Iniciar sessão ou registar-se
    • Gex
    • 16 junho 2011 editado

# 1

Caríssimos, Tenho um projecto a decorrer já há algum tempo para uma construção de moradia. Esteve mais de meio ano à espera de resposta a um PIP e depois seguiu como comunicação prévia. A comunicação prévia já veio para trás duas vezes, por causa do arquitecto que não juntou todos os documentos que devia ao processo. Só isto provocou um atraso de 2 meses (1 mês para chegarem à conclusão que faltava o projecto de arranjos exteriores e outro para chegarem à conclusão que faltava uma planta de uma casa vizinha, a qual já existia na câmara, mas enfim, o arquitecto devia ter entregue estes dados e não entregou...).
    Depois do último envio dos dados, o processo está há um mês com o chefe de divisão. Falei para a cãmara e dizem-me que a culpa não é do chefe de divisão que já deu o seu parecer, mas sim do director de departamento que não recolhe processos para dar despacho há 1 mês!!! Ou seja, para além do meu processo, haverá mais gente com a vida toda parada à espera que lhes despachem os processos (e depois ainda tem de ir ao presidente).
    Sinceramente não sei o que hei-de fazer. Já me disseram para não fazer nenhuma exposição escrita porque depois podem vingar-se atrasando ainda mais o processo. Já me disseram que devia pedir uma audiência ao presidente, mas tenho dúvidas que isso ajude alguma coisa, além de que, quanto tempo demora a conseguir uma audiência, ou mesmo, será que alguma vez me responderiam ao meu pedido de audiência...?
    Alguém já passou pelo mesmo? Há alguma solução ou é só mesmo esperar?
    É que eu vejo o estado do país, a perspectiva do IVA aumentar e aumento de preços e fico assustado que quando haja algum fumo branco, já não haja dinheiro.
    Não percebo como, com tanta falta de trabalho, com tanta queixa da crise, quando há quem se apresente para criar trabalho, não agilizam as coisas para que a economia avance.
  1.  # 2

Tratando-se de uma CP, se passou o prazo, pode autoliquidar as taxas e começar a obra. Se tem medo...
  2.  # 3

Olá Gex,

Parece-me que está insatisfeito como as coisas correram com o seu arquitecto. Eu diria que é da responsabilidade desse profissional acompanhá-lo no licenciamento.
    Isto acontece muitas vezes, sobretudo em Portugal, os clientes falam com vários arquitectos e escolhem os orçamentos mais baratos, que não pagam o trabalho que a concepção+execução de uma moradia exige. Depois esses arquitectos, que se vendem por "tuta e meia", fogem às responsabilidades. Fica a profissão mal vista e o cliente insatisfeito...
    Duas sugestões: 1- Para a próxima escolha melhor o seu arquitecto.
    2- Converse com o responsável pelo projecto da sua moradia, para ver se ainda consegue que ele o ajude no diálogo com a câmara.

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.blogspot.com/
    • Gex
    • 16 junho 2011

# 4

Pedro, o arquitecto foi caríssimo. No início mostrou um curriculum de prémios, grandes projectos, foguetes, fogo de artifício e depois foi o que se viu... Tenho uma lista de situações que acho que deixariam qualquer um de cabelos em pé. Sinceramente se um "topo de gama" tem isto para mostrar, nem quero imaginar o resto. Peço desculpa a todos os arquitectos aqui do fórum, acredito que haja muitos competentes e profissionais, mas a verdade é que esta experiência foi bastante traumática e deixou-me com uma péssima impressão dessa classe profissional.
    Penso que neste momento o arquitecto (que já nem me responde directamente, mandando outros fazê-lo) não será grande ajuda para desbloquear esta situação (até porque, de acordo com o que me disseram na câmara, não sou o único a ser atingido por ela.
    • Gex
    • 16 junho 2011

# 5

Colocado por: AugstHillTratando-se de uma CP, se passou o prazo, pode autoliquidar as taxas e começar a obra. Se tem medo...

Já me disseram que não é muito aconselhável fazê-lo porque depois a câmara pode começar a levantar problemas por tudo e por nada, por "vingança".
  3.  # 6

Colocado por: Gex

Já me disseram que não é muito aconselhável fazê-lo porque depois a câmara pode começar a levantar problemas por tudo e por nada, por "vingança".

