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  1.  # 41

    Colocado por: alvViva!

    pehp:

    Como lhe disse o tecto normal com placas normais custa 21€/m² +IVA
    A partir de ai, se pretender terá de acrescer 3€ para a manata de lã de vidor de 60mm (recomendável) e outros 3€/m² para usar placas para ambientes húmidos, como WC´s e Cozinhas.
    Quanto ao ficar pronto, como já deve ter lido, fica com o tal acabamento que normalmente, os pintores não lixam, mas que nós por descargo de consciencia "obrigamos" a que se faça sempre, porque asim pasa do tal acabamento Q2 para o Q3 com uma simples passagem de lixa. Outras vezes, por não lixarem, pequenas imperfeições que se podem notar seriam fácilmente resolvidas depois da tal passagem de lixa ou mesmo depois de uma primeira demão de tinta em que se notam melhor qualquer pequena imperfeição.
    Note, que ainda assim, fica ressalvado as fortes iluminações tangenciais em que aí ja falamos da necessidade de um barramento total (o tal Q4), mas que na grande maioria dos casos é desnecessária.

    Boa sorte e vá fazendo parte.
    alv.


    tenho um amigo meu que é pintor e que tá sempre a referenciar isso..... ele não lixa, pois entende que é trabalho de quem pos o pladur! embora diga que tambem ha excepçoes...depende daquilo para que ele for contratado. mas por norma nao lixa. Segundo ele a malta dos pladurs que nao lixa é como se entregassem o trabalho por terminar!

    atenção que isto nao sao palavras minhas.... achei piada ao facto de ter um amigo meu que está sempre a reclamar da malta dos pladurs, e agora um senhor dos pladurs que se queixa dos pintores! achei piada...so isso!
  2.  # 42

    tenho um amigo meu que é pintor e que tá sempre a referenciar isso..... ele não lixa,
    mas devia lixar
    pois entende que é trabalho de quem pos o pladur!
    entende mal pois é trabalho do pintor e não da malta do pladur
    Segundo ele a malta dos pladurs que nao lixa é como se entregassem o trabalho por terminar!
    em termos de trabalhos em pladur, o que compete é instalar e barrar, nada mais
    achei piada ao facto de ter um amigo meu que está sempre a reclamar da malta dos pladurs, e agora um senhor dos pladurs que se queixa dos pintores! achei piada...so isso!
    por acaso também achei piada, pois em muitos anos cá da coisa é a primeira vez que lei-o em que o pintor não lixa porque acha que é trabalho do barrador
    Concordam com este comentário: alv
  3.  # 43

    Colocado por: pdavidmarquesmas devia lixarentende mal pois é trabalho do pintor e não da malta do pladurem termos de trabalhos em pladur, o que compete é instalar e barrar, nada maispor acaso também achei piada, pois em muitos anos cá da coisa é a primeira vez que lei-o em que o pintor não lixa porque acha que é trabalho do barrador
    Concordam com este comentário:alv

    óh david...quanto é que o alv lhe pagou??
  4.  # 44

    pois....se devia ou nao isso nao sei.....nem tao pouco vou defender A B ou C. cada um sabe do seu trabalho..... só achei piada!
  5.  # 45

    Caros amigos,
    estou a fechar o projecto de execução da minha moradia e ontem um amigo que também vai construir falou-me nas vantagens de construir todas as paredes interiores em "pladur". Quando digo vantagens, falo em preço e prazo da obra, assumindo que as paredes têm qualidade suficiente. Para além daquelas lembro-me da vantagem da flexibilidade, ou seja, se dentro de 10 anos quiser alterar qualquer coisa, será certamente mais limpo e rápido do que deitar alvenaria abaixo...
    Pergunto:
    1) é mesmo assim? ou seja, a obra sai mais barata?
    2) a ser assim, tenho de ter um construtor especial, ou qualquer construtor minimamente habilitado sabe fazer obras com "pladur". Aqui não falo apenas da instalação das placas e perfis, mas fundamentalmente da coordenação das especialidades (águas, esgotos, electricidade, aquecimento) e das várias passagens a executar dentro das paredes...

