Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha casa possui um sotão sem aproveitamento, sendo a cobertura em telha vã. Acontece que com o tempo os barrotes de madeira estão a apodrecer, já entra água para a laje de cobertura. Realizei há pouco tempo algumas obras que de momento me resolveram o problema da entrada da água. Substituição de parte de barrotes, substituição de telhas e pintura de outras com um produto isolante. A minha intenção é conseguir dinheiro para substituir a cobertura por cobertura metálica, colocação de roofmate e onduline e telha nova em todo o telhado (2 águas com 8m x 6m cada água). Certo é ou por inoperância minha ou seja o que for não consegui ainda elementos suficientes para um cabal conhecimento sobre a tal estrutura metálica. Se me puderem ajudar indicando sítios ou outras informações sobre o assunto agradeço e já agora porque não outras dicas ou sugestões para a obra que pretendo levar a efeito ainda que não saiba quando. Grato a todos e boa tarde. j. filipe
  2.  # 2

  3.  # 3

    Agradeço a ajuda vou consultar os sítios e se possível entrar em foruns para de algum modo ajudar quem vier.
  4.  # 4

    Paulo,

    Iniciei uma discussão " Reparação telhado - quanto seria um orçamento razoável" mas sem sucesso.... para já! Mas com esta referência à LSF e com uma uma frase sua que transcrevo:

    "com 12000-14000 faz a festa e com telhas cerâmicas ( verdadeiras) sobre subtelha, onduline, isolamento termico e forra em gesso cartonado, incluindo a demolição do existente.
    Mais... com a telha cerâmica, pelo menos não desvaloriza a casa e não comete um atentado paisagístico na envolvente.

    pergunto:

    se a estrutura for em madeira ( por causa do artigo que diz respeito mera comunicação prévia sobre reparações ) 1) aqueles materiais que propõe são válidos? 2) o preço pressupõe que haverá uma LSF a suportar o telhado?
    Peço desculpa se aproveito esta discussão para iniciar a minha ( se me puder responder na minha agradecia pois tenho as fotografias e as dimensões lá )
    Obrigado
  5.  # 5

    Eu em principio estava inclinado a manter o vigamento em madeira, mas as substituições, impregnações e telhas a substituir seriam tantas,que provavelmente após pesar custo/efeito irei optar pela estrutura metálica e já agora seguindo as indicações do Paulo visite o sítio construlink e procure em materiais de construção - componentes para telhados e ficará com uma completa ideia do processo. Só me falta saber preços para comparar, quando os obtiver colocálos-ei à disposição
  6.  # 6

    Colocado por: novreisIniciei uma discussão " Reparação telhado - quanto seria um orçamento razoável" mas sem sucesso.... para já! Mas com esta referência à LSF e com uma uma frase sua que transcrevo:

    Compreenda que não posso estar a tempo inteiro no fórum ou a responder a tudo. Antigamente ainda acompanhava alguns tópicos, agora vou respondendo na medida das possibilidades

    Colocado por: j. filipe
    se a estrutura for em madeira ( por causa do artigo que diz respeito mera comunicação prévia sobre reparações ) 1) aqueles materiais que propõe são válidos? 2) o preço pressupõe que haverá uma LSF a suportar o telhado?

    Indique-me a discussão para eu me reposicionar.


    Colocado por: j. filipeEu em principio estava inclinado a manter o vigamento em madeira, mas as substituições, impregnações e telhas a substituir seriam tantas,que provavelmente após pesar custo/efeito irei optar pela estrutura metálica e já agora seguindo as indicações do Paulo visite o sítio construlink e procure em materiais de construção - componentes para telhados e ficará com uma completa ideia do processo. Só me falta saber preços para comparar, quando os obtiver colocálos-ei à disposição


    Na maioria dos casos, as reparações de coberturas não podem ser aconselhadas sem uma visita à obra, porque pequenos pormenores invalidam certas soluções e muitas estruturas com mau aspecto, apenas têm mau aspecto

    Os últimos preços a que tive acesso, andavam no 80/100€m2 em LSF sem mexer no beirado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novreis
  7.  # 7

    o problema aqui tem a ver fundamentalmente com o licenciamento pela Câmara. Se for uma mera reparação ( mantendo materiais, cumeeira, etc ) basta uma comunicação prévia, caso contrário caímos naquilo que é dramático em Portugal, que é esperar uma eternidade pelo licenciamento, e eu não tenho esse tempo já que chove no meu sótão onde tenho muito "tralha"! De qq modo vou estar atento às suas análises.