O Luís K.W. pode explicar-lhe como se lida com essas situações.
  4.  # 7

Colocado por: GexPedro, o arquitecto foi caríssimo. No início mostrou um curriculum de prémios, grandes projectos, foguetes, fogo de artifício e depois foi o que se viu... Tenho uma lista de situações que acho que deixariam qualquer um de cabelos em pé. Sinceramente se um "topo de gama" tem isto para mostrar, nem quero imaginar o resto. Peço desculpa a todos os arquitectos aqui do fórum, acredito que haja muitos competentes e profissionais, mas a verdade é que esta experiência foi bastante traumática e deixou-me com uma péssima impressão dessa classe profissional.
    Penso que neste momento o arquitecto (que já nem me responde directamente, mandando outros fazê-lo) não será grande ajuda para desbloquear esta situação (até porque, de acordo com o que me disseram na câmara, não sou o único a ser atingido por ela.

Pois... Lamento imenso que tenha essa experiência. Na minha opinião arquitectura faz-se para as pessoas, para os clientes, existem muitos arquitectos que infelizmente não pensam assim e são esses que dão má fama à profissão...
    Tente comunicar com o director do departamento, que parece ser o agente a bloquear tudo. Boa sorte para a sua situação.

Cumprimentos,
  5.  # 8

Não acredite nisso. Eu faria o seguinte:

- Se o processo está com o chefe de divisão marcava uma audiência com ele.
    - Fazia valer o meu direito à informação e perguntava o porquê da demora e quando iria o assunto ser despachado.
    - Se não ficasse satisfeito com a resposta informaria o director que iria marcar uma audiência com o superior hierárquico - desta vez acompanhado de um advogado.
    - Seguidamente pediria o "Livro de Reclamações" onde narraria o sucedido.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, PedroResende
    • TD
    • 16 junho 2011

# 9

O livro de reclamações é certinho, o meu projecto está na CM à 15 meses, hoje decidi que ia escrever no livro de reclamações, pois os 30 dias úteis para a emissão da licença de construção terminam agora e eles disseram ao meu arquitecto que não iam emitir ainda, fui lá à tarde e amanhã já posso levantar a licença.

Problemas? Sim podem levantar problemas, mas mais uma vez, caso não sejam fundamentados, o livro de reclamações continua disponível.
    Concordam com este comentário: PedroResende
  6.  # 10

Infelizmente neste nosso Portugal só nos começam a resolver os problemas quando somos agressivos, quando somos bem educados e tranquilos empatam-nos a vida...

Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Gambit
    • Gex
    • 16 junho 2011

# 11

Bem, falar com o chefe de divisão não serve de muito porque ele vai dizer-me o mesmo que a secretária dele me disse, ou seja, está à espera que o director do departamento despache os processos. Por sua vez o director, se não tem tempo para despachar os processos, não vejo como terá tempo para me receber. É uma alegria.
    Quais as consequências, para a Câmara, de pedir o livro de reclamações? Lá está, tenho um certo receio de entrar por esse caminho, senão ainda inventam algum motivo para atrasarem ou chumbarem o projecto.
  7.  # 12

Colocado por: GexA comunicação prévia já veio para trás duas vezes, por causa do arquitecto que não juntou todos os documentos que devia ao processo. Só isto provocou um atraso de 2 meses (1 mês para chegarem à conclusão que faltava o projecto de arranjos exteriores e outro para chegarem à conclusão que faltava uma planta de uma casa vizinha, a qual já existia na câmara, mas enfim, o arquitecto devia ter entregue estes dados e não entregou...).

atenção que isso não é sempre preto no branco
    por vezes, muitas vezes a culpa é dos senhores do outro lado.
  8.  # 13

existe muita boa gente nas camaras que vao a procura de um tacho.entao quando vou a acamara é um cumulo.tanata gente a passear dum lado para o outro.conheco varias pessoas na camara, e numa sexta feira disse a um deles que tava quase o fim de semana.so me disse o seguinte- pois esta e ate agora nao fiz nada.isto e ridiculo.tanta gente nas camaras e depois atrazam tudo.e como falar nas servico de financas.20 pessoas no balcao, so passado 20 minutos e que vao ao guichet atender. montes de secretarias para que? ........
    • Gex
    • 17 junho 2011

# 14

Colocado por: Fernando Gabriel
    atenção que isso não é sempre preto no branco
    por vezes, muitas vezes a culpa é dos senhores do outro lado.

