por vezes, também concedem um vale com prazo de validade.

    Quando compra informe-se se o local onde o fez permite essa facilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  6.  # 8

    Colocado por: moraisddConsegue-me dizer a lei onde isto está referido?


    Codigo Civil. mais à tarde procuro em condições... mas de memória recordo-me que havia uma lei geral (para as compras normais) e a lei das vendas à distância
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  7.  # 9

    Pode sempre usar de alguma pressão:

    O cliente ou não cliente pode exigir o livro de reclamações.
    Se não lho derem, chame a PSP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  8.  # 10

    http://www.pofc.qren.pt/ResourcesUser/Legislacao/ContratacaoPublica/DL_84_2008.pdf


    Decreto-lei 84/2008

    Algumas lojas facilitam a troca/substituição. Mas isso é uma política para agradar os clientes.
    Com um pouco de conversa, pode-se sempre chegar a bom porto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpc
  9.  # 11

    Mas o bem, neste caso ... não está defeituoso.
 
0.0165 seg. NEW