Iniciar sessão ou registar-se
    • lis.
    • 9 junho 2011 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Fiz a escritura de um pequeno apartamento em Janeiro. Atraves da imobiliária foi-me mostrado o apartamento e um quintal que tem nas traseiras. Gostei do apartamento exactamente pelo facto de ter um bom quintal, e como tenho um filho pequeno era perfeito para ele brincar. Se não tivesse o quintal nunca o compraria pois como é de áreas pequenas não tinha espaço para o meu filho brincar a vontade. Agora no inicio de Junho reuni as condições para começar a fazer umas remodelações como mudar a cozinha, pintar e mais umas coisinhas. Pois bem, o problema começa agora.. Começamos a partir a cozinha e pus algum entulho no quintal, ora bem vem o vizinho de baixo dizer que não podemos por nada lá, que aquilo é dele. Outro vizinho disse que onde tenho o suposto quintal era um espaço para estacionamento e que o homem faz uma construção lá, ou seja o meu quintal é o tecto dessa mesma construção. isto tudo parece-me muito estranho porque não estou a ver o homem ter conseguido autorização para construir alguma coisa lá, mas isto nunca se sabe. Eu moro no segundo andar e o senhor no primeiro andar.

    gostaria de ter uma opinião acerca deste assunto, porque sinceramente nem sei o que pensar.
  1.  # 2

    boa tarde

    o que é que está descrito na escritura??? há referência a esse espaço?? e na caderneta predial???? ou na certidão de teor??? ou na propriedade horizontar???

    há alguma referência a esse espaço???

    cumps
  2.  # 3

    Acho que não referencia ao espaço, mas alguns dos outros apartamentos têm quintal e não estão registado também, digo isto porque quando fui fazer o pedido de isenção de imi era preciso dizer as medidas do apartamento e falei no suposto quintal que não estava na planta que tinha ido buscar a câmara para tratar do imi e se não era preciso colocar lá, e a senhora viu no computador e disse que os outros apartamentos do prédio não tinham isso registado.
  3.  # 4

    oops

    quer ver que "comprou" uma área comum, ou seja esse "quintal" que no fundo é a cobertura do andar debaixo ou que afinal quem tem razão é o vizinho que diz que aquilo é logradouro para estacionamento, e que o do 1º não tinha nada que fazer uma construção e fazendo aparecer um terraço ( quintal) que o vendedor da Lis incluiu na venda??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, costa3333
  4.  # 5

    Colocado por: marco1oops

    quer ver que "comprou" uma área comum, ou seja esse "quintal" que no fundo é a cobertura do andar debaixo ou que afinal quem tem razão é o vizinho que diz que aquilo é logradouro para estacionamento, e que o do 1º não tinha nada que fazer uma construção e fazendo aparecer um terraço ( quintal) que o vendedor da Lis incluiu na venda??
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,costa3333



    Tambem me esta a parecer que é assim. Sera que devia ir falar com a imobiliaria para tirar estaa historia a limpo, ou nao adiantara de nada?
    os antigos donos estao na africa do sul e a escritura foi feita com um procurador (familiar dos donos)
  5.  # 6

    Mais uma vez alguém foi enganado (a) comprando algo que não lhe pertence a 100% comprou apenas o que consta da propriedade horizontal referente a essa fracção e respectiva caderneta predial, tudo o resto foi conversa da imobiliaria.
    Quem se mete com imobiliarias normalmente saí enganado (a).
  6.  # 7

    Se o "quintal" (/terraço) é a cobertura de uma construção (ilegal) como raio é que o lis tem acesso a esse terraço?
    POR UMA JANELA, ou por uma porta?

    Já viu se, no projecto aprovado que está na Câmara, aparece essa construção do vizinho de baixo?
    E se as suas janelas / portas da fachada batem certo com o que está aprovado?
    • lis.
    • 9 junho 2011 editado

     # 8

    Colocado por: Luis K. W.Se o "quintal" (/terraço) é a cobertura de uma construção (ilegal) como raio é que o lis tem acesso a esse terraço?
    POR UMA JANELA, ou por uma porta?