Neste caso não Fernando. Havia documentos da câmara a exigirem especificamente esses dados (um deles eu até perguntei várias vezes ao arq. se não era mesmo necessário entregar - arranj exteriores- e ele disse sempre que não) e mesmo assim ele ignorou-os. Depois teve que os entregar e quem se lixou fui eu que vi o processo atrasar logo 2 meses (embora seja dita a verdade, é inconcebível a câmara demorar esse tempo todo para identificar esses elementos em falta).
  9.  # 15

Colocado por: Gex

Neste caso não Fernando. Havia documentos da câmara a exigirem especificamente esses dados (um deles eu até perguntei várias vezes ao arq. se não era mesmo necessário entregar - arranj exteriores- e ele disse sempre que não) e mesmo assim ele ignorou-os. Depois teve que os entregar e quem se lixou fui eu que vi o processo atrasar logo 2 meses (embora seja dita a verdade, é inconcebível a câmara demorar esse tempo todo para identificar esses elementos em falta).

então nesse caso essa culpa é mesmo do arquitecto/equipa projectista
    é uma câmara grande? se for há sempre a desculpa indesculpável do número de processos.
    se for pequena...não há desculpa
  10.  # 16

vocês queixam-se que têm projectos na camara á meses, e eu que tive o meu na camara de sintra lá durante não sei quantos anos ate conseguir iniciar as obras...
    •  
      FD
    • 20 junho 2011

# 17

Colocado por: GexJá me disseram que não é muito aconselhável fazê-lo porque depois a câmara pode começar a levantar problemas por tudo e por nada, por "vingança".

Se todos os fizessem, queria ver como é que se iriam vingar...

Situação A
    Nível hierárquico 1 - câmara demora x meses a cumprir tarefas corriqueiras
    Nível hierárquico 2 - Ninguém se queixa
    Nível hierárquico 3 - Está tudo bem
    Nível hierárquico 4 - Não se mexe em nada

Situação B
    Nível hierárquico 1 - Câmara demora x meses a cumprir tarefas corriqueiras
    Nível hierárquico 2 - Há uma percentagem minoritária que se queixa, são uns chatos e picuinhas
    Nível hierárquico 3 - Vamos persegui-los
    Nível hierárquico 4 - Está tudo bem, não se mexe em nada

Situação C
    Nível hierárquico 2 - Toda a gente se queixa
    Nível hierárquico 3 - Algo está mal
    Nível hierárquico 4 - É melhor fazer alguma coisa

Não será bem assim mas, quantas mais queixas houver, mais probabilidades existem de se fazer alguma coisa.
    Se não existirem queixas é que não se faz nada de certeza quase absoluta.
    Concordam com este comentário: AugstHill, lua_sol
    • Gex
    • 20 junho 2011

# 18

Colocado por: Fernando Gabriel

então nesse caso essa culpa é mesmo do arquitecto/equipa projectista
    é uma câmara grande? se for há sempre a desculpa indesculpável do número de processos.
    se for pequena...não há desculpa

A câmara é grande, mas como já disse, a "desculpa" que me deram é que o director do departamento ainda "não teve tempo" (em mais de um mês) de dar despacho aos processos que tem de ir buscar ao chefe de divisão. É um bocado esquisito, mas como o meu parece que estão uma série deles...
    • Gex
    • 20 junho 2011

# 19

Colocado por: FD
    Se todos os fizessem, queria ver como é que se iriam vingar...

Situação A
    Nível hierárquico 1 - câmara demora x meses a cumprir tarefas corriqueiras
    Nível hierárquico 2 - Ninguém se queixa
    Nível hierárquico 3 - Está tudo bem
    Nível hierárquico 4 - Não se mexe em nada

Situação B
    Nível hierárquico 2 - Há uma percentagem minoritária que se queixa, são uns chatos e picuinhas
    Nível hierárquico 3 - Vamos persegui-los
    Nível hierárquico 4 - Está tudo bem, não se mexe em nada

Situação C
    Nível hierárquico 2 - Toda a gente se queixa
    Nível hierárquico 3 - Algo está mal
    Nível hierárquico 4 - É melhor fazer alguma coisa

Não será bem assim mas, quantas mais queixas houver, mais probabilidades existem de se fazer alguma coisa.
    Se não existirem queixas é que não se faz nadade certeza quase absoluta.
    Concordam com este comentário:AugstHill

Pois FD, de facto a situação C era a ideal, mas mesmo aí estou desconfiado que os tipos se iriam borrifar nisso. Basta olhar para o exemplo de Sintra: toda a gente diz que é das piores câmaras do país para se conseguir alguma coisa, e até agora mudou...?
  11.  # 20

Aconselho a tentar marcar uma reunião com a pessoa que tem o seu processo, o director. Tente, tente, tente. Explique porque é que precisa disso aprovado. Justifique-se com prazos de bancos, com disponibilidade do construtor, com o que for. Quando falar com o Sr. Director, explique-lhe a situação e pergunte-lhe directa e educadamente porque é que a resposta está a demorar tanto tempo. Depois, se quiser, diga-lhe que isso tem consequências na vida e na carteira das pessoas. Pergunte-lhe quando é que ele dará resposta ao seu pedido. Até lá, procure falar com a secretária dele - costuma ser uma boa influência. Se isto não resultar, reclame no livro de reclamações e com advogado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gex

0.0203 seg. NEW