Após algum tempo a pesquisar sobre o que fazer a uma casa que decidi reconstruir à 11 anos, vim parar a este fórum que tenho lido com alguma atenção.
À 11 anos decidi adquirir uma casa velha perto de Abrantes, e reconstrui-a de alto a baixo. Decidi fazer a casa com a traça original deixando as paredes exteriores, a única coisa mais tecnologicamente avançada foram as placas. sobre as placas numa parte da casa coloquei soalho assente sobre ripas, com caixa de ar (quartos). Nas restantes zonas coloquei tijoleira. Durante estes 11 anos a casa só foi habitada práticamente no verão, para passar duas semanas, e apenas nestes 2 últimos anos, por acasos da vida, estou a habitá-la.
Um dos problemas que tenho, é numa das assoalhadas, que por acaso não está assente sobre a placa de cimento. Esta assoalhada, encontra-se ao nível terreo, e era um anexo, que decidi juntar à casa. O soalho em madeira que lá estava aplicado foi ao longo do tempo ganhando humidade e aos poucos e poucos apodreceu. Hoje se bater com força com o pé o soalho parte-se. O soalho foi aplicado sobre o que suponho que seja uma betonilha, tendo ripas ao longo da assoalhada, que foram "chumbadas" à betonilha com cimento. A caixa de ar tem uns 5 cm e o soalho aplicado foi pinho tratado, afagado e envernizado. Analizando bem, parece-me que a humidade foi aparecendo a partir das ripas de assentamento e passando para as tábuas exactamente a partir dos pregos. Depois foi só uma questão de alastrar aos poucos (suponho que se esqueceram de tratar as ripas).
A dúvida que tenho é :
Opção 1 - Voltar a aplicar tábua corrida ou prmas de outro material que não pinho, e com ripas de melhor qualidade.
Opção 2 - Encher os 5 cm da caixa de ar com nova betonilha impermeabilizante e aplicar tijoleira.
A assoalhada que é um quarto, é simplesmente o mais quente e maior que tenho na casa - aprox. 14 m2. O lugar é propício a verões muito quentes e invernos muito humidos. O preço para ambas as hipóteses deve andar a rondar o mesmo.
Opção 2. O mais certo é haver água no solo que sobe por capilaridade para a madeira.
O mesmo poderá acontecer com a betonilha «impermeabilizante» e a tijoleira. Certifique-se que impermeabiliza realmente o pavimento antes de aplicar a tijoleira.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Papaleguas73
A água vir do solo é a maior probabilidade, uma vez que foi feita directamente sobre o solo (terra e pedra de xistosa).
Partindo do principio de seguir para a colocação de tijoleira:
Opção 1 - Faço nova betonilha e aplico sobre a existente, posteriormente assento a tijoleira.
Opção 2 - "Enxo" os 5 cm de caixa de ar com rede de galinheiro cheia de cimento e coloco tela asfáltica, ou algo mais para impermeabilizar, e depois assento a tijoleira.
Opção 3 - Outra
Eh eh eh, desculpem lá, mas já li tantas sugestões que nem sei se as opções que coloco são apropriadas para quartos.
Ou então destruir todo o pavimento, criar uma caixa drenante onde vai captar a água subterrânea, encaminhá-las através de tubos para uma caixa mais próximo e colector com elas. Depois, pode fazer o que quiser, base de betonilha com malha sol, revestimento do pavimento em cerâmico ou em madeira ( soalho, flutuante, colado, o que quiser ). Antes de fazer o que quer que seja, tente primeiro resolver o problema das águas, e só depois o resto. Lembre-se que é uma divisão da sua casa, não são os anexos aonde se guarda toda a tralha.
talvez o melhor seja levantar tudo e impermeabilizar o chão, depende do trabalho que dá, da quantidade de chão e escala das humidades. não deixar que as ripas contactem com a terra directamente e arejar a caixa de ar, fazer saidas para arejamento dessa caixa de ar.
Após analisar as Vossas opiniões e sugestões, decidi-me por impermeabilizar a betonilha já existente primeiro, encher de cimento e assentar a tijoleira.
Se for fazer uma nova betonilha tenho depois de ficar a aguardar muito tempo para poder assentar a tijoleira. Esta solução é mais rápida.
Vou iniciar as obras nestas férias, se até lá houver outras sugestões ou opiniões serão muito bem vindas.
Eu levaria em conta o que o AJCLeitão mencionou. Poderá resolver o problema do soalho/pavimento, mas depois quem vai absorver a água serão as paredes e os pavimentos anexos. A água está lá, vai ter de ir para algum lado, e se o solo for argiloso, o que deverá ser o caso, então é muito mais fácil para a água mover-se num meio poroso como é o caso da estrutura d uma casa do que num meio argiloso, que é constituído por partículas laminares que tornam o solo impermeável verticalmente.É a lei do menor esforço, que se aplica a toda a gente assim como à natureza.
Em minha opinião, é de seguir o que o AJCLeitao. "Impermeabilizar" (colar tela asfáltica) superfícies onde águas que querem subir por capilariadade é solução a curto prazo: é só uma questão de tempo até a água conseguir passar outra vez.
