Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou fazer uma remodelação interior sem comprometer fachada.

Ainda não sei se vou ter entulho...

Tenho de comunicar à camara?

Cumprimentos
    • eu
    • 16 junho 2011

# 2

Se não mexer na estrutura, não precisa de comunicar nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Steve_o
  2.  # 3

Mesmo não mexendo na estrutura e na fachada, tem sempre de comunicar, penso eu...
    Agora se precisa de projecto, não.

Cmps
  3.  # 4

Atenção que o seu conceito de "sem comprometer a fachada" pode ser diferente do da sua câmara.
    Quais são as obras que vai efectivamente fazer?
  4.  # 5

Há quem ache que sim, há quem ache que não, dependendo da interpretação do artº 80-A do RJUE ser dependente ou autónomo do artº 80. O melhor é con$ultar um juri$ta.
  5.  # 6

é mesmo sem tocar na fachada.

Obras à porta fechada. Remodelação interior. deitar 1 parede a baixo, levantar outra... trocar loiças e ampliar WC
  6.  # 7

Olá Steve_O,

Mesmo que não altere a fachada tem de fazer uma "comunicação prévia" à Câmara. Se o seu edifício estiver em zonas de protecção patrimonial (ex:centros históricos)vai ter de passar pelo licenciamento administrativo, mesmo que se trate apenas de remodelação.

Cumprimentos

http://pedroresendearq.blogspot.com/
  7.  # 8

como sei se esta em zona de protecção patrimonial?
  8.  # 9

vá à câmara e pergunte. não custa nada, no sentido literal e figurado.
  9.  # 10

Se não altera a fachada, só há controlo prévio se se mexer na estrutura. Se tem de comunicar o inicio das obras, como referi, depende da leitura jurídica.
  10.  # 11

O que quer dizer com mexer na estrutura?
  11.  # 12

em que concelho é a obra?
  12.  # 13

grande lisboa
  13.  # 14

Colocado por: Steve_oO que quer dizer com mexer na estrutura?

Abrir buracos em lajes, mudar pilares de sítio...
  14.  # 15

Deitar abaixo paredes que possam ser consideradas estruturais, ou seja estão a segurar ou amarar qualquer elemento que faça parte da estrutura da casa/prédio
  15.  # 16

Colocado por: AugstHillSe não altera a fachada, só há controlo prévio

Olá AugstHill,

Tive um problema semelhante numa obra de remodelação no Centro Histórico do Porto, o tipo de intervenção podia ser considerada de "escassa relevância urbanística" (casos que não necessitam de licenciamento). Mas, como o edifício se encontrava numa zona "Património da UNESCO", teria de proceder ao licenciamento administrativo.
    Pode depender da Câmara e do Regulamento Municipal em causa, o melhor mesmo é marcar uma reunião e esclarecer isso com os técnicos camarários.

Cumprimentos
  16.  # 17

Nada dessas coisas... os pilares e vigas vão ficar no sitio em que ja estão

Mas ha la uma parede que so vou mexer se não for estrutural... tem 30cm de espessura mas tem la uma janela no meio...
  17.  # 18

Colocado por: PedroResende

Olá AugstHill,

Tive um problema semelhante numa obra de remodelação no Centro Histórico do Porto, o tipo de intervenção podia ser considerada de "escassa relevância urbanística" (casos que não necessitam de licenciamento). Mas, como o edifício se encontrava numa zona "Património da UNESCO", teria de proceder ao licenciamento administrativo.
    Pode depender da Câmara e do Regulamento Municipal em causa, o melhor mesmo é marcar uma reunião e esclarecer isso com os técnicos camarários.

Cumprimentos

Isso é verdade, mas se fica na Grande Lisboa, ou é na vila de Sintra ou não estou a ver mais zonas protegidas.
  18.  # 19

É lisboa centro.

Na altura da construção (10 anos) não deixaram mandar abaixo a fachada... isto não quer dizer que seja protegido certo?
  19.  # 20

Pois, nesse caso é melhor informar-se se não é mesmo zona protegida.

0.0187 seg. NEW