Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Comprei recentemente uma moradia em gaia para reconstruir. Acontece que o muro que divide a minha propriedade é extremamente baixo (1.50 m ), não tendo qualquer privacidade em relação aos vizinhos. Será que posso aumentar a altura do muro com alguma estrutura (rede, paineis...), se assim fôr até que altura? e que materiais aconselhariam?
    De referir que as casa dos vizinhos (tipo ilha) estão voltadas directamente (portas e janelas da frente) para a minha moradia e caso possa aumentar a altura do muro, ficarão praticamente sem sol pois a distância das suas casas ao referido muro é de apenas 2 m.
    Alguém pode esclarecer?

    Muito obrigado,
    Jorge Silva
  2.  # 2

    Colocado por: eularindoBoa tarde!

    Comprei recentemente uma moradia em gaia para reconstruir. Acontece que o muro que divide a minha propriedade é extremamente baixo (1.50 m ), não tendo qualquer privacidade em relação aos vizinhos. Será que posso aumentar a altura do muro com alguma estrutura (rede, paineis...), se assim fôr até que altura? e que materiais aconselhariam?
    De referir que as casa dos vizinhos (tipo ilha) estão voltadas directamente (portas e janelas da frente) para a minha moradia e caso possa aumentar a altura do muro, ficarão praticamente sem sol pois a distância das suas casas ao referido muro é de apenas 2 m.
    Alguém pode esclarecer?

    Muito obrigado,
    Jorge Silva


    o melhor e mais certinho é sempre verificar o PDM da zona onde se encontra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  3.  # 3

    eularindo

    quanto a aumentar o muro, só vendo o que o regulamento camarário diz para essa zona.
    ponha a hipotese de aumentar com algum material mas na diagonal ( 45º) a "subir"para o seu lado e basta ai uns 30 a 40 cm por forma a que fique com privacidade e ao mesmo tempo não alterando a incidência solar existente em relação aos seus vizinhos.
  4.  # 4

    Caro eularindo,

    Gaia é o meu conselho, portanto sei bem do que falo, os muros laterais pode-os subir até 1.8m, sem necessidade de solicitar licenciamento.

    Cumprimentos e disponha,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  5.  # 5

    já agora, essa altura é o máximo quer seja em alvenaria quer seja em gradeamento por exemplo??

    arqCastro, acho que aqui neste caso poderá tambem haver algum primor na solução visto que por várias razões não convem tapar muito o sol aos vãos principais dos vizinhos que estão a apenas 2 metros.
    Concordam com este comentário: eularindo
  6.  # 6

    O entendimento geral (pela maioria dos técnicos na câmara de Gaia) é que é 1.8m independentemente de ser em alvenaria ou gradeamento, acima disso, apenas com elementos vegetais (arbustos etc.)
    Quanto aos vizinhos, confesso que é uma situação delicada, no entanto têm de considerar que o mesmo regulamento que permite subir o muro aos 1.8m, também proíbe a abertura de janelas a menos de 5m do limite lateral do terreno vizinho...
    Eu imagino que a construção, tipo ilha que o eularindo refere seja antiga, construída à luz de regulamentos antigos (ou inexistentes) ou até edificada ilegalmente... o meu conselho foi técnico, dentro dos regulamentos e da legalidade, quanto ao resto... cabe a cada um zelar pelos seus interesses e/ou pelos interesses dos demais.

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  7.  # 7

    concordo, no entanto aqui o arquitecto tambem pode assumir uma atitude proactiva em prol do bom ordenamento visual e funcional dos elementos que marcam/influenciam a envolvente propondo soluções que visem então quer a satisfação do cliente assim como de terceiros que interagem no contexto da intervenção.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1concordo, no entanto aqui o arquitecto tambem pode assumir uma atitude proactiva em prol do bom ordenamento visual e funcional dos elementos que marcam/influenciam a envolvente propondo soluções que visem então quer a satisfação do cliente assim como de terceiros que interagem no contexto da intervenção.


    Obviamente que sim, mas isso só se conseguiria com um trabalho mais cuidado, uma visita ao local, etc.
    Concordam com este comentário: eularindo
  9.  # 9

    Apenas uma ou duas correcções, que conheço bem a Gaiurb e respectivos regulamentos:

    - Em Gaia (e já agora, na maior parte dos municípios que conheço), pode edificar muros não confrontantes com a via pública até à altura de 1.80m sem licenciamento. Com licenciamento, em Gaia, podem chegar até 2.50m de altura, e isso se não forem muros de suporte ou outra situação especial como terrenos com pendente acentuada.
    - O afastamento mínimo de edifícios ao vizinho é de 3.0m.
    - Há possibilidade de abrir janelas com esses 3.0m de afastamento, não é possível é abrir janelas de qualquer compartimento...

    Resumindo, os seus vizinhos estão altamente ilegais...

    Posto isto, e sabendo bem o que é uma ilha;

    1- Se forem ciganos que estiverem na ilha, não suba muito o muro. Nessa qualidade de ilhas não há água suficiente à volta para os impedir de lhe darem cabo do juízo (e do muro)
    2- Se for gente sem condições e com idade, e forem bons vizinhos, também não suba o muro; pense numa solução como o marco1 falou, ou similar
    3- Se forem malandros a usufruir do ordenado mínimo rendimento de inserção social então suba o muro até 1.81m de altura.
    Pode ser que o Menezes os tire daí e os ponha num P.E.R.

