Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No meu apartamento começou a aparecer humidade no tecto do quarto, junto á parede exterior.Penso que será infiltração de aguas.A quem tenho que me dirigir, ao Administrador do condominio, ou ao construtor do prédio ? Fico a aguardar uma resposta. Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: mariamagalhaesA quem tenho que me dirigir, ao Administrador do condominio, ou ao construtor do prédio ? Fico a aguardar uma resposta. Obrigado

Terá de se dirigir ao Administrador do condomínio (de preferência por CURTA carta registada com aviso de recepção).
    Ele é que poderá ter de se dirigir ao construtor, no caso de o prédio ainda estar no prazo de garantia.
  3.  # 3

Ok. Gostaria então de saber qual o prazo de garantia ?
  4.  # 4

Colocado por: mariamagalhaesOk. Gostaria então de saber qual o prazo de garantia ?

5 anos.
  5.  # 5

Neste caso já não está no prazo de garantia. Mas o predio tem uma fenda na parede exterior, que julgo ser por ai que se infiltra a agua. Caso seja esse o motivo de infiltração, gostaria de saber quem tem que fazer as reparações e quem terá de pagar os custos das mesmas ?
  6.  # 6

Colocado por: mariamagalhaesNeste caso já não está no prazo de garantia. Mas o predio tem uma fenda na parede exterior, que julgo ser por ai que se infiltra a agua. Caso seja esse o motivo de infiltração, gostaria de saber quem tem que fazer as reparações e quem terá de pagar os custos das mesmas ?

A parede exterior («fachada») faz parte das zonas que se consideram «comuns».
    Assim sendo, é a Administração do Condomínio quem tem de PAGAR a reparação e os prejuízos causados (dentro de sua casa).

Quanto à execução do trabalho propriamente dito, depende do revestimento da fachada, etc..
    Terá (convém) de ser uma empresa de construção com Alvará. A reparação poderá envolver montagem de andaime (e poderá obrigar a ter licença camarária de ocupação de via pública), trabalho de pedreiro e de pintor.
  7.  # 7

Muito bem está esclarecido este assunto.Agradeço a vossa atenção e dipobibilidade.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  8.  # 8

Colocado por: Luis K. W.é a Administração do Condomínio quem tem de PAGAR a reparação e os prejuízos causados (dentro de sua casa).

Amigo Luis.. é melhor trocar esta expressão por "é a assembleia de condóminos quem tem de pagar"..se não como acontece várias vezes, alguns condóminos pensam que o administrador do condomínio que tem de fazer as reparações e pagar do seu bolso... como exemplo uma senhora entra uma vez numa empresa de administração de condomínios que administrava o seu edificio de 6 fracções e diz em tom bem alto:

" não percebo o que vocês fazem ao dinheiro, estão a mandar lá no prédio há 4 anos, e não fazem nada... vocÊs não sabem mandar pintar o predio??? que está todo sujo... eu todos os anos vos pago 200€ do condominio.. que é muito dinheiro digo já, mas pelo menos pintem o prédio, senão mandamo-vos embora... "

infelizmente é esta a mentalidade que ainda muitas pessoas tem... que pensam que o administrador está a administrar o edifício de a custo zero e ainda tem de fazer as obras...lol

cumps
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  9.  # 9

Colocado por: costa3333 :

" não percebo o que vocês fazem ao dinheiro, estão a mandar lá no prédio há 4 anos, e não fazem nada... vocÊs não sabem mandar pintar o predio??? que está todo sujo... eu todos os anos vos pago 200€ do condominio.. que é muito dinheiro digo já, mas pelo menos pintem o prédio, senão mandamo-vos embora... "

infelizmente é esta a mentalidade que ainda muitas pessoas tem... que pensam que o administrador está a administrar o edifício de a custo zero e ainda tem de fazer as obras...lol

Não é a empresa que gere o condomínio que tem que pagar as obras mas é ela que tem a responsabilidade de zelar para que o prédio se encontre em boas condições. Ou seja, se o prédio está degradado é da responsabilidade da admnistração do condomínio reunir os condónimos e solicitar as verbas necessárias para efectuar as obras. Nesse sentido a senhora que refere até tinha alguma razão no que estava a reclamar. Tanto que normalmente uma parte da verba que se paga todos os meses também se devia destinar a pequenas obras de manutenção.

Ser gestor é fácil, gerir é mais dificil.
  10.  # 10

boa tarde

estaríamos a falar de uma pintura do prédio, e o que a senhora não percebia mesmo, é que a administração tinha de pintar o prédio, e não os condóminos que tinham de pagar... o orçamento total era 1200 euros por ano, para pagar luz, agua, limpeza, administração etc etc-.. a pintura do edificio devia ser à volta de 10 mil euros... tá a ver as diferenças.. é impossível pintar o edifício sem ser uma despesa extra... mas para eles despesas extra estava fora de hipotese, pois 200€ já era muito por ano.

cump
    Concordam com este comentário: ncarvalho74

0.0155 seg. NEW