    Obrigado a todos
    Pedro
  6.  # 46

    boa questão tb possuo a mesma dúvida.
    Gostaria que nos esclarecessem?
    •  
      alv
    • 4 outubro 2011

     # 47

    Vivam!
    Já escrevi aqui rios de tinta sobre o tema das duas intervenções acima. Sinceramente não sei por onde estão, mas é uma questão de procurar.
    Ainda assim, de forma telegráfica:
    Qualitativamente, se bem escolhidos os SCPGL, se melhor executados todos os valores referentes a caracteristicas técnicas, seja referentes à térmica, à acústica à resistência passiva contra incêndio, à regulação higroscópica, etc., etc. são superiores à da construção tradicional;
    Quanto a custos, é uma questão de pôr preto no branco, mas, sim sai mais barata por muito bom que seja o sistema escolhido e será tanto mais barata quanto mais ligeiro for o SCPGL;
    Não tem de ter nenhum construtor especial, apenas tem de ter um construtor normal que aceite coordenar os trabalhos com o instalador das PGL. Este instalador é que para sua segurança tem de ser alguém suficientemente idóneo para efectuar a instalação se já tiver alguém, mais idóneo ainda que lhe especifique, dimensione, e aconselhe o sistema com a melhor relação preço qualidade. Neste particular estou perfeitamente à vontade para gratuitamente o fazer*, aconselhando-o (vos) de qual o melhor sistema e a melhor solução, independentemente da marca a utilizar. Depois é confiar no instalador e esperar que o fiscal tenha umas luzes e possa ajudar em conjunto com o DTO.
    Quanto à coordenação com as diferentes artes, qualquer instalador razoavelmente experiente consegue coordenar as diferentes actividades, porque é do interesse dele que tudo corra pelo melhor, pois um trabalho bem coordenado também é vantajoso para o instalador e restantes actividades.

    * Ressalvo que tenho conseguido responder com algum tempo às solicitações que me têm pedido, mas se começarem a chover pedidos posso ter de limitar. Mais não tenho nenhum interesse comercial nesta actividade. Move-me o desejo utópico de evitar disparates e desmistificar muitos dos mitos, passe o pleonasmo, dos SCPGL. Notem ainda, que embora pertencendo a uma empresa que é distribuidora e instaladora oficial de uma marca, não faço nunca publicidade directa à empresa em si, apenas à maraca com que trabalho e que muitas vezes refiro.

    Bolas, se isto é telegráfico, vou deixar de mandar telegramas.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroafigueira
  7.  # 48

    ok muito obrigado.
    • Kaux
    • 21 outubro 2011

     # 49

    Olá a todos,

    Estou na fase de finalização do caderno de encargos e pedido de orçamentos para a construção da minha casa. A ideia será dividir todo o interior em gesso laminado.
    No entanto e aquando da entrega do primeiro caderno de encargos e mapa de quantidades deparei-me logo com duas coisas:

    - A execução das paredes têm a seguinte configuração: parede em gesso laminado de duas faces, com duas placas sobrepostas de 15mm + estrutura de montantes em aço galvanizado de 46mm + isolamento de lã mineral com 40mm e 70Kg/m3.

    Neste ponto perguntei o porquê das duas placas de 15mm e a resposta foi "porque sim".............. Será necessário placas de 15mm? Será necessário 2 placas sobrepostas? Gostaria que me ajudassem e me explicassem o porquê (que aquela resposta do "porque sim".....).

    - No mapa de quantidades não existe qualquer diferenciação entre gesso laminado normal e hidrófugo. Supostamente nas I.S. (pelo menos nas que têm zonas de banho) e cozinha não será "obrigatório" colocar gesso laminado hidrófugo?