    Fora as brincadeiras, veja que possibilidades existem para solucionar o problema de forma equilibrada. Com uma estaca veja até que altura o muro pode subir sem tirar grande claridade às janelas dos vizinhos, fale com eles se for possível (ver opções 1, 2 e 3 acima). Já teve uma dica ali em cima para subir a partir daí o muro sem tirar grande claridade (a não ser que seja Poente, e aí, tira a luz de qualquer maneira). Coloque se quiser uma foto da situação que permita opinarmos melhor.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  10.  # 10

    Bom dia!

    Aqui vai uma fotografia da dita...

    Cumprimentos
      CASA_MADALENA2.jpg
  11.  # 11

    eularindo

    não leve a mal mas parece que a sua casa é que está ai a mais, eheheeh

    a sério, talvez optasse por subir o mais possivel mas com algo tipo chapa de uma cor clara ou mesmo translucida ou perfurada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  12.  # 12

    Mais do que aquilo que lhe indiquei anteriormente, só mesmo com elementos vegetais, e no caso especifico, teria de mandar fazer um canteiro para os poder plantar... até ao 1,8m pode fazer no material que entender!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eularindo
  13.  # 13

    Na minha opinião, 30 cm a mais nesse muro não chateiam ninguém.
    Se o muro tem 1.50m de altura (provavelmente na zona rampeada terá mais um pouco) eu dispensava a chapa, que muito provavelmente ia ficar pior esteticamente, e subia o muro em alvenaria rebocada os 30 cm.
    Caso sinta que ainda não chega, faça como disse o ArqCastro, (e se for possível no seu caso) abra um canteiro e plante umas tuias ou outras árvores/arbustos que vai ver que não só fica bem, como lhe tapa as vistas dos vizinhos e eles de certeza que não se chateiam com isso.
  14.  # 14

    Colocado por: ArqCastroMais do que aquilo que lhe indiquei anteriormente, só mesmo com elementos vegetais, e no caso especifico, teria de mandar fazer um canteiro para os poder plantar... até ao 1,8m pode fazer no material que entender!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eularindo


    Uma pequena correcção, que me esqueci de fazer há pouco, e não deu para editar o comentário anterior:

    "Mais do que 1.80m, só com elementos vegetais", para ser considerada obra de escassa relevância urbanística. Pode o muro chegar eventualmente até 2.50m de altura (ver o regulamento da Gaiurb, na alínea a) do n.º 2 do art.º 86º), sendo objecto de licenciamento. E por cima disso ainda podem haver sebes vivas (pode fazer-se efectivamente uma muralha para o vizinho, em alguns casos).
    Depois, cada caso é um caso, e, nesse caso, não me parece nem sensato nem que os técnicos da Gaiurb fossem permitir isso (tenho-os também como (algo) sensatos). Também só estou a referir este aspecto para dar a conhecer a realidade do regulamento da Gaiurb, que nunca se sabe, pode sempre vir a elucidar alguém.

    Cumprimentos
  15.  # 15

    Boa tarde,
    Gostaria de colocar uma pequena questão relativamente a um caso semelhante.

    Pretendo saber se é possivel subir determinado muro que confina com a via publica, isto é, o muro é em cimento e tem cerca de 1,5m (não tenho bem a certeza).
    Não pretendia aumentar o muro em cimento mas sim daquelas chapas pintadas que algumas casa têm (cerca de 30/40cm estaria otimo).
    Esta casa é uma moradia e fica em vila nova de gaia.
    Já enviei um email para o ''geral'' da câmara a pedir informações mas não me respondem.
    Alguem me sabe dizer se preciso de licenca pra isto ou onde me devo dirigir para pedir a licenca?

    Obrigado.
  16.  # 16

    Retomo este tópico para fazer uma questão.

    No que toca a subida de muros, tijolo simples vermelho, mantém se a lógica do pilar de 2 em 2 metros?

    Deverá acompanhar o pilar já feito no muro baixo ou não necessariamente?

    Obrigado
  17.  # 17

    Colocado por: Rodasrmantém se a lógica do pilar de 2 em 2 metros?

    Se os pilares existentes estão a essa distância, sim.

    Colocado por: RodasrDeverá acompanhar o pilar já feito no muro baixo ou não necessariamente?

    Sim, até porque é economicamente mais favorável.
  18.  # 18

    Bom dia,

    Desculpe reabrir este tópico , mas procurando uma solução para uma altura legal de construção do muro tive uma dúvida,
    peço a quem possa me esclarecer.

    Gostaria de saber se posso construir um muro que separa minha casa da casa do vizinho ( pela lateral), visto que ela me disse que não
    o posso fazer por tirar a luz solar do terreno dela. o muro irá ficar cerca de 3+ metros da casa dela.

    Quem puder me ajudar agradeço.
    Obrigado
  19.  # 19

    é obvio que pode, basta consultar o regulamento camarário da sua camara e está lá qual a altura que pode ter.
    o código civil pelo menos obriga a um mínimo de 1.5 m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Spyderrock
  20.  # 20

    Obrigado marco1 pela ajuda.
 
0.0186 seg. NEW