    Se pesquisarem no forum " Reparação telhado - quanto seria um orçamento razoável" encontram o tema que lancei e uma fotografia que mostra um dos barrotes podres ( na realidade não se vê muito bem ).

    Paulo , peço desculpa mas foi o Pedro Barradas que escreveu a frase que lhe atribuí no tema "20.000 euros por um telhado novo, é caro?". O Paulo também contribuiu para a discussão mas não foi esta.
  8.  # 8

    Colocado por: novreiso problema aqui tem a ver fundamentalmente com o licenciamento pela Câmara. Se for uma mera reparação ( mantendo materiais, cumeeira, etc )

    Calma, eles exigem que tudo fique como está, mas de aspecto e volumetria

    Se você quiser colocar lsf, está livre de o fazer, não pode é subir a cobertura ou alterar o desenho
  9.  # 9

    Paulo,ok
    duas perguntas ainda para os dois.
    A LSF aceita aqueles materiais ( subtelha, onduline, isolamento termico e forra em gesso cartonado )?
    O valor ( 80/100€m2 ) é só a estrutura ou é o telhado completo?
  10.  # 10

  11.  # 11

    ( painéis sandwich )
    São caros e não se aplicam aqui, são bons para estruturas com asnas
    Pode forrar a parte superior com OSB + xps + subtelha + telha e a face inferior com a de rocha/vidro + tecto falso
    Paulo Correia
  12.  # 12

    Há alguma hipótese da minha actual estrutura em madeira ser uma estrutura com asnas?

    Vou pedir a alguém que tire o pladur da zona mais afectada para poder tirar uma fotografia. Só não sei se consigo fazê-lo antes da próxima terça-feira!
      final32.JPG
  13.  # 13

    esqueci-me de colocar aqui a abertura da minha sessão pelo que o faço agora
    Bom Dia,

    Preciso de reparar o telhado ( tenha pelo menos uma viga podre à vista e chove dentro do sótão) e endireitá-lo ( as obras anteriores foram mal feitas ) pelo que vou aproveitar para o substituir todo, mantendo os materiais em madeira ( os actuais são os chamados barrotes ). O accesso ao sótão é feito por umas escadas com dimensões boas para quem vai lá trabalhar.

    Para além disso preciso de um isolamento que deverá ser um pouco superior ao actual ( que só tem lã de vidro e pladur ). Paineis Sandwichs de Madeira? Subtelha? Em anexo os desenhos que fiz ( estarão certos? ) + 2 fotografias.

    Não quero gastar muito dinheiro pois não sei se vou ficar muito tempo nesta casa. Pergunto-vos o que é razoãvel em termos de orçamento pois o que tenho parece alto para a minha mulher?
    Obrigado
  14.  # 14

    ( desculpem se digo disparates mas a minha formação é em economia )
    Pelo meu desenho poderão ver que tenho uma "Água" para a frente e 3 para trás. Uma destas três ( a zona indicada pela seta ) terá de assentar numa pequena parede de alvenaria ( 70 a 100 cm ) de forma a que não haja uma inclinação tão grande desta "água". Pergunto: a LSF tem flexibilidade para esta situação?

    A minha casa é geminada pelo que pergunto se basta colocar uma "trave" por cima desta parede de alvenaria a "entrar" na parede do meu vizinho ( a outra extremidade será mais complicada pois fica a meio do meu sótão ) ou terei de ter um "lintel" ( ouvi isto pela primeira vez num comentário do Pedro ) para garantir que a LSF fica bem assente?

    Qual é a estrutura mais leve? A LSF ou a que tenho actualmente ( barrotes)?
  15.  # 15

    Qual a idade (ano de construcao aprox.) do edificio?
  16.  # 16

    a casa será de 1953 mas o telhado terá sido objecto de obras pelo anterior proprietário há 20 anos? ( estou na minha casa de praia pelo que agora não posso ver o projecto aprovado nessa altura ).
  17.  # 17

    entao nao deve prevcisar de colocar lintel.. ja deve ter.
    Pelas fotos, duvido que tenha asnas, so deve ter as pernas.
  18.  # 18

    mais duas fotografias para ver se ajuda!
      p3.jpg
  19.  # 19

    Da para fazer com sistema TECTUM (habitavel), leva um reforço no topo das pernas, depois e so forrar com gesso cartonado.(deixa de ter a cumeeira em "bico" pelo interior)
    Os vaos sao pequenos nao tem qq problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: novreis
  20.  # 20

    e mais uma!
      p4.jpg
 
0.0179 seg. NEW