    Já viu se, no projecto aprovado que está na Câmara, aparece essa construção do vizinho de baixo?
    E se as suas janelas / portas da fachada batem certo com o que está aprovado?


    tenho acesso por uma porta. vi a planta do predio da camara, e lá nao aparece a construçao do vizinho.
    deixo um link para uma foto do espaço assim ve-se melhor do que falo http://s201.photobucket.com/albums/aa48/Rub00/?action=view¤t=P1010663.jpg
  7.  # 9

    sinceramente estou muito baralhado, acho que não consigo entender a situação fisica existente.
    • lis.
    • 9 junho 2011 editado

     # 10

    Na cozinha tem uma porta e ao sair por ela vamos ter exactamente a esse lugar da foto onde tem as molas para a roupa, depois tem 3 degraus que vai ter ao espaço em baixo onde tem as cadeiras
    nao sei se me expliquei bem
  8.  # 11

    sim e este espaço só a lis é que tem acesso?' e por baixo é que está a construção que o vizinho do 1º andar tem? e depois ainda há o r/c ?
    e era neste espaço onde a lis tem as cadeiras que o outro vizinho queria um estacionamento? mais ou menos ao nivel da sua casa num 2º andar??

    já viu porque estou confuso??
    • lis.
    • 10 junho 2011

     # 12

    um outro vizinho disse que existia um espaço de estacionamento, entravamos á esquerda, depois tinha uma rampa e ficava o lagradouro por detras do predio. mas agora isso tem uma construçao do vizinho que mora em baixo. ja nem entrada a esquerda tem.
    Isto vai aqui uma complicaçao :/
  9.  # 13

    ou uma ilegalidade pegada, e nesse ponto ou se entendem todos ou tem ai uma grande trapalhada e...ou há moral ou...
    mas lá está será sempre uma porta aberta a eventuais conflitos com actuais ou futuros moradores.
  10.  # 14

    Aparentemente a sua cozinha teria uma «varanda» que, depois da construção do anexo pelo vizinho de baixo, passou a ter acesso a um terraço (que é a cobertura do anexo).

    O facto de terem construído um edifício ilegal (ou legal) mesmo por baixo dos seus pés, que lhe vai aumentar a insegurança da sua casa (por torná-la mais fácil de ser assaltada), tem de ser compensada por alguma forma. E a única que me ocorre é a autorização pelo vizinho de baixo para que você utilize a cobertura como terraço.
    Isto é, a autorização para utilizar o terraço deverá funcionar como moeda de troca para que o lis NÃO denuncie a construção ilegal (digo eu).

    Repare que se a construção FOR LEGAL, o terraço será uma «zona comum» apesar de ter acesso exclusivo pelo apartamento do lis. «Zona comum» quer dizer que não é SÓ o vizinho que beneficia do anexo quem manda nesse terraço.

    (É impressão minha ou o desenho do «corte» na cortina de betão onde , suponho, estão os 3 degraus que dão acesso ao «terraço», NÃO É de origem? Se assim for, bate certo: o acesso ao terraço e os degraus foram feitos posteriormente à construção do resto do edifício)
    • lis.
    • 12 junho 2011

     # 15

    Penso quue o assunto esta resolvido :)
    Numa conversa com o vizinho que construiu o "anexo" (mas para nao haver confusoes nem quis saber se tinha sido construido com autorizaçao) ficou as coisas mais esclarecidas. O senhor construiu aquilo em baixo e depois o antigo dono da minha casa fez as escadas na varanda para ficar com acesso e ficar com quintal.
    Sempre fico com o quintal para mim e nao há problema de usa-lo :)

    obrigada a todos pelas opinioes, foram uma boa ajuda!
 
0.0198 seg. NEW