    Abraços e obrigado!
    •  
      alv
    • 21 outubro 2011 editado

     # 50

    Vivam!
    Kaux, Começando pelo fim:
    Deve diferenciar o tipo de placa em função da localização, i.é, utilizar placas WA (Hidrofugadas) nos WC´s e cozinha. Isso está nos livros e ponto final, não me parece sequer discutível.
    Continuando, independentemente do sistema, sou dos que defendo que é um disparate usar lãs minerais de densidades altas e por altas eu quero dizer acima dos 40kg sem ser para necessidades específicas de isolamentos acústicos com base na lei da massa ou isolamentos térmicos de equipamentos produtores de calor. Em habitação, em compartimentação de espaços interiores, em revestimentos de paredes exteriores e tectos falsos, doo que necessitamos é de um isolamento que funcione como absorsor, porque o principio do isolamento que vai funcionar é o principio de massa, mola, massa que para as condições correntes de habitação é muito, mas mesmo muito mais eficiente que com massa apenas. Quanto à térmica, ai já escrevemos muito a esse respeito, mas de uma forma simples, mais uma vez, o que se passa é que as lãs minerais de isolamento térmico, têm todas as mesmas ordens de grandeza de valores de isolamento, pelo que apenas interessa a espessura e como é paga ao peso, quanto mais leve mais barata. O que recomendo na grande maioria dos casos é a já muito discutida manta de lã de vidro com papel kraft de 60 ou 80mm.
    Por fim em relação à espessura das placas de 15mm, diria que duas placas de 15mm por face é uma solução óptima, sendo que uma muito boa solução é a utilização de duas placas de 13mm por face. Sempre que faço uma casa o sistema que utilizo é esse, i.é, duas placas de 13mm por face; Mais em 25 anos de actividade apenas fiz duas casas com duas placas de 15mm por face. Reconheço que foram as melhores, mas enfim é para quem pode, não para quem quer.
    Mesmo a este propósito, dos custos, se calhar é relativo, porque a diferença em divisórias com duas placas d e13 por face e outra com duas de 15 por face pode ser de 6 a 8 €/m2 o que pode não ser assim tanto.

    Apenas uma recomendação que é o de aplicar o mesmo sistema em revestimento das paredes exteriores que for usar nas paredes de compartimentação.

    Espero ter esclarecido e feito parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Kaux
    • 22 outubro 2011

     # 51

    Boa noite alv!

    Muito obrigado pela ajuda!

    Penso que neste caso irei optar pelas duas placas sobrepostas de 13mm.

    No entanto fiquei com uma dúvida, sendo os montantes de 46mm consigo colocar na mesma manta de lã de vidro com papel kraft de 60mm por exemplo? Qual será o preço espectável da manta de lã de vidro por m2? Pergunto isto porque realmente esta não foi considerado qualquer tipo de isolamento para os tectos falsos.

    No caso das paredes exteriores não está prevista no projecto esta solução, consegue-me dar uma ideia de qual seria a diferença de preço tendo em conta um acabamento em gesso projectado?

    Abraços e muito obrigado pelas dicas :)
    •  
      alv
    • 23 outubro 2011

     # 52

    Vivam!

    A pergunta sobre como cabe uma manta d e60 num espaço de 48mm, tem sentido, mas é exactamente uma das vantagens de usar a mesma manta em montantes de 48 ou 70mm, isto porque a manta vem comprimida no rolo e tem alguma memória elástica e quando solta preenche mesmo o espaço dos 70mm e quando está nos montantes de 48, fica comprimida a esse valor. Sob o ponto de vista prático, funciona na perfeição, embora sob o ponto de vista meramente teórico, poderíamos discutir alguma perca de eficiência nas caracteristicas de isolamento térmico ou de absorção acústica, mas isso são pós.
    Preços de referencia são os 2.50 a 3.00€/m2, mas apenas isso, referencia.
    No caso das paredes exteriores, se não está prevista esta solução, é porque existe outra solução de isolamento térmico, e então este já é desnecessário pelo interior, a menos que lhe interesse reforça-lo, porque como vê 60mm de isolamento por 3.00€, vale a pena. Sendo assim só tem que contabilizar quanto é o acréscimo do revestimento com duas placas e isolamento pelo interior e o decréscimo do reboco com gesso projectado pelo interior. Do primeiro, entre 25 e 30€/m2, é um valor corrente, do segundo, não imagino, sequer.

    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Kaux
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias, Kaux
  8.  # 53

    Colocado por: alvdo segundo, não imagino, sequer.

    7 a 8€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, Joao Dias, Kaux
    • Kaux
    • 23 outubro 2011

     # 54

    Colocado por: alv... No caso das paredes exteriores, se não está prevista esta solução, é porque existe outra solução de isolamento térmico, ...


    Neste caso, e como é uma moradia em banda, a divisão para as outras moradias é feita através de uma parede com caixa de ar e poliuretano extrudido (não sei as características pois já comprei a casa com a estrutura feita) para cada uma das moradias (ou seja tem duas paredes com caixa de ar e poliuretano extrudido encostadas uma à outra, apenas separadas por uma espécie de esferovite branco. No caso das fachadas, além da parede com caixa de ar e poliuretano extrudido, leva também cappoto de 50mm. Penso que será suficiente.

    A solução do pladur nas paredes exteriores agrada-me porque tenho dúvidas se o acabamento ficará igual em todas as paredes e principalmente pelo "toque".

    Abraços.
    •  
      alv
    • 23 outubro 2011

     # 55

    Vivam!
    Kaux, concentrando-nos apenas na envolventes:
    Da que confina com a banda, não tem de ter preocupações com a térmica, apenas com a acústica, e aí a dessolidização da estrutura e pavimentos é o mais importante. quanto ao revestimento das paredes pode ser qualquer um desde o que tem previsto passando pelo Pladur, mas aí suponho que ficará melhor servido se abdicar da segunda parede interior em alvenaria de tijolo, mantendo o XPS e aplicando o revestimento com uma estrutura auto portante de 48mm à qual fixa duas camadas cruzadas de placas de 13mm, aproveitando o espaço para reforçar o isolamento acústico com a manta de lã mineral de 60mm.
    Da confinante exterior, partindo do principio da homogeniezação, também abdicaria do pano interior em alvenaria de tijolo, mantendo o XPS e fazendo o mesmo que nas anteriores. Assim, tenha a certeza que pelas envolventes exteriores não há frio nem calor que entre, ou saia. Repare com 50mm de ETIC, para aí 30 ou 40 de XPX, mais 60 mm MLV, caramba isso já é isolamento de 150mm usado no Norte da Europa, mas enfim é uma opção que como lhe disse nas primeiras questões que colocou, poucos se podem dar a esse luxo, mas podendo, é uma solução óptima.

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Kaux
    • 25 outubro 2011

     # 56

    Olá alv,

    Quanto às paredes exteriores não posso fazer alterações visto que já comprei a casa em estrutura. No entanto quando falar em colocar as duas camadas cruzadas a que se refere?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Abraços.
    • AXN
    • 25 outubro 2011

     # 57

    Bom dia, srº Alv, diga-me qual a diferenças entre lã de rocha, lã de vidro, lã mineral.

    Obrigado
    • AXN
    • 25 outubro 2011

     # 58

    Esqueça, encontrei uma discução com esse tópico, obrigado
    •  
      alv
    • 25 outubro 2011

     # 59

    Vivam!
    Graças a Deus!! Outra vez sobre mlv/mlr, não!
    Quanto às paredes exteriores o que quer dizer que já não pode fazer nada? Se a casa está em estrutura, significa que não tem paredes, certo? De todo o modo, tenha o que tiver, pelo interior (e pelo exterior) pode fazer tudo, pelo que descreva um pouco melhor o estado em que se encontra.
    Quanto às placas cruzadas, já deve ter lido por aí que sempre que se utilizam duas placas de gesso laminado por face, seja em divisórias, revestimentos ou tectos, estas têm obrigatoriamente de ser aplicadas de forma a que a s juntas sejam cruzadas por forma a conferir uma resistência mecânica melhorada.
    A menos que sejam aplicadores tipo Pepe Rápido, com milhares de obras feitas "em France" é que aplicam as placas aos pares para ser mais "rápid"...
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
    • Kaux
    • 25 outubro 2011

     # 60

    Olá alv,

    Estrutura com as paredes exteriores já concluídas. Vou ver se abro um tópico com algumas fotos e o projecto. :)

    Abraços e obrigado pelos esclarecimentos!
 
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