Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Estou a pensar em comprar uma casa antiga, com condições de habitabilidade, mas para reconstruir ao longo do tempo. Já vi algumas na net e penso marcar visita no futuro.
    Mas tenho a seguinte dúvida: quando visitamos a casa, os contadores da água e luz estão desligados, logo não podemos "testar" e ver se as coisas funcionam.

    Imaginemos que a imobiliária me dá a informação que está tudo a funcionar (ou para vender ou porque podem nem saber bem) e depois da compra percebo que afinal tenho que remodelar a instalação eléctrica e canalização. Há algum tipo de garantia nestes casos? Podemos imputar a responsabilidade à imobiliária? Há algum prazo para reclamações do negócio e anulação do mesmo?
    Não sei se temos alguma protecção neste sentido.

    Alguém me sabe dizer?
  2.  # 2

    Peço desculpa, mas estava a fazer pesquisas no fórum pelas palavras erradas :( ao pesquisar por "garantia", já encontrei mais alguma informação.

    Num outro tópico encontrei estas informações:

    “Desde que o imóvel usado seja vendido por um não particular, isto é, por alguém que se possa considerar profissional, mesmo usado, qualquer imóvel tem 5 anos de garantia. Por acordo entre as partes (o comprador e o vendedor) esse prazo pode ser reduzido a 1 ano.”

    “No entanto, se comprou o imóvel a um construtor (que tenha origem numa retoma por exemplo) ou a uma imobiliária (sendo que o imóvel estava em nome desta), tem direito aos cinco anos ou a um ano se houver acordo entre ambas as partes.”
    “O prazo da garantia é sobre o bem e não sobre a compra efectuada pelo proprietário, pelo que os cinco anos são garantidos independentemente das mudanças de proprietários.”


    Quer isto dizer que numa casa com uns 20 anos não há qualquer garantia sobre o bem, certo?
    Assim sendo, há alguma forma de me proteger sobre a questão das canalizações e electricidade?

    Obrigada mais uma vez.
  3.  # 3

    Colocado por: mar_ju
    Assim sendo, há alguma forma de me proteger sobre a questão das canalizações e electricidade?

    Um seguro multiriscos habitaçao,
    Tambem pode pedir para lhe efectuarem um diagnostico imobiliario antes da compra. Existem empresas especializadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
    • hfso
    • 15 junho 2011

     # 4

    Colocado por: mar_juQuer isto dizer que numa casa com uns 20 anos não há qualquer garantia sobre o bem, certo?


    É como diz a lei, se o bem imóvel for vendido por alguém que tem como actividade (declarada) a construção, venda, outras ligadas ao ramo, tem uma garantia de 5 anos ou em acordo até ao mínimo de 1 ano. Fora isso não tem qualquer garantia, a única salvaguarda que pode ter é conseguir provar que o vendedor tinha prévio conhecimento do problema e o escondeu de si antes da venda (extremamente difícil de provar).
    •  
      FD
    • 15 junho 2011

     # 5

    Colocado por: mar_juAssim sendo, há alguma forma de me proteger sobre a questão das canalizações e electricidade?

    Protege-se aquando da compra, impondo condições.
    É simples, negoceia esse aspecto com o vendedor e na elaboração do contrato de promessa de compra e venda coloca algo como:
    - o vendedor compromete-se durante 6 meses após a entrega da casa a reparar ou a suportar os custos das intervenções necessárias para reparar quaisquer deficiências não expectáveis numa casa em estado de habitação diária, na rede de canalização e/ou eléctrica, incluindo mas não estando limitado a: roturas, entupimentos, problemas de salubridade, curtos circuitos, falhas de fornecimento, falhas de segurança, faltas de continuidade...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mar_ju
  4.  # 6

    Bom dia.

    Obrigada pelas vossas respostas.
    Ainda não sei citar, mas quando à opção de "seguro multiriscos habitaçao" colocada pelo Pedro Barradas penso que não deva ser possível, porque não posso fazer um seguro antes de saber o estado das coisas e de certeza que as seguradoras não querem nada com uma casa assim com mais de 20 anos.

    hfso Ontem ao ler outro tópico sobre garantia de casas, já descobri esse ponto de ter garantia por se tratar de uma imobiliária a vender. Obrigada! Eles não deverão dar a garantia de 5 anos numa casa velha, mas pelo menos 1 ano já é bom.

    FD não percebo ainda nada de contratos promessa, mas o seu esclarecimento foi muito útil. Obrigada.
    •  
      FD
    • 15 junho 2011 editado

     # 7

    Colocado por: mar_juAinda não sei citar

    Selecciona o texto que quer citar com o rato e clica no link no canto superior direito que diz "citar".

    já descobri esse ponto de ter garantia por se tratar de uma imobiliária a vender

    Atenção: a imobiliária só é obrigada a dar garantia se for proprietária do imóvel. Se estiver a vender mandatada por outrém, não tem qualquer responsabilidade no que à garantia diz respeito!
  5.  # 8

    Atenção: a imobiliária só é obrigada a dar garantia se for proprietária do imóvel. Se estiver a vender mandatada por outrém, não tem qualquer responsabilidade no que à garantia diz respeito!



    Ah... então interpretei mesmo mal o outro tópico sobre a Garantia da Casa :(
    Pronto, agora já percebi que para a casa que tenho em mente não tenho garantia. Obrigada!
 
0.0152 seg. NEW