Drenar as águas será a melhor solução: - fazer uma vala no perímetro da divisão; - asentar colector drenante (geodreno furado com geotexitl) com inclinação, a pender para uma caixa no exterior; - encher com brita (cuidado para não danificar o geotextil); - encher a caixa com brita; - instalar barreira pára-vapor (cuidado para naão danificar durante a instalação) - colocar a betonilha - meter o acabamento pretendido
PS - se quiser melhorar o conforto térmico da divisão (uma vez que é um quarto), pode por umas placas de "floormate" no chão, pelo perímetro das divisões e 2,0 m para o interior. Note no entanto que esta medida será algo ineficaz por as paredes ficarem sem isolamento, mas é só uma forma de aproveitar os trabalhos que está a fazer no pavimento.
Como estamos em tempo de crise, tenho de ser eu a fazer o serviço, há que economizar. Por isso este fim-de-semana coloquei as mãos na massa e retirei todo o chão do quarto.
As tábuas estavam quase todas podres da humidade, e as ripas que serviram para assentar as tábuas, estavam completamente podres (pareciam cortiça). Retirei os rodapés e pude ver que estavam praticamente todos bons. Só havia um que estava a ficar com alguma humidade. As paredes junto ao chão estão boas, não apresentam muita humidade ainda, no entanto existe uma área onde começa a haver humidade devido ao salitre. (Foi levantada uma parede de tijolo de 7 e colocada esferovite entre a parede e o muro que existia). No chão consegue-se ver que existem zonas com humidade uma vez que uma ou outra zona do cimento está manchada, e colocando a mão sente-se húmida.
Relativamente à sugestão do AJCLeitão, é de difícil execução. Uma das paredes (Oeste) está para a rua e não tem terreno de lado (está elevada relativamente ao solo), outra está ao nível da entrada do quarto (Sul) outra é comum com a sala (sala mais elevada que o quarto)(Este), e finalmente a 4ª parede está em contacto com o quintal (parte do quarto está enterrada relativamente ao quintal, outra não -quintal está desnivelado inclinação grande)(Norte).
Como deverão ter entendido parte do quarto é enterrado e outra parte não. Por isso colocar dreno para o exterior somente na parede Oeste. Relativamente à sugestão do flatjac, obrigou-me a pesquizar na net, quase todos os termos porque é bastante técnica, e não sei mesmo como fazê-la. Tens algumas fotos de trabalhos similares?
Tendo em conta ela estar enterrada, e procurando a melhor solução ao menor custo possível, adiciono uma outra possibilidade. Impermeabilizar o chão, metade das paredes Norte e Este, uma vez que estão semi-enterradas, com sika minipack, e encher os 5cm com cimento+areia, e colocar tijoleira depois.
A sugestão ditra, não me parece a mais indicada, segundo li é mais indicada para a colocação de tijoleira sobre solos que me movam/desloquem, ou sobre superfícies que tendem a dilatar (exemplo casas americanas feitas em madeira).
Amigo flatjac se tiveres imagens da tua solução, agradecia.
A sugestão ditra, não me parece a mais indicada, segundo li é mais indicada para a colocação de tijoleira sobre solos que me movam/desloquem, ou sobre superfícies que tendem a dilatar (exemplo casas americanas feitas em madeira).
Abraço,
Pedro
Leu bem, mas não leu tudo. Além de ser para isso também é indicada para impermeabilizar mesmo neste caso específico em que é à contra-pressão.
Li a ficha técnica toda e o próprio site da ditra, foi isso que me deu a entender. Até no youtube vi uns videos acerca da ditra, a apresentação do produto, outro de como se aplica e outro de uns fulanos que falavam mal desta solução e filmavam um caso prático.
Não me leve a mal o meu comentário, a Sua sugestão foi importante e levei-a em conta porque pesquisei e li sobre ela, decerto que me escapou o detalhe que indica na tradução e na ficha técnica. No entanto, sendo assim, a ditra volta a ser uma solução.
Também já pesquisei a solução sugerida pelos AJCLeitão e do Flatjac. Já sei o que é um geodreno (vi outros post no forum, e pesquisei os tubos drenantes e a malha geotextil nos fabricantes) e já entendi a vala à volta do perímetro da divisão.
Uma das dificuldades é que como a divisão está actualmente, apenas tenho um lado da divisão com ligação para a rua. A divisão tem 4,5m de comprido e 3,7m de largura, o que significa, que teria que ter dois tubos drenantes a escoar 2,25m (metade de um lado) + 3,7m (totalidade doutro lado até à rua) num total aproximado de 6m em perímetro. Falaram-me que o racio para um bom escoamento deveria ser 3cm de altura por cada metro, ou seja teria que ter um desnível de 18cm (desde a saída até à zona de escoamento mais alta - meio de um dos lados). A caixa que tenho tem 5 cm, isso implicaria ter que partir o cimento já existente.
Outra complexidade é atravessar 1m de parede para o exterior e fazer dois furos com um diametro minímo de 120 mm (tubo drenante + malha geotextil), não tenho ferramentas para isso e uma das sugestões que um amigo deu (abrir com escopro e martelo) parece-me muito complicada, para além que me parece que vou levar uma eternidade.
Só tenho de quantificar o custo, a dificuldade técnica de execução de cada uma das sugestões dadas (uma vez que vou ser eu a fazer), e optar pela escolha mais equilibrada tendo em conta os dois pontos anteriores.
Poderei não ter a solução/opção mais correcta, mas dentro do possível, vou tentar escolher a melhor.
Obrigado a todos pela Vossa partilha de experiencias e conhecimento! Quando avaliar as hipoteses todas e tomar uma decisão, parilharei convosco, assim como o